Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O PAVIO (CURTO) DE JESUS

Em Lucas 19.45-48 lemos o relato daquele momento em que Jesus expulsou de dentro do Templo homens que faziam troca das moedas correntes, o dinheiro judaico pelo romano, e vice - versa. Jesus pegou em chicote, e mesmo assim sempre foi manso e humilde.
.
Parece um paradoxo, mas não é. A mansidão não é sinônimo de ser bobo, ou fechar os olhos e deixar o pecado prevalecer ao nosso derredor. Sim, o crente manso pode ter seus momentos de pavio curto...
.
Pedro, um dos apóstolos tinha pavio curto, mas não devemos imitá-lo nessa questão. Quando Jesus foi traído com o beijo de Judas e os guardas romanos prenderam a Cristo, Pedro lançou mão da espada e arrancou a orelha de Malco, um dos homens que acompanhavam os soldados. Então, Jesus pegou a orelha decepada e fez um milagre restituindo ela ao dono. A lição aqui é a seguinte: pague o mal com o bem (João 18.10)..
Naquelas horas que você se enervar, pense nas Escrituras:
.Salmo 145.8: Deus se ira, mas é tardio em irar-se.
.
Colossenses 3.12: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade”. Essa longanimidade é o comprimento do pavio.

Provérbios 14.17. Quem se irrita e tem o hábito de se entregar à irritação comete muitas loucuras.
.Gálatas 5.16-23: Domínio próprio ou temperança. Esta característica do fruto do Espírito é o extremo oposto dos atos impulsivos.
.
Efésios 4.26: Ire-se, mas, atenção, não peque!
.
Colossenses 3.8-11: Jamais faça uso da mentira, do palavreado torpe e chulo. Deus não dá licença para você pecar quando está com a "cabeça quente".
.
1ª Corintios 13.11: O cristão passa por um processo de crescimento. A fase em que ele não possui controle próprio é denominada de infantil.
.E.A.G.
.
Ilustrações: Photobucket /1ª - Virginia Henriques; 2ª - Cannibal

Veja mais sobre o assunto: Crentes irados!

9 comentários:

Unknown disse...

Como sempre um otimo blog.

pague o mal com o bem,eu faço isso.
não faz sentido pagar o mal com mal,só traz mal,então é melhor você acabar com o ciclo de dor enquanto ele esta no começo.

Sapão - André Luís Oliveira disse...

Muito bom Eliseu

ajudou a entender alguns momentos que eu mesmo passei com visão bíblica

Abraços

Rafael Serafim disse...

Temos que fazer disitinção da "raiva" que jesus sentiu naquele momento. A ira ali era contra o pecado que era praticado dentro do templo, a toda uma interpretação teológica sobre isso, não podemos associar os nossos momentos de ira com o aquele que Jesus sentiu naquele momento.
Mas achei ótimo o post, parabéns.

Servo de Jesus Cristo o Rei dos Reis disse...

Olá EAG ^^! A PAz do Senhor seja contigo meu irmão! Antes de tudo queria agradecê-lo pela visita ao OJC e pelo seu comentário e dica que foi de extremo valor (conto com a sua visita novamente). Sobre o post, realmente tem um tema bastante pertinente... a falta de paciência é algo que bate À nossa porta todos os dias. Li com a Bíblia na mão e gostei bastante desses versículos que gostaria de transcrever:

Colossenses 3
11 Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.
12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Conto com a honra de mais uma visita sua! SDJCRR. www.ojovemcristão.com

Eliseu Antonio Gomes disse...

Arlindo

As suas palavras são sábias, referentes à ira.

Obrigado pelo elogio e por honrar o blog com a sua presença virtual.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

André

Fico contente em saber que o blog ajudou você al ler as postagens. A minha oração é para que isso aconteça sempre.

Obrigado por ter passado por aqui. Volte mais vezes.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Rafael

Acredito que a ira de Jesus Cristo deve ser um modelo para todos nós. Ele fez o devia ser feito, porque os negociantes não ouviriam as suas palavras, e a situação precisa ser mudada imediatamente.

A interpretação teológica para a passagem abordada no artigo, sobre Jesus no templo abordando os cambiadores, é a seguinte: Quando estamos em uma situação-limite, não é ora de dobrar os joelhos e orar, é momento de ação. Agir com contundência, mas sem pecar.

Obrigado pela visita!

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Kaio(O Jovem Cristão / Servo de Jesus Cristo Rei dos reis).

Obrigado pela visita e pela reflexão bíblica que acrescentou ao tema.

É sempre bom ajudar. Gosto de compartilhar conhecimentos. Dar e receber! Aprendi bastante com diversos blogueiros, também.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Não publico ofensas contra ninguém neste blog. Normalmente, elas sugem em anonimato, que também não costumo publicar.

Saindo fora deste costume, deixo aqui uma postagem anônima enviada para este artigo. A transcrição está compilada porque o internauta fazendo uso da "cortina da coragem" (anonimato), usou palavras ofensivas contra um líder cristão. Ou seja, ele se irou e pecou!

__________

O anônimo escreveu o seguinte:

"Jesus não se irou naquele momento e sim se indignou com a prática comercial em lugar sagrado. Vale ressaltar a diferença entre ira e indignação, revolta ou protesto. Jesus Cristo jamais demonstraria sentimento tão abjeto quanto a ira ou a cólera, como se quiser chamar. Sabe por que? São nos momentos de cólera que cometemos nossos mais graves erros pois a ira é uma porta de entrada para o mal tomar uma criatura e Cristo jamais abriu essa porta. Estudos do cerebro e do coportamento humano apontam que nesses momentos o indivíduo perde a razão e entra num estado emocional tão instável que pode cometer rimes sem se aperceber. Traduzindo: dar lugar ao inimigo de nossas almas para que ele atue através de nós. Essas considerações acerca da ira ou do "piti" de jesus (sic) naquele momento beiram o superficial, uma vez que o relato biblico escrito não é capaz de transportar ninguém para aquele exato momento da História e ter um panorama de como foi a verdadeira reação de Cristo. Acredito que mesmo derrubando barracas, ou dando chicotadas em alguém Ele deu exemplo de mansidão. Agora querer dizer que um crente manso é sinônimo de trouxa, aí entramos em um campo perigoso. O tal "sou crente, mas não pise no meu calo" nem de longe pode dizer que é convertido, crente sim, pois crente até o diabo é. (TRECHO EXTRAÍDO POR OFENSA DO AUTOR) A maneira agressiva de pregar, os modos e gestos de se expressar nem de longe podem ser considerados como semelhantes ao de Jesus. Lembrem-se pregar o evangelho não significa enfiar goela abaixo a fé, não é por força nem por violência".

_________

Minha resposta:

Em Deus não há e nunca houve pecado. E existem diversos relatos de que Ele se irou.

Paulo escreveu aos crentes: ire-se, mas não peque.

O crente amadurecido é capaz de dominar seus sentimentos. Ele domina a raiva e jamais é dominado por ela. Quem tem domínio-próprio controla-se até em momentos de grande ira.

Abraço.