Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Fido Dido - O que significa este nome?



 Por Eliseu Antônio Gomes

Você já ouviu algum cristão dizer que os crentes devem rejeitar o personagem Fido Dido e todas as marcas relacionadas a ele? Eu já, e logo considerei que a declaração de que Fido Dido era o mesmo que "filho do diabo", e que o dono da marca era uma pessoa satanista, seriam mais uma daquelas ondas de lendas urbanas encontrada em uma parte do meio evangélico . Invenção de fanáticos, pessoas compulsivas em procurar mensagens subliminares em tudo. Então, deixei o assunto de lado até hoje, quando a pergunta voltou à baila e fiz uma pesquisa na Internet.

Descobri que o personagem Fido Dido foi criado por Joanna Ferrone e Sue Rose em um guardanapo de papel num bar de Nova York em uma noite de 1985. Elas usaram apenas 15 linhas para criar a face inconfundível daquele rosto numa forma triangular invertida, com pontos no lugar de olhos e do nariz e cabelos arrepiados no topo da cabeça. Deram-lhe personalidade descontraída. A criação visava atingir os consumidores de histórias em quadrinhos, e demorou para cair na graça de todo o mundo. Começou a fazer sucesso apenas nos anos 90.

A filosofia de Fido Dido inspirou o "credo de Fido", um manifesto composto por 37 palavras contendo princípios orientadores, que contém a essência do personagem: Fido é pró fido; Fido não é contra ninguém; Fido é juventude; Fido não tem idade. Fido vê tudo; Fido não julga nada; Fido é inocente; Fido é poderoso; Fido vem do passado; Fido é futuro.

Em minha pesquisa, ainda constatei que tanto Fido quanto Dido são nomes próprios. Dido tem origem no latim, significa fiel. Já o nome Dido pertenceu a uma rainha de Cartago, que ficou conhecida por ser muito alegre, brincalhona e guerreira.

Fido é o sobrenome de uma personagem da série Harry Porter. Também existe uma cantora secular britânica que se identifica como Dido, inspirada na rainha de Cartago.

Cartago foi uma cidade poderosa entre os séculos V e III a.C., destruída em 146 a.C., situava-se na costa da Africa do Norte, na península onde hoje está a cidade de Tunis. Nela, adorava-se Baal Hammon, deus fenício, identificado pelos gregos como Cronos e pelos romanos como Saturno. Baal significa "senhor", entretanto, o significado de Hammon é incerto, sendo possível sua origem no Amón (ou Ammón – o oculto), símbolo do poder criador e "Pai de todos os ventos", na mitologia egípcia. Em seu nome se faziam sacrifícios humanos, "Moloc", como oferenda religiosa. Durante algum tempo associou-se controvérsia a este respeito: os restos humanos encontrados no tofet de Cartago haviam sido atribuídos a restos procedentes de crianças mortas por causas naturais ou a produtos de abortos humanos, ainda que a abundância de restos, a idade da morte das crianças, assim como a presença de restos animais que se supõe eram sacrificados em substituição de algumas crianças, provavelmente filhos de famílias poderosas, praticamente descarta a primeira idéia.

Fido Dido foi marca licenciada para servir de garoto-propaganda da Pepsico, refrigerante 7UP, mas logo foi substituído. Hoje, se transformou na marca de jeans, grife voltada aos consumidores jovens, feminino e masculino.

Fido Dido demonstra alegria e ao mesmo tempo parece desengonçado, não tem o biotipo de galã, não é bonito, não lembra o herói dos filmes de cinema. Tem cabelos arrepiados, não tem força física, mas ao mesmo tempo seu pulsar é forte, passa alegria de viver e sabe celebrar a liberdade. A garotada se identifica. Vê nele um ideal, um elo à questão existencial em que vive, pois a juventude procura autoafirmação enquanto cresce cheia de anseios, com mudanças no corpo e espinha no rosto.

Talvez seja por este perfil que Fido Dido seja um personagem tão querido. Ele cumpre bem o papel de companheiro do jovem complexado, mostra que há dignidade nas faixas etárias infanto-juvenil e adolescente.

A caminhada da felicidade
A importância de se fazer leituras devocionais e sistemáticas da Bíblia Sagrada
Credulidade mística
Definição de beleza: meninas branca e negra
Dica importante aos namorados
O que será de você após a morte?
O retrato do pequeno cidadão brasileiro

E.A.G.

Artigo liberado para cópias se indicado nome de autor e fonte de coleta. Isto é, Eliseu Antonio Gomes, blog Belverede (https//belverede.blogspot.com.br).

Consultas:
Forum Et Petits Annonces
Absolute Astronomy
Wikipedia (versão inglês)
Portal de Curiosidades.

66 comentários:

Anônimo disse...

ola amigo, ELIZEU GOMES,gostei de sua pesquiza sobre, FIDO DIDO.parabens por sua dedicão em nos esclarecer,mais um boato evangelico,pois neste exato momento acabo de ser interpelado sobre essa grife. Foi mui esclarecedor a sua pesquiza.Que o ESPIRITO SANTO DE DEUS continui usando vc com sabedoria e inteligencia. Um abraço. Pr. amarildo ferreira.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pastor Amarildo

Obrigado por sua visita. O intuíto que eu tenho ao blogar é colaborar. ser parte ativa que pela graça de Deus faz o Reino de Deus crescer.

Depoimentos como o seu muito me algregam, pois tomo conhecimento de que os temas que eu abordo vão de encontro com as necessidades.

Abraço.

Jesus Amormeas disse...

obrigado elizeu gomes por sua inteligência esclarecedora. realmente surjem muitos boatos, por meio dos quais acabamos sendo levados por eles. agora elizeu vc só precisa ter noção de português. vc falou ao pr.antônio que os "temas que vc aborda vão de encontro as necessidades". o certo seria "ao encntro de", e não de encontro as necessidades". certo?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Ageu

Obrigado por sua visita e observação, são pertinentes.

Respondendo a você, digo-lhe que de maneira alguma eu desejo me comunicar com erudição. Falo e escrevo assim, informalmente.

A minha idéia ao escrever "vão de encontro as necessidades", era exatamente o que desejava dizer ao pastor. Meus artigos são criados para impactar e colidir com erros e desses impactos gerar novas formas de pensar e ver a realidade. Faço confrontos apologéticos.

"Ir ao encontro" é apenas acompanhar... Não é possível fazer defesa da fé com meros acompanhamentos de fatos.

Entendido?

Abraço.

Emerson disse...

Bom dia.

Bom, aconselho quando for feita uma pesquisa, deixar os links das fontes para consulta dos visitantes.

Fui atrás de pesquisas também. Mas, só afirmações em base alguma.

Alguns dizem que fido vem do latim = fiel, e outros que fido dido vem de um dialeto francês antigo. Que dialeto é esse? Onde se pode comprovar isso?

Sobre a criadora Joanna Ferrone ser satanista, de onde foi tirado isso?

Falta mais base concreta para afirmações tão sérias como essas.

Só o que achei estranho na criação do nome do personagem segundo a autora, é que o nome surgiu de repente na mente dela.

pax

Eliseu Antonio Gomes disse...

Emerson

Eu não afirmei nada. Tirei como base de referência para começar a perquisa o que tenho ouvido dizer sobre Fido Dido e as criadoras.

O mergulho maior que eu dei foi o site Wikipédia em inglês, usei diversas páginas.

Também usei outros sites em inglês e francês. Como existe uma repetição da mesma informação, sem saber quem trouxe-a primeiro, optei por não relacionar todos aqui.

Abraço.

lilian disse...

A essa hora da noite e eu pesquisando sobre fido dido,meu marido nem quer usar mais o casaco que dei pra ele, por cauasa de uma conheicida e evangélica dizendo que fido dido,significava filho do diabo,bem graças a deus achei esse site maravilhoso,e descobri que nada daquilo era verdade,agora ele até pode usar sem temer,abrçs.

Joselito disse...

Caro Ageu de Jesus Serra,

Antes de reparar sintaxe e morfologia do português alheio, atenta-te ao teu.

Surgem se escreve com "g"! Preze pelo emprego das letras maiúsculas quando obrigatório, tenho certeza que você é capaz.

Suas construções estão repletas de erros, tanto de pontuação quanto de sintaxe. Se fosse uma redação, levaria nota negativa!

Vamos olhar para o próprio umbigo antes de apontar os erros dos irmãos, ainda mais com esse tom "precisa ter noção de português". Você escreve como uma criança que nem completou o ensino fundamental.

Você foi muito infeliz na sua consideração. Parabéns pela sua humildade, Eliseu, esse não merecia nem resposta.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Lilian

Obrigado por sua visita. E, obrigado por me permitir saber que o artigo foi elucidativo em seu lar.

Acho importante ter em mente o seguinte: nem tudo que é extrabíblico é antibíblico.

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" - Filipenses 4.8.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Magnon

Li você e lembrei de uma visão... Não, não é da esfera espiritual. Mas existe uma boa filosofia nela.

Mostra-se um copo com água até pela metade. Aí pergunta-se o que é visto e pede-se que seja feita uma descrição da visualização.

Uns dizem: vejo um copo meio cheio, outros, dizem, vejo um copo meio vazio.

Sempre temos mais de uma perspectiva sobre tudo. Algumas pessoas são otimistas e outras pessimistas.

As otimistas não são menos realistas, elas sabem ver o lado bom em tudo. Os pessimistas até podem ser realistas, mas têm dificuldades maiores do que todos para encontrar saídas viáveis aos problemas e perdem muitas oportunidades boas na vida.

Tomo cuidado para que meu raciocínio lógico não fique preso ao condicionamento que me faça enxergar só o lado negativo em tudo.

Obrigado por visitar este blog e tomar partido em meu favor, amigo.

Deus te abençoe.

Unknown disse...

Não é só os cristãos que dizem que o fido dido é "filho do Diabo " !
Outras religiões tbm ...dizem..
mas foi muito bacana saber o verdadeiro significado de fido dido!

Fathynha Reis *_*

Eliseu Antonio Gomes disse...

Fátima

Obrigado pela visita e informação.

Abraço fraternal.

Priscilla disse...

Eu concordo com as sua esplicação sobre a frase Fido Dido. Mas nem sempre o que parece , é;
EX;Para nós umanos,um despacho com galinha dentro de um prato numa encruzilhada, é somente uma galinha dentro de um prato. Mas o mundo espiritual é diferente. Aquilo no mundo espitual quer dizer muita coisa. Ou seja; Fido Dido, pode não ter significado para nós humanos, mas se no mundo espiritual quer dizer algo de ruim, prefiro não usar. Se te derem um prato de comida , disserem que ele foi entregue a uma entidade, vc comeria? Porq a primeira vista , é somente um prato de comida.

Priscilla disse...

Eliseu, vc é um rapaz muito inteligente. Deus te deu essa inteligencia para ser usada de forma sábia. satanás tem tentado te destrair , fazendo vc se preocupar com bobeiras , que não vão salvar a vida de ninguém. Se deixe ser usado da forma que Deus quer te usar. Falando sobre a verdadeira verdade, que é a palavra dele. Não ha mais tempo para andarmos destraídos. Jesus está voutando e almas estão ficando... Vamos fazer aquilo que Deus verdadeiramente nos mandou fazer. Que é, pregar o evangélio , e ganhar almas para o Reino de Deus. Fica com Deus!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezada Priscilla.

Primeiramente, agradeço por sua vinda ao meu blog, pelos elogio, conselho e parecer.

Vou respondê-la com a Bíblia Sagrada. Romanos 14:

“Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura.
Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu.
Não seja, pois, vituperado o vosso bem.
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.
Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.
Não destruas a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo.
É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar {ou se ofender ou se enfraquecer}.
A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado”
.
Poderemos trocar “comida” por Fido Dido e o verbo comer por vestir a grife. Siga a sua caminhada cristã de acordo com a sua fé. Recomendo que leia a carta aos Romanos, todo o capítulo 14 e o 15, até o versículo até o versículo 13.
Obrigado por participar deste debate.
Abraço.

Priscilla disse...

Eliseu
A palavra de Deus diz: "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" diz também; não comerás nada oferecido a ídolos"
Se vc acha lícito sair por ai comendo e usando coisas oferecido a demônios, quem sou eu para te dizer que não.
fi com Deus.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Priscilla

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, MAS EU NÃO ME DEIXAREI DOMINAR POR NENHUMA" - 1ª Coríntios 6.12.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, MAS NEM TODAS AS COISAS EDIFICAM" - 1ª Coríntios 10.23.


O texto da carta de Paulo aos crentes Romanos, capítulo 14, é muito profundo. E também é importante a referência, sobre as coisas licítas, que trouxe-nos.

Pontuei as duas passagens bíblicas , digitando em maiúsculas o que pretendo comentar. Nos dois versículos, podemos notar que o apóstolo Paulo observa que é importante não se deixar prender às coisas lícitas e entre elas priorizar apenas o que for lícito e ao mesmo tempo edificante.

É isso o que eu faço, que todos nós devemos fazer. O meu viver é assim, procuro o que me edifica e que também possa edificar o próximo.

No caso das carnes sacrificadas e da grife Fido Dido, penso que não deve ser uma prioridade para nenhum cristão, apesar de entender que nestes casos há o fator da decisão individual aliado às questões da consciência e da fé (Romanos 14.22-23).

Priscilla, suas participações têm enriquecido este artigo. Obrigado!

Abraço.

PRISCILLA disse...

1 coríntos 4:4 (porque embora, em nada me sinta culpado, nem por isso sou justificado; pois quem me julga é o senhor) Apalavra de Deus diz assim tbm "Não confie o sábio na sua própria sabedoria" Muitos cristãos tem levado ao pé da letra, (ROMANOS 14: 22-23). Deus diz que esses não entraram no reino e nem deixarar ninguém entrar. Porcausa do seu mau testemunho. E naquele dia , dirá; SENHOR! SENHOR! e Ele dirá ; Apar-te de mim, pois eu não vos comheço.
rsrsrsrs!!!
De FIDO DIDO, ja estamos em outro assunto.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Priscilla

Daqui para frente, com esta lista de versículos, teríamos que entrar na questão da hermenêutica, falar sobre a constextualização de versículos bíblicos. Sairíamos do tema,Fido Dido.

Abraço.

jovens do MuNdO... disse...

Flrm pra minha mãêe qi blusa da FID DIDO qii ela comprou era do demõ'AFFZ
fui pesquisar,pq agr td é a fvr dele náh,hello-kit,olodum(etc...
e acheii essa pesquisa velhõo nd hvr,filho do diabo cm juventude fielsgnificado limdo o verdadeiro,parabéns pela pesquisa beegs&qeejos

Garibaldi.'. disse...

Isso para mim é uma besteira,esses pastores querem é fazer uma lavagem cerebral nesses pobres coitados para tirar dinheiro dos mesmos,e ainda usam o nome de Deus para isso.
Que vergonha!!!!!!!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Garibaldi.

Sua opinião é respeitada por mim, e igualmente respeito a fé das pessoas que pensam diferente de você.

Preciso esclarecer que considero sua opinião ("lavagem cerebral" / "pobres coitados") preconceituosa sobre a cristandade.

Abraço.

Anônimo disse...

é sempre bom ajudar os irmãos neste sentido fico triste por ver pessoas se quer nem conhecem o Evangelho de Cristo quer da informação como se conhecesse e muita ignorância, parabéns Elizeu é como diz em Oseias cap 4 1-2 1 Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel; pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.
2 Só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar; há violências e homicídios sobre homicídios.
é isso ai seja um Atalaia.

Juciney disse...

Oi Eliseu...
Paz!!
Sou Evangélico, Diácono da Assembléia de Deus Ministério de Madureira, Campo de Gurupi - TO.
Sou representante aqui em Tocantins da CATIVA TÊXTIL, empresa que fabrica camisetas, blusas, jaquetas etc... da marca FIDO DIDO, aqui no Brasil. (www.cativa.com.br)
Bem, digo a todos que se ainda há alguma resistência à marca seria por causa da pronúncia, ou seja, quem lê "FIDO" e diz "FIDO" está pronunciando errado, mas, quem pronuncia "FÁIDO" está correto. E, "DIDO" se fala "DIDO", mesmo, como está escrito. Sou Cristão e posso afirmar que não tem nada a ver com mensagem subliminar, nem tampouco, significa "Filho do Diabo".
Todas as peças vendidas vem com o significado da marca impresso claramente nas embalagens, o que facilita na percepção e entendimento do que ainda se comenta sobre a marca de renome FIDO DIDO.
Como representante dos produtos FIDO DIDO, cuido para que os vendedores balconistas das lojas também pronunciem corretamente, para que os consumidores possam adquirir sem medo os produtos FIDO DIDO, que seguem um alto padrão de qualidade não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo.

Grande abraço a todos!

Paz!!

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Elizeu Gomes,

Parabéns pela sua pesquisa e muito obrigado por nos ajudar com tais informações.

Isso demonstra o seu interesse por informações fidedignas e sua disposição em pagar o preço, investindo seu precioso tempo nessas pesquisas.
Deus te abençoe!
Saúde & Paz!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pr. Carlos

Obrigado por este parecer. Gosto bastante de ssuas opiniões, mesmo que porventura seja posição não favorável. Eu o respeito muito.

Abraço.

Anônimo disse...

FIDO DIDO= filho do diabo. blz!
se um nordestino, por exemplo, um Paraibano, criar uma marca de qualquer coisa que se chame, "Fi da Peste". Ele seria um satanista e sua marca uma mensagem sublinear para tomar as mentes das pessoas? creio que não! "fi (filho) da peste" é uma expressão comum em grande parte do nordeste. Devemos analisar melhor os costumes da região de onde se originou a expressão Fido Dido e depois afirmar se a coisa é do "cão" ou não.
Abrç a todos.

Anônimo disse...

alguns evangelicos me falaram que fido dido siguifica filho do diabo pois eu estava usando uma camisa da fido dido entao eu fiquei com algumas duvidas mas resolvi pesquisar e teve certeza do siguinificado fido dido.que Deus te abençoe.

Fabiano disse...

a paz do Senhor,eu tenho uma blusa da fido dido e ja tava pensando em jogar ela fora ou mandar p/ uma costureira p/ retirar o nome + depois de visitar seu blogger fiquei mais tranquilo deus te abençoe

Anônimo disse...

BOM DIA, AMIGO ESTOU ELABORANDO A MARCA DA MINHA EMPRESA E COINCIDENTEMENTE TEREI ALGO RELACIONADO COM A IMPRESSÃO DO OLHO DE HORUS, BUSQUEI INFORMAÇÕES NA NET E VI QUE DIZEM COISAS BOAS E INTERESSANTE TOTALMENTE CONTRARIA DA VISÃO CRISTÃ EVANGELICA, POR GENTILEZA ESCLAREÇA-ME ESSA QUESTÃO, O OLHO DE HORUS É SATANICO, OU É APENAS O QUE SE DIZ NAS FONTES?? GRATO AGUARDO.. SJDJ06@HOTMAIL.COM

Eliseu Antonio Gomes disse...

Amigo anônimo.

Os cristãos evangélicos, em sua grande maioria, não consideram seriamente as informações que você encontrou na Internet sobre Horus.

Se perguntasse a minha opinião, responderia que são apenas superstições.

Abraço.

marco disse...

sobre FIDO DIDO - Jesus entrou em Jerusalem mondado em um animal,e naquela época havia garuagens.O que importa é a intenção das coisas que usamos,fizemos ou falamos.que Deus lhe abençoe.

Jabesmar Aguiar Guimarães disse...

Gostei do artigo, pois fico espantando com a criatividade de algumas pessoas que ficam procurando cabelo em ovo.
O interessante é que sempre dizem que uma palavra está em uma língua e a outra em outra língua totalmente diferente.
Lembram da Helo Kit? Diziam que "Helo" é Olá em Inglês e que "Kit" seria diabo em outra lingua (acho que javanês). Então, supostamente, quem tem uma boniqueinha estaria dando um cumprimento ao diabo.
É muita falta do que fazer!!

Nadia disse...

Caro Eliseu,
Respeito sua opinião, mas gostaria de expressar a minha para que alguns leitores tenham um paralelo de suas informações: interessante sua pesquisa, mostra claramente um personagem de versão contrária a da bíblia, que diz: "quem não é por mim é contra mim", um imitador barato do Único Deus verdadeiro, Justo e Santo - ex:
Fido é pró Fido = egoísta, devemos amar a tds.
Fido tdo vê - Só Deus é Onipresente
Fido é inocente - Romanos diz que tds pecaram
Fido é Poderoso - Só Deus é Onipotente (Todo Poderoso)
Fido é passado e futuro - Deus é o Alfa e o Ômega
E mais, é sobrenome de personagem de bruxaria, aí é que eu não uso mesmo, nome de cantora secular, mais um motivo, sem falar na idolatria ao Fido Dido.
Rainha de Cartago, adorava Baal, deuses estranhos, em Judas 20-23 "a Bíblia diz para repudiar até a roupa contaminada pela carne". Uma marca contaminada pelo pecado!!!!!
Gostei da oportunidade que você abriu!! Obrigada!
Que Deus nos alerte para evitar consequências nas pequenas raposinhas que nos contaminam.
Deus te abençoe!

Daninformações disse...

Meus amigos, a maldade está na cabeça das pessoas e na forma como elas vêem determinadas coisas.
Nádia, do último post, vc se mostra uma aficcionada religiosa, fanática e não percebe. Da maneira como age, vc atinge pessoas inocentes, que ignoram tal besteira (pq o que vc publicou aqui é besteira) mas de repente estão sendo comparadas a "adoradoras do Diabo"!
Isso é ridículo! A vida não se resume a esse embate (mal contra o bem) existem pessoas bem intencionadas também, ok? Para nos darmos bem nas nossas profissões, há uma série de conselhos de especialistas da área que diz que temos que confiar em nós, temos que ser fortes e suficientes. Então isso quer dizer que confiando em nós não podemos confiar em Deus também? que sermos fortes estaremos desafiando o Poder de Deus? que sermos suficientes não precisaríamos mais de Deus? Não seja como os ignorantes. O contexto é diferente, não é um desafio a Deus. É uma maneira de expressar LIBERDADE na maneira de se vestir, ok?
Não podemos ler apenas a Bíblia. Cultura é fundamental. Todas as palavras usadas na Bílbia são de cunho COMPARATIVOS, PARABÓLICOS, e não diretos. Temos que ter a inteligência, o discernimento de não levar AO PÉ DA LETRA as palavras nela contidas. Senão estaremos em colapso permanente com a constante MODERNIZAÇÃO E AVANÇO DA CAPACIDADE DO SER HUMANO. Temos que entender como o mundo se apresenta para não entrarmos em ETERNO CONFLITO com ele.
Não é essa a causa que Deus deixou para ser resolvida na Terra. O mal existente está nas guerras, na discriminação - inclusive religiosa, onde uns se julgam superiores a outros - na falta de amor entre o ser humano, entre casais, na corrupção humana como um todo.
Estas deveriam ser as nossas preocupações diárias. Acha que Deus dá valor a uma preocupação BANAL como essa de nomes de grifes?
Tenha paciência...

Eliseu Antonio Gomes disse...

Dani e Nadia

Fico feliz e agradeço a sua participação. E da mesma forma a de todos os demais.

Temos lido opiniões polarizadas e opostas. Todas as pessoas que se fizeram presentes são respeitadas por mim, inclusive aquelas que vêm de encontro ao meu modo de pensar a respeito desse assunto.

Abraço.

E.A.G.
Belverede

Regina disse...

Olá , que a paz do senhor Jesus esteja com vc.
Sou representante da marca fido dido (jeans)no estado do espirito santo, sempre ouço a mesmas coisas já teve donos de loja que faltou pouco me colocar para fora da loja.Sou convertida a 7 anos na igreja bastita e trabalho com a marca alguns meses,e tudo que é meu na verdade ñ e meu mas td e consagrado a Deus... e me sustento com esse trabalho,pago o meu dizimo com o dinheiro deste trabalho e fico muito triste quando as pessoas falam que essa marca e consagrada ao demonio , ñ afirmo nada a ninguem e ñ me apego a nada material e ser for da vontade vou continuar trabalhando e sempre exaltando o nome do meus Deus, que e o unico que tem o poder da salvação eu uso as calças que vendo e tenho certeza que sou filha de Deus e nenhum outro tem poder em minha vida que ñ seja Deus. Isso simeu tenho certeza!!!
Fica com a Paz de Deus!!1

Eliseu Daniel disse...

Olá Eliseu (meu chará)!

Me permita utilizar um pouco do seu espaço!

- Aos que acreditam que uma simples camiseta com um rosto mal desenhado (e muito divertido) é coisa do demônio, lhes pergunto:
- Se vocês crêem somente na palavra de Deus / Jesus, porque acreditam que FIDO DIDO significa Filho do Demônio, ou coisa parecida? Quem falou isso? Jesus? o Papa? O Espírito Santo? o Seu PASTOR? ou alguém que você não tem a menor ideia de onde veio, ou para onde vai? Alguém que você jamais saberá dizer o nome ou de que cidade é?
Lhes pergunto ainda: - Qual a marca da roupa que você usa, ou do carro que você dirige, ou do ônibus que embarca diariamente?
Vou ainda mais longe: - Qual a marca da editora que publicou a bíblia que você lê diariamente? essa editora fez a publicação por benevolência ou por dinheiro? Ou o dinheiro é coisa de Deus? Você vive sem dinheiro? Se sim me diga como, pois venderei a resposta pois vale 1 bilhão de dolares.

Eliseu, desulpa o desabafo, mas independente da origem do nome, o seu significado é irrelevante, pois não é a roupa que uso que me levará para o céu ou para o inferno, e sim minhas ações, de não julgar ou condenar, mas a de respeitar e ter a mente sã.

Eliseu Daniel

Mari Oliveira disse...

Amigo Eliseu, sempre leio seus artigos e os acho de muita relevância... O irmão prima em esclarecer fatos que a alguns podem parecer superficiais, mas na realidade são importantes. Continue nessa força, inteligência e dedicação... Quanto a certas críticas, inclusive sobre erros de português, ai... Por favor né povo?

Kynka disse...

Eu me encontro rindo de alguns comentários, êita povo que crê em besteiras...
Eu uso a marca F{ã}ido Dido há anos, desde que eu era uma adolescente e AMO o desenho descontraído do moleque com cabelos arrepiados(ops a palavra moleque tb tem polêmica), o que aliás, na minha adolescência, anos 80-90, era bem esta a característica do adolescente: magricela, jogadão, roupas de skatista, cabelos arrepiados com gel.
Analisando as palavras da tal essência da marca:
*Fido é pró fido: pró=após, então Fido vem depois de Fido e não antes, ou seja ele não existia antes de ser criado.
*Fido não é contra ninguém: ora nem nós crentes podemos ser Contra alguém, ou a Favor, devemos respeitar e amar até mesmo os nosso inimigos, certo? Então que bom que Fido respeita, ele é neutro, nem do bem, nem do mal, não veio atacar os crentes nem obrigar ninguém a usar sua marca.
*Fido é juventude: concordo, como eu meu comentário inicial, o desenho se identifica com os jovens à época.
*Fido não tem idade: isto é uma razão para dizer que pode ser usado por jovens ou idosos, que muitos podem se identificar com a marca, não significa que o personagem Fido deva ter uma idade, ou ele envelheceria; afinal já se perguntaram: que idade tem teu personagem de quadrinhos favorito mesmo?
*Fido vê tudo: esta eu fico sem argumentos, mas creio que significa que os donos da grife estão antenados na globalização e atentos às tendências modais, afinal qualquer grife de roupas preza pela moda, se atualiza, se molda, se adequa aos usuários (?)
*Fido não julga nada: mais uma vez repete a essência de que não é contra ninguém
*Fido é inocente: ora, é apenas um personagem, e pelo que se enxerga se assemelha a um adolescente ou a uma criança, dependendo do adolescente ou de sua idade cronológica, sim são inocentes; provavelmente quiz dizer que por não ser contra ninguém e não julgar nada, não pode ser culpado por algo, é uma reafirmação
*Fido é poderoso: quanto a Fido eu não sei, mas sua marca é sim, poderosíssima no sentido de agradar a muitos, é uma marca forte, vendida e aceita no mundo inteiro, como CocaCola, McDonalds, Levi's, Sony, Puma, Oakley, etc. realmente é um PODER estar entre um público variado que abrange Jovens, Crianças, Velhos, Pobres ou Ricos pois é acessível até aos pobres, eu compro camiseta da Fido por 19 reais, vai numa Renner da vida e veja os preços praticados, pra minha opinião isto é poder sim
*Fido vem do passado: olha a época em que foi criado este slogan(manifesto), Fido já existia? ou foi criado junto com o personagem? e hoje, ano 2012, Fido vem do presente dou do passado? eu já usava Fido Dido em 1993...
*Fido é futuro: futuro nos termos comerciais=tendência, a gente diz que o futuro é carros voadores, o futuro é tv digital, o futuro é cinema 3D, e muitas dessas coisas que dizíamos ser futuro já são presente e outras já são passado.

É.. se levarmos tudo ao pé da letra fica complicado, devemos analisar o contexto das coisas, quando se fala em Marketing, Comércio, Vendas, Propaganda, Inovação, Criatividade, etc etc etc... precisamos usar expressões que marcam, que sejam aceitas, que façam sucesso para vender pois QUALQUER empresa precisa de LUCRO e o lucro vem da venda de seus produtos ou serviços.

A própria igreja vive de lucros das ofertas e dízimos, da arrecadação se paga as contas (água, luz, aluguel muitas vezes, comida, salário dos colaboradores obreiros e pastores entre outros,...) e o que sobra é lucro que poderá ser destinado a ajudar a comunidade que necessita, os irmãos missionários, etc. [não vamos entrar no mérito das igrejas que destinam seus lucros apenas para satisfação pessoal de alguns líderes religiosos ou generalizaremos o conceito igreja]
{continua}

Kynka disse...

{continuando}
Penso que devemos parar de procurar chifres em cabeça de cavalo, afinal cavalo com chifre é unicórnio e unicórnio é figura mitológica/mística, antibíblico, se estamos procurando por eles, é porque cremos nele? Vamos nos preocupar com o que interfere DIRETAMENTE na nossa vida espiritual, famílias enfraquecidas na fé, filhos sem amor aos pais, jovens dentro das igrejas idolatrando ídolos seculares, bebendo e escancarando ao mundo seus pecados e ainda indo à igreja pra jogar nas nossas caras: olha, faço o que eu quero e nada acontece.

O mundo precisa de amor, a igreja precisa de amor, Amor de Cristo. Levemos este amor e não as críticas. Tratemos de levar Deus às pessoas em vez de ficar apontando o diabo. Cristo nos chamou para levarmos o Evangelho d'Ele, mostrar o Caminho, a Verdade e a Vida, parem de procurar o diabo, este não merece nossa ajuda e quanto mais o criticamos, mais ele ri de nós e mais os não crentes se apegam a ele por nos chamar de fanáticos; se somos fanáticos, sejamos então por Cristo e só.
Como eu sempre digo aos meus amigos: a igreja peca em afastar os crentes do caminho errado; deveria mais em se preocupar em mostrar Cristo e somente Cristo, pois Cristo é o único Caminho e quem se aproxima de Cristo verdadeiramente, automaticamente se fastará de todos os demais; enquanto que se afastando dos demais caminhos ainda assim não nos aproximaríamos de Cristo.

Irmãos, consagrem tudo o que usam, consultem a Deus antes de sair comprando, tenho certeza de que deus falará a cada um o que deve ou não comprar, se é luxo ou necessidade, se é pra satisfazer um EGO ou apenas para uso pessoal sem querer aparecer. Independente da marca, cuide com o que usa ou o que mostra, em TEU próprio coração, qual o propósito de adquirir cada produto ou serviço e tenha certeza de que está sendo abençoado, se houver dúvida ou idolatria ou soberba, ore e repreenda e recue. E mais importante não julgues os demais (isto é Bíblico).

Me perdoem antecipadamente se ofendo alguém com minha opinião.

Paz a todos e Deus continue abençoando tuas palavras Eliseu.

Kynka disse...

Irmão, não precisa postar isto , mas sobre o Olho de Horus, Horus é uma divindade egípcia, certo? se é divindade, não devemos usar este símbolo sendo Cristão, já que a Bíblia é clara quanto a outros deuses; outro fato é que este símbolo é usado pela maçonaria, então se alguém o usa, será associado a esta sociedade, então como Cristão não convém usar este símbolo em sua empresa. Creio que sua opinião de serem apenas superstições, em resposta ao Anônimo, ficou um tanto vaga. Vai depender da fé que ele tem, se ele tem fé em Cristo, não deveria considerar este símbolo pagão, sugeriria a ele ser criativo e criar um símbolo próprio (pessoal) que identifique a empresa dele. (minha opinião)Abraços.

Geh Rodrigues disse...

olá, muito bom seu post... realmente passamos a acreditar e seguir coisas que não sabemos sua origem. muito boa a pesquisa

Anônimo disse...

Saudações a todos visitantes e ao idealizador meu sincero agradecimento pela inicitiva de provocar tamanha reflexão.
Quem dera se a internet fosse realmente utilizada para interação e pesquisa...
Parabéns a todos participantes e suas contribuições.

A paz .

Rose Assis disse...

Gostei muito texto. Tb adoro pesquisar e ter sede do saber, para não ficar repetindo baboseiras que os outros dizem. Parabéns! Deus o abençõe com graça, unção e sabedoria.

Unknown disse...

Achei o assunto abordado muito interessante,pra nós cristãos,não entrarmos em paranoia.Muito esclarecedor!

Anônimo disse...

Meu caro amigo Eliseu,em primeiro lugar quero lhe dizer q admiro muito teu interesse em explicar o q aos olhos cegos não conseguem enchergar,muitas pessoas não conseguem ir além do q os olhos podem ver ou já se acostumaram a andar segundo a cabeça d outros ou opiniões d segundos, aos críticos eu gostaria d deixar uma msg q serve como exemplo, amigos críticos,eu não sei se o q falam sobre fido fido é verdade ou mentira e nem se foi feito consagração ao diabo ou não,mas eu sempre usei roupas desta marca e nunca me causou o mal algum,eu creio q se uma pessoa veste uma roupa por mais q seja consagrada ou não ou coisa do tipo nada possa vir a lhe fazer algum mal, pois se a pessoa não fez nada d mal a ninguém e nem tem conhecimento sobre nada disto ela esta automaticamente livre e protegida de todo mau, pois maior é o poder d Deus do q qualquer obra satânica,Deus protege os inocentes, puros de coração,os q não tem maldade na mente e no coração, a estes mal nenhum os acontecerá,vou dar um exemplo vivo disto, eu conheci uma família em q na casa vivia a Mãe e duas crianças, a mãe vivia tentando o suicídio até q um dia ela planejou se matar mas q iria tirar junto a vida dos seus dois filhos,ela então comprou veneno bateu na vitamina e encheu três copos d vitamina envenenado, ela deu um copo para uma criança o outro copo para a outra criança e o ultimo copo ela tomou, todos tomaram tudo mas somente a mulher morreu e já as duas crianças não lhes aconteceram nada, isto significa q Deus as protegeu, as livrou do mal pois elas eram inocentes e puras q não deviam mal nenhum, já a mulher morreu por q estava com maldade no coração, assim então eu pergunto aos críticos, onde estão realmente as tuas sabedoria? Homens d pequena fé ! Cuidado com esta mania d serem críticos, pois para mim a palavra critico tem o mesmo significado de contendas , pois é isto q a critica causa, somente discordancias e até brigas, e ao meu ver se uma coisa q chega a causar isto para mim não é d Deus, pois Deus não é Deus d contendas ! Há e se eu errei alguma palavra no português me desculpem mas eu acho q pior q erro d português é a cabeça mal formada d um critico q se acha o melhor da face da terra, pois Deus não dorme e pode esta observando teu caminha senhores críticos, agora ao Eliseu quero te dizer amigo q vc continue assim esta pessoa brilhante e iluminada q vc é ontem hoje e sempre! Um abraço do teu amigo edmilson de betim mg

Ademir disse...

Ademir.

Olá Eliseu,

Particularmente gostei muito do artigo e na minha opinião muito esclarecedor. Gostaria de deixar um comentário aos irmãos que se dizem irmãos... Li vários comentários, e não gostei de muitos.. pessoas que dizem a você fazer algo que realmente edifica e, ela mesma não está fazendo... Ela critica e se onfende quando é criticada... Caro Eliseu e irmão em Cristo, continue nesta obra... Este artigo foi edificante para mim, pelo menos não irei perder mais tempo nem ouvindo o que os mais ignorantes falam sobre o FIDO FIDO, porque discutir é tolice... Seguindo o conselho da Bíblia, estou fugindo das questões loucas conforme 2Tm 2.23

"E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas".

Abração Querido!

Lucimeire disse...

Lucimeire

parabenizo você pela pesquisa,porem não me convenceu, prefiro não usar, tem tantas roupas com imagens mais bonitas, porque usar esta? Tem estampas em camisetas com versículo da bíblia que seria muito mais interessante para um evangélico. abraços.

Unknown disse...

Caro Eliseu, parabéns pelo artigo. Fiquei impressionada em saber que um evangélico preocupou-se em pesquisar temas considerados satânicos e desmistifica-lo. Fico pensando o quanto a ignorância pode destruir a vida de uma pessoa. Sugere-se que tal coisa é do demônio e pronto, todo um trabalho, toda uma vida é jogada no lixo.

José Freitas disse...

Jesus pegou uma taça de vinho, deu graças e deu a seus discípulos para que todos eles bebessem. Esse foi o mesmo jeito que ele fez quando distribuiu o pão. Mas nas palavras Jesus falou do vinho, ele introduziu um novo conceito na discussão sobre a aliança. Mateus e Marcos recordam as palavras de Jesus como "isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança" (Mateus 26:28; Marcos 14:24). Lucas 22:20 fala "Este é o cálice da Nova Aliança no meu sangue derramado por vós" e 1 Coríntios 11:25 é semelhante a isso.
Todas essas referências à aliança nos levam de volta ao ritual do Velho Testamento de fazer uma aliança (um acordo ou tratado) com sacrifício, como na aliança entre Deus e Israel depois do Êxodo (Êxodo 24:1-8). Eles também sugerem que a esperança de uma nova aliança, descrita em Jeremias 31:31-34, foi realizada em Cristo.

José Freitas disse...

Onde esta escrito "EUCARISTIA" na Bíblia Sagrada ?

Não seria a "SANTA CEIA"

Unknown disse...

BEM A RESPEITO DESTA MARCA GOSTARIA QUE ESTUDASSE TAMBEM A RELOKIT.

JOVE disse...

Eliseu, não liga pra esse Ageu não. O cara, semi-analfabeto, vem com essa de surgem com "j", querendo corrigir sua magnum opus.

Eliseu Antonio Gomes disse...

JOVE

Tudo tranquilo.

Reconheço minhas limitações, e me esforço para melhor sempre. Também, gosto de escrever no estilo coloquial, para que a mensagem que desejo transmitir alcance a todos.

Não considero o artigo uma grande obra (magnus opus). Vejo-a como uma redação que cumpre o papel de informar.

Obrigado pela visita ao blog Belverede.

Abraço.

Filha de Deus disse...

Concordo com vc. Tá na cara e as pessoas não estão sabendo interpretar...morte de crianças, sacrifícios. ...adoração ao diabo.

Sonia Aparecida Oliveira disse...

Boa noite a todos os irmãos em Cristo Jesus, Maranata !Eu acho que antes de usar uma determinada griffe ou personagem em roupas e outros objetos de uso pessoal,devemos parar e pensar... que mensagem ele passa ? ele em si representa um exemplo de vida para os jovens? veja, eu eventualmente ouço alguma música de Rihanna ou Iron Maiden,me agradam , mas não usaria roupas com referências a eles e suas possíveis filosofias de vida ... eu não acho esse tal Fido Dido uma boa referência para ninguém, especialmente por conta da tal
"filosofia de vida":Qual o propósito de se colocar como : 1. a favor de si mesmo e não se opor a ninguém (permissividade?)
2.é juventude, mas não tem idade...
3. Vê tudo (o olho que tudo vê, Big Brother) ...
4. Não julga nada ( assim o diabo se declara no filme O Advogado do Diabo, excelente,lá ele se declara"fâ do homem" e o último humanista ( ... ).
Temos que ter em mente que tudo que é veiculado na mídia pode e geralmente tem um propósito ... o que os senhores do mundo querem conseguir através desse personagem ?Porque os personagens propostos ao público jovem nunca são
dedicados a família, nem passam mensagens éticas de forma adaptada ao estilo jovem ?estejam certos que, se quizessem, passariam tais mensagens de forma atraente induzindo o jovem a fazer o bem.OBS:ele aparece sempre fazendo o símbolo da mão chifrada,realmente satanista.
Vejam a Betty Bop - eu sempre gostei muito dela, até saber mais sobre mensagens subliminares ... o que ela representa? muitas meninas cristãs usam roupas com a figura dela.Sensualidade e prostituição,observe bem o contexto da época, pois ela é dos anos 30 por aí,inclusive no clip da Madonna aparece
uma mulher como ela, que dança dentro de uma gaiola de vidro para ser admirada pelos homens, inclusive um menino ( ! ).Não uso nada com a figura da Betty.Para encerrar ... sabem aquele símbolo de lábios femininos abertos com a lingua para fora? oque significa ? induzir a prática do sexo oral.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Sonia.

Como vai você?

Maranata. Jesus vem. Glória a Deus por esta volta!

Muito antes de eu nascer em Cristo, sentia repulsa por grifes. Ao comprar roupas de boa qualidade, retirava a etiqueta delas ainda na loja. E me divertia com a reação das vendedoras ao presenciarem o descarte da marca famosa.

Sobre personagens em roupas, também penso que é preciso prestar atenção na mensagem que a figura passa. Geralmente, o criador delas ao inventá-las tem como público-alvo a juventude. Acredito que é dessa forma que idealizaram o Fido Dido.

A geração de adolescentes que eu conheço hoje, não ouve Iron Maiden. Rihanna, sim. E esta cantora tem uma imagem de apelo sexual, que não combina com o estilo de vida cristão.

Acredito que o propósito principal de quem inventa tais personagens (inclusive até os artistas da música inventam seus personagens para desempenho nos palcos e aumentar vendagens de CDs e DVDs) é obter fama e enriquecer. Para mim, as criadoras do Fido Dido tinham tal ideia na cabeça ao fazer os traços dele. Mas, é claro que também acredito que, embora tenham apenas o objetivo de sucesso neste mundo, existe por trás de tudo um fundo espiritual.

Aliás, não é apenas aquilo que está vinculado na mídia que merece nossas ponderações. Precisamos olhar para dentro de nosso cotidiano, às coisas mais íntimas de nossos costumes mais arraigados ao ser que somos. Todos nós acordamos pelas manhãs, no aconchego de nossos lares, sozinhos ou acompanhados do cônjuge, e iniciamos o dia tomando atitudes que abrangem tanto o plano físico quanto o espiritual. Desde o café-da-manhã, que agradecemos a Deus ou não somos gratos por ele; da saudação de “bom-dia” ao vizinho ou indiferença prestada a ele... Como respondemos para as pessoas que pedem uma ajuda e temos condição de ajuda-las? Todos os atos, de todas as pessoas em todas as gerações alcançam o plano espiritual, positivo e negativo. Se não agradamos a Deus, agradamos ao diabo!

O papel de pastores, e mais ainda de pais de jovens, é ensinar aos adolescentes como discernir quais são as referências certas a seguir. No mundo sempre existirão figuras aos estilos Betty Bop, Iron Maiden, Rihanna, Fido Dido... Se os filhos forem ensinados corretamente, não serão arrastados por exemplos errados.

Enfim, quero dizer que existe gente usando a arte para atrair os jovens ao cristianismo. Conheço revistas de história em quadrinhos, filmes, estampas de camisetas... Coisas atraentes podem ser encontradas em lojas de artigos evangélicos.

Obrigado por prestigiar este blog com sua visita e comentário.

Abraço.

E.A.G.

Unknown disse...

É só uma grife de criança, seu esquizofrenico.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá,visitante (de 13 de maio de 2016).

Sua opinião é respeitada aqui quanto ao personagem Fido Dido.

Mas, em se tratando de saúde, meu check up mais recente atesta que estou muito bem.

Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Comprei uma camiseta em uma loja as pressas, nem experimentei, pois fiz uma viagem e precisei pernoitar. Depois de uns quinze dias ao colocar a camisa achei estranho a marca estar por dentro e não por fora, a marca é fido dido. Foi assim que cheguei a este blog. Li o texto e alguns comentários, gostei. Mas no texto do autor notei que ele vai explicar a palavra dido em uma rainha divertida (será?), sacrifício de crianças, tudo por dinheiro, deus baal, amon. Se a palavra dido fosse coisa boa o autor não teria chegado tão longe. Melhor eles não terem colocado a marca escondida. Se não tivesse visto não teria problema. Realmente até agora não sei que é dido, mas quando descobrir algo sinistro vou tirar a marca costurada e usar normalmente. Sou eu mais do que a marca, pois o Senhor Jesus Cristo vive em mim.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pois é, caro (a) Anônimo (a).

Você comprou uma camiseta com a etiqueta escondida. Coisa estranha...

Sobre descrever Fido ("rainha alegre"), foi a definição que eu encontrei ao me empenhar nesta pesquisa. Também quis e ainda quero mais pormenores a esse respeito. por hora, podemos cogitar como era manifestada essa "alegria". Penso que na satisfação carnal.

Abraço

Anônimo disse...

Só pela Fonte de onde foi feita a pesquisa dá-se a entender a procedência do nome,reinos antigos,pagoēs,nos quais sacrificaram seus filhos a moloque,sobrenome de personagens de filmes totalmente diabólicos,sem contar com a face do desenho que e um triângulo invertido apenas pra disfarçar pois sabemos que esse símbolo vem da maçonaria.Finalizando,realmente usa quem quer, temos a liberdade de escolha, para o nescio e normal mas para aqueles que já andam na luz precisa se afastar daquilo que e treva, sabemos que nao podemos nos moldar com as coisas desse mundo.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Anônimo | 1 de junho de 2017 10:58

Gostei da sua obervação: "usa quem quer, temos a liberdade de escolha".

Afinal, Deus nos dá oportunidade de buscar o conhecimento e de fazer uso deste conhecimento adquirido da melhor maneira possível.

Abraço.

Unknown disse...

Usei em 1990, Foi uma febre prá aquele momento jovial,entretanto ouvia comentários de crentes assembleianos dizer que era o fi do dia ano.
Brincadeira pow,fala sério!
Usei e tô aqui querendo usar novamente.
Valeu Eliseu Antônio pelo artigo

Eliseu Antonio Gomes disse...

Unknown | 5 de janeiro de 2020

De tempo em tempo surge alguém "criativo" apresentando uma modalidade nova de "pecado".

Abraço.