Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O ÓTIMO HÁBITO DA LEITURA DA BÍBLIA SAGRADA



Quem tem o desejo de conhecer e manter um relacionamento permanente com Deus, quer levar uma vida cristã com fidelidade e estar seguro sobre quais são os passos que o Senhor requer dele, tem a sua disposição a Bíblia Sagrada para atingir tal objetivo. Ela é um dos maiores privilégios concedidos para nós.
.
Deus se revela mediante a sua Palavra. Ela nos ensina a viver. “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” - Mateus 4.4.
..
É na Bíblia que encontramos o pão divino. À medida que lemos, com a ajuda do Espírito Santo, e nos dispomos a aplicar as verdades que Deus revela, conhecemos nova estabilidade espiritual, força e confiança. Então, podemos falar igual o profeta escreveu: “Achando as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e a alegria do meu coração” - Jeremias 15.16..
.
Ler é uma atividade básica do aprendizado. Se desejamos conhecer a Deus, precisamos formar em nós o hábito de ler as Escrituras Sagradas. .
.
Estar em contato pessoal com Deus pelo hábito da leitura diária, nos desprende da complexidade da análise de textos e versículos, facilita-nos a entender o sentido geral da passagem e o propósito do autor. A leitura nos dá discernimento espiritual, nos livra do perigo de indução ao erro, porque capacita-nos a perceber desvios de pregações que tomam versículos fora de contexto. Lendo a Bíblia Sagrada regularmente, conseguimos enxergar a atitude de pregadores que enfatizam coisas pouco importantes em detrimento de verdades mais importantes, dizendo coisas que a Bíblia Sagrada não diz.
..
Quem tem fome e sede da Palavra de Deus precisa ter a consciência de que é necessário mais do que o ingresso em um seminário. Não há erro em ser um seminarista, o equívoco é apenas ser um, desprezando a leitura regular e devocional das Escrituras..
.
Se contentar em conhecer a Palavra apenas através da explanação dela por terceiros é o mesmo que pensar estar alimentado através do almoço digerido por outra pessoa. Para verdadeiramente comer a Palavra, ter o contato direto com Deus, é necessário interação com os textos bíblicos pela leitura bíblica acompanhada de oração. Assim, permitimos que o Espírito grave as verdades lidas em nosso coração. Quem se dispõe a isso, não se contentando com alimento espiritual de segunda mão, medita na Palavra regularmente e passa a entender o que Deus fala.
..
Quando lemos, precisamos ter em mente que, em regra geral, a linguagem das Escrituras não é filosófica e nem científica. Ela é popular, por vezes poética ou analítica. Está repleta de afirmativas concretas, abordando fatos da existência e experiência do ser humano. E disso, todo leitor reverente se vê atraído e edificado gradativamente, à medida que se aprofunda na sua leitura.
..
“Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido” - Josué 1.8..
.
E.A.G.

2 comentários:

Cristiano Nascimento disse...

Prezado Eliseu

É sempre bom ir direto à fonte da sabedoria que é a Palavra de Deus. Infelizmente as pessoas preferem adquirir informações já processadas que são os livros inspirativos ou livros devocionais.
Estou acompanhando o alvoroço em torno da vinda do Max Lucado ao Brasil. Respeito o trabalho dele como escritor, mas fico pensando: se os cristãos resolvessem ler a Bíblia devocionalmente, todos os diariamente, por acaso eles não descobririam as mesmas coisas que o Max Lucado? Há cristãos que lêem inúmeros livros devocionais por ano enquanto a Bíblia permanece empoeirada na estante.

Os evangélicos no Brasil estão sofrendo do chamado "analfabetismo bíblico"; por isso não têm o discernimento necessário para detectar os modismos e teologias antibíblicas que assolam as nossas igrejas.

Um grande abraço


Cristiano Santana
http://cristisantana.blogspot.com

Eliseu Antonio Gomes disse...

Cristiano

Talvez você não tenha presenciado uma reunião onde o pastor perguntou quantos dos presentes já leram a Bíblia Sagrada do Gênesis ao último capítulo do Apocalípse. O resultado da pergunta quase sempre é assustador!

Abraço.