Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O CRISTÃO E AS SUAS EMOÇÕES

By Hélio Biker

Ponta Grossa - Paraná
.
Deus nos criou com emoções, mas cada um de nós lida com elas de maneiras diferentes. A Bíblia está repleta de personagens emotivos.

O rei Davi era extrovertido e nas horas alegres expressava sua alegria dançando, e quando em momentos ruins, se lamentava chorando (2ª Samuel 6.14; 12.15-25).


Jesus Cristo não escondeu seus sentimentos. Quando ouviu a notícia da morte de João Batista, seu primo, parou sua caminhada evangelística, quis ficar só (Mateus 14.1-13). Em outro momento, ao olhar para as multidões carentes, via-as como ovelhas sem pastor, se sentia entristecido (Mateus 14.14). Ao ver que o templo estava sendo usado para comércio, reagiu com raiva (João 2.14-16). E após a morte do seu amigo Lázaro, Jesus verteu lágrimas (João 11.33-35).

Quando nos sentimos invadidos pela preocupação, por causa de um desentimento com alguém, encontramos conselhos de Jesus Cristo, feitos lá no Sermão do Monte para esta situação. Ele disse que precisamos nos reconciliar urgentemente com o recém desafeto, e é necessário fazer isso antes de cultuar a Deus: "Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai-te reconciliar-te primeiro com o teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta" - Mateus 5.24.

Quando o medo aparece, fazendo-nos tremer pensando que não seremeos valorizados como devemos ser, temos as palavras de Jesus Cristo em Mateus 10.30-31: "E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois".

Se por acaso o tédio chegar, fazendo pensar se vale mesmo a pena tentar ler e compreender a leitura bíblica, então, precisamos parar de ler e orar e em seguida descansar a mente meditando em Mateus 13.11: "Porque vos é dado conhecer os mistérios dos céus".

Caso estejamos estressados, cansados de lutar buscando encutir as Escrituras Sagradas na mente de nossos filhos, e parece que o discipulado não alcança resultados positivos, sentimos que tudo é um grande desperdício de talentos, ponderemos na afirmação de Jesus Cristo a respeito das crianças: "Quem recebe uma dessas crianças em meu nome, está me recebendo" - Mateus 18.5.

Tenhamos o fruto do Espírito exercitando-o na característica domínio-próprio. Controlemos as emoções, jamais sejamos escravos delas.


E.A.G.

Consultas: Notas no Evangelho de Mateus: Bíblia Jovem (Editora Vida) e Bíblia de Estudo da Mulher (Editora Atos).

Leia mais neste blog sobre administrar as emoções:

Crentes irados!

Crentes amargurados e o antídoto da amargura

Crentes crianças e crianças crentes

Nenhum comentário: