Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 7 de maio de 2009

ONDE ESTÁ JESUS? - UMA REFLEXÃO EM LUCAS 2.41-52

Crédito: Victoria Peckham / Flickr


Todos os anos, com a chegada da primavera, as famílias judias começavam a preparar uma alegre viagem.


Logo iriam todos a Jerusalém para celebrar a festa da Páscoa, que lembrava o tempo em que Deus livrara o seu povo do cativeiro do Egito, muitos anos atrás.

Quem vinha de muito longe gostava das refeições e das dormidas ao ar livre. Aos poucos, encontravam-se com com os peregrinos das outras cidades e, juntos, formavam uma grande multidão a caminho do Templo pelas ruas estreitas.

Quando Jesus tinha doze anos, Ele foi com seus pais a Jerusalém para participar das comemorações. Ao final de uma semana de festas e solenidades, as mães tomaram o caminho de volta casa com seus filhos e seriam mais tarde alcançados pelos pais. Só à noite é que Maria e José se encontraram novamente.

- Onde está Jesus? - perguntou José.

Maria estremeceu. Ela pensava que estivesse com os homens pois, aos doze anos, já passara da idade de ir com os menores, como era o costume.

Perguntaram a todos que estiveram na festa, mas ninguém sabia informar. Retornaram correndo a Jerusalém e passaram a procurá-lo em todos os lugares, mas inutilmente.

A preocupação de José e Maria era imensa, pois há três dias o procuravam. O único lugar aonde não tinham ido era o Templo. Foi com alegria e alívio que encontraram Jesus, sentado entre os doutores em religião, a debater com eles questões de grande importância e demonstrando enorme sabedoria. E ver a admiração de todos os que o rodeavam.

Maria, ainda não totalmente refeita da aflição, perguntou-lhe:

- Meu filho, por que nos fizeste isso? Teu pai e eu estávamos preocupados.

Jesus explicou então que não havia motivo para preocupação, pois durante todo aquele tempo Ele tinha estado na casa de Deus, seu Pai.

Maria e José nada disseram, pois sabiam que aquele não era um menino como os outros. Então os três iniciaram a viagem de volta a Nazaré. E Jesus crescia não só em estatura, mas em graça e sabedoria, diante de Deus e dos homens. ( * )

Reflita com este blog:

Alguns perdem Jesus quando são magoados por alguém, e ao invés de liberar perdão, deixam uma raiz de amargura plantada dentro do coração.

Outros, perdem a Jesus quando encontram uma pessoa que lhe pede um prato de comida, e tendo o que dar para comer, apenas lhe dizem: "Deus te abençoe, vá na paz do Senhor".

Muitos perdem a Jesus quando o trocam pela religiosidade, fazendo dos dogmas e liturgias uma bíblia e das idéias humanas um deus.

Onde está Jesus? Entre as multidões de ofensas não perdoadas, refeições negadas, ou emulações, pelejas e dissensões?

Jesus está no ato do perdão, no ato da liberalidade e na busca da paz com todos.

E.A.G.

* - A Bíblia para crianças em 365 histórias - autora: Mary Batchelor; tradutora Marlina C.Leão (Editora Scipione).

Nenhum comentário: