Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A GLÓRIA, O ORGULHO E A QUEDA DO REI UZIAS (FINAL)

Notas arqueológicas
.
A fé é algo maravilhoso. Por meio dela os crentes em Jesus Cristo não possuem apenas um livro chamado Bíblia Sagrada. Têm, também, experiências sobrenaturais com Deus. Quem crê não vive apenas no campo das retóricas (Deus existe ou não existe?), possui comunhão com o Criador no dia-a-dia. 

Além disso, paralelamente à crença em Deus, ao longo do tempo as diversas histórias bíblicas têm recebido a comprovação da arqueologia, mesmo em face de tantas dificuldades que é escavar em lugares como Israel e Palestina, onde os conflitos de guerra estão sempre presentes dificultando o trabalho. Imagine se os arqueólogos trabalhassem em tempos de paz, com a colaboração plena dos dois países?!
.
Descobertas arqueológicas têm comprovado a prosperidade de Judá sobre o reinado de Uzias. Torres e cisternas têm sido achadas em diversas escavações nas regiões de Qumran, Gileade e Berseba. Um sinete com o nome de Uzias foi achado numa cisterna de Tell Beit Mirsim.

Uma inscrição do rei Tiglate-Pileser III, rei da Assíria (747-727 a.C.) que atacou o reino do Norte e o levou ao cativeiro, Israel, provavelmente o cita quatro vezes: Azarias, Uzias, o judeu.
.
Uma pedra tumular de Uzias foi descoberta no museu Arqueológico Russo do Monte das Oliveiras, pelo Dr E.L. Sukenik, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Possui a seguinte incrição em caracteres aramaicos: "Para aqui vieram os ossos de Uzias , rei de Judá - não abram". Uzias foi sepultado na cidade de Davi, mas ao que parece o túmulo foi esvaziado e os restos mortais do rei foram levados para outro lugar.
.

.
Consulta: Bíblia de Estudo NVI (Editora Vida); A Bíblia Vida Nova (Sociedade Religiosa Edições Vida Nova); Manual Bíblico de Halley (Sociedade Religiosa Edições Vida Nova).
.
[atualizado: 11h30 / 26 de maio de 2009]

9 comentários:

Anônimo disse...

É fácil observar que O caso do rei Azarias foi que ele quis usurpar o sacerdócio, não muito diferente de obreiros que estão nas igrejas: Auxiliar quer ser diácono este quer ser presbítero e se o pastor não tiver cuidado tomará uma rasteira.

Unknown disse...

Bênção aprendi muito com esse Estudo

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, irmão Davi.

Obrigado por publicar seu depoimento sobre o estudo. Este testemunho é recebido como incentivo a continuar escrevendo e compartilhando o conteúdo escrito.

Honras e glórias ao Senhor por tudo!

E.A.G.

Everaldo J silva disse...

Deus abençoe ao irmão por essa publicação abençoada sobre a vida do Rei Uzias, a qual serve de alerta para nós, que o que somos e venhamos a realizar tem que vir de Deus e a glória dada somente a Ele

Eliseu Antonio Gomes disse...

Everaldo.

Pois é, meu irmão. Deus está acima de tudo e de todos, seu poder é indescritível e só por causa desse poder e de sua misericórdia é que existimos. Então, toda glória e gratidão sejam dadas a Ele.

Abraço.

Pr. Magno disse...

Maravilhoso esse estudo .. imagine que até hj eu acreditava que Isaías era primo e estadista do rei Uzias
..meu Deus..aprendi muito hj obrigado

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pastor Magno,

O objetivo deste blog é exatamente isso, compartilhar o conhecimento bíblico, que tivemos a oportunidade de receber por conta do compartilhamento de outros, que também se dispuseram a dividir o que sabiam.

Deus o abençoe cada vez mais.

Volte sempre.

Anônimo disse...

Muito bom .... Deus continue te usando .obrigado por se esforçar em ensinar a palavra .

Eliseu Antonio Gomes disse...

Tarciso.

Ore por nós, a ideia nossa é continuar nesta tarefa. E sem Ele nada podemos fazer.