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domingo, 30 de novembro de 2008

PAULO HENRIQUE AMORIM - "FOI A MÃO DO HOMEM QUE PROVOCOU A CATÁSTROFE EM SANTA CATARINA"

"A tragédia em Santa Catarina é uma tragédia provocada pela mão do homem, que trocou a mata nativa pela plantação de bananas, plantação que não segura o solo no período das chuvas."
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Frase dita por Paulo Henrique Amorim, durante um intervalo especial do programa Domingo Espetácular, período de espaço aberto à campanha Recontruindo Santa Catarina, promovida pela alta direção da Rede Record e todo staff de artistas e jornalismo daquela emissora.
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A campanha, supervisionada pelo Ministério Público, visa arrecadar dinheiro com o objetivo de contruir novas casas. A arrecadação é através do Banco Bradesco; agência 0922-9, conta 2500-3.
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E.A.G.

Jeremias 17.7-8 - Cristão que dá fruto


By Juliana Bezerra Gomes.

Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. 

Porque ele é como árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. 

Jeremias 17.7-8.

Gálatas 6.7 - De Deus não se zomba e fica impune


O credo da Banda Voz da Verdade

Em quem cremos e quem somos?

Somos servos do Deus Vivo, lavados e purificados no sangue de Jesus.
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Cremos num único Deus , e este Deus é PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.
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Cremos nos ministérios de um único Deus: como Pai (Criador),como Filho (Redentor Salvador, Intercessor), como Espírito Santo (Consolador e nos guia a toda verdade). Combatemos a idéia de que existem 3 Deuses distintos, um ao lado do outro conversando entre si, isto é triteísmo, e a Bíblia fala num só Deus. O Deus de Israel.
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Cremos que este Deus é Espírito e so podemos ver Deus na face de Jesus.
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Cremos que toda a plenitude de Deus está em Jesus. Jesus é o visível do Deus invisível.
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Somos batizados pelo Espírito Santo com dons de línguas estranhas.
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Cremos na onipresença, onipotência e onisciência deste Deus.
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Cremos que este Deus se fez carne e habitou entre nós como está escrito "O Verbo era Deus e o Verbo se fez carne e habitou entre nós... O mundo foi feito por "Ele" e o mundo não O conheceu"...
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Cremos que Deus criou o mundo sozinho, pois está escrito em Isaias que Deus espraiou (estendeu) o mundo sozinho. Seu nome é Jesus. 1ª Jo 5:20... Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
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Cremos que Jesus é o cordeiro que está assentado no trono de Deus , como está escrito em Apocalípse, pois João ao ser arrebatado viu UM trono somente.
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Cremos que Jesus está conosco, pois Ele disse estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos.
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Somos batizados em nome de Jesus como na época dos apóstolos que conviveram com Ele e nos deixaram a Sua palavra.
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sábado, 29 de novembro de 2008

ANDRÉ VALADÃO - ALEGRIA

UMA CRÔNICA DAS FILAS NAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS DAS GRANDES CIDADES



Peça a sua senha nas agências bancárias, nunca entre direto na fila, fazendo isso você ganha tempo e faz valer seu direito de cidadão.

Vivi hoje uma experiência que confirmou uma suspeita. Há cerca de um mês eu entrei no Banco Itaú para fazer um pagamento e,quando vi o tamanho da fila, pensei: 'Vou ficar horas aqui dentro'. Foi quando me lembrei da lei, que entrou em vigor em todo país, regulando o tempo máximo de espera em fila bancária. São 15 minutos em dias normais, 30 minutos para quinto dia útil do mês, 30 minutos no dia 10 ou no primeiro dia útil seguinte e 30 minutos no primeiro dia útil seguinte ao de feriado prolongado, seja nas sexta ou na segunda- feira.

Solicitei a um funcionário a senha com o horário de entrada na fila,pois se o tempo excedesse eu encaminharia o papelucho para a prefeitura multar o banco.Entrei na fila,e notei que repentinamente aquele apito que sinaliza caixa desocupado começou a tocar com maior freqüência, e a fila foi diminuindo mais rápido. Quando cheguei ao caixa, o funcionário solicitou a senha para autenticar, e eu fiquei intrigada. No meio de tantos clientes omo ele sabia que a senha estava comigo?

Examinei, então, os dois horários,entrada e saída e constatei...Foram 14 minutos de fila. Ótimo! Eu esperava ficar mais de uma hora...Percebi que quando eu pedi a senha, o gerente colocou mais caixas e o atendimento fluiu rapidamente.

Hoje, fui novamente ao mesmo banco e dei de cara com a mesma fila imensa.Não tive dúvida. Procurei um funcionário e pedi a senha. Ele, fazendo cara de..., perguntou: “Que senha? Não tem senha. Entre na fila.” Eu insisti. Ele disse que não sabia de senha alguma... Procurei os caixas e notei uma plaquetinha discreta que dizia:Se necessitar senha solicite ao caixa. Pedi a senha ao caixa, e ele fez outra cara de...e disse: “Que senha?” Parece que os funcionários já estão treinados a NÃO fornecer a senha. Então eu exigi: “A senha que diz o horário que eu entrei na fila. É lei...”.

O caixa meio contra vontade forneceu a senha e eu entrei na fila. No início continuou lenta, quase não andava. De repente,o mesmo fenômeno,começou a apitar que não parava mais,e a fila foi rapidamente diminuindo. Quando cheguei ao caixa, desta vez não foi surpresa,ele pediu a senha pra autenticar, e após a autenticação, ele se virou para uma senhora que circulava por trás dos caixas,com cara de "Patroa", e em resposta à pergunta dela de...'E aí? Tudo bem?' O caixa respondeu. 'beleza'. Matei a charada! 'beleza' foi a constatação que o caixa fez.

Fui atendido em 11 minutos.

E a tal "Patroa",então, deu um sinal que eu entendi que seria para alguns dos caixas voltarem para os locais de onde foram retirados para atender ao público.
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Moral da história: Existe sim um número suficiente de funcionários nos bancos, para atender dignamente o público, porém, eles são desviados para outras funções mais lucrativas, como vender seguro por telefone, enquanto os idiotas dos clientes ficam na fila por horas.

Eu não fico mais... Cada vez que entrar em um banco, seja na capital ou em qualquer outro município eu peço a senha com o horário. Vamos lutar por esse direito obtido... Não sejamos bobos... É só a gente divulgar e insistir para a lei pegar. Afinal, os donos de bancos não nos pupam de nenhum juro, cobram todos os serviços e ganham dinheiro com o nosso dinheiro.


Autoria desconhecida

OS ARROTOS DE JOSÉ SARAMAGO EM SÃO PAULO

O escritor José Saramago - ganhador de um Nobel de Literatura -, em breve passagem por São Paulo para o lançamento mundial do seu mais recente livro, numa coletiva de imprensa realizada no Consulado de Portugal, ao ser perguntado se a grave doença respiratória que o levou a internação médica mudou sua percepção de Deus, provocativo, respondeu com outra pergunta: “Por que mudaria?”, dando crédito por ainda estar vivo aos médicos e a sua esposa.

“Por que precisamos de Deus? Nós o vimos? Deus é uma invenção humana. A Bíblia demorou 2000 anos para ser escrita e foi redigida por homens”, declarou ainda mais.

As afirmações de José Saramago soam como marketing pessoal. Ele demonstra querer impactar, e com tais impactos ganhar exclusividade total das luzes dos holofotes.
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Não foi sem intenções que além de criticar as pessoas de fé, numa cidade que tem o nome de um apóstolo do cristianismo, também soltou farpas contra o escritor brasileiro Paulo Coelho. Ele quis dar pautas para enunciados em letras garrafais das revistas e jornais.
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Pobre Saramago!

E.A.G.
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Veja mais neste blog: Carta para um ateu
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O vídeo da entrevista: aqui

CGADB ADERE A CAMPANHA S.O.S. SANTA CATARINA


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A Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil abraçou a campanha SOS Santa Catarina, colocando a editora CPAD disponível aos que desejam colaborar na reconstrução daquele estado.

Os colaboradores poderão doar:
Alimentos não perecíveis;
Água potável;
Medicamentos;
Roupas;
Móveis;
Etc.
As lojas CPAD se transformaram em postos de coletas e encarregadas de fazer a entrega das doações para Santa Catarina. O endereço das lojas mais próximas dos colaboradores poderão ser encontrados no site da editora. Aqui: www.cpad.com.br .
A rede de lojas CPAD estará aberta no sábado e no domingo (29 e 30 de novembro) com a finalidade de receber quem deseja socorrer os catarinenses.
O Pr José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB, conclamou aos pentecostais à socorrer as vítimas da catástrofe, citou Romanos 12.13-15: “Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”.
E.A.G.

Como Estudar a Bíblia Sozinho

Um rapaz de dezessete anos foi a um culto, certo dia, a conselho de um vendedor de sapatos, que o havia levado a Cristo, e lhe dissera da necessidade de conhecer melhor o Salvador que acabara de aceitar. Após o período de louvor, o pregador disse: "Abramos a Bíblia agora em 2 Timóteo 5.12." O jovem convertido abriu na primeira página a Bíblia que seu amigo lhe dera, e começou a folheá-la por Gênesis, Êxodo, Deuteronômio, e Josué, e vários outros livros, sem encontrar Timóteo. Voltou ao índice, e observou que 2 Timóteo encontrava-se na página 325. Quando abriu nesse número encontrou o livro de Josué. Olhou novamente no índice, e percebeu que a Bíblia tinha duas grandes divisões, e que Timóteo achava-se na segunda. Quando afinal encontrou o texto, o pastor já havia terminado o sermão. Desnecessário é dizer que ele estava envergonhado e um pouco confuso.

Será que o leitor já se sentiu assim? Não fique desanimado. A maioria dos crentes novos começa desse modo. Apesar daquele início tão pouco auspicioso, aquele jovem sentiu um grande desejo de conhecer melhor a Bíblia. Anos depois, ele se tornou um famoso pregador, que levou a Cristo um milhão de pessoas. No fim de sua vida, fundou um instituto bíblico que ainda hoje prepara cerca 1200 jovens todos os anos, na Palavra de Deus. O nome dele era Dwight L. Moody. Poucos homens igualaram a contribuição de Moody para a cristandade. Mas ele próprio nunca teria realizado o que realizou se não houvesse se disposto a estudar a Palavra de Deus.

Nosso sucesso ou fracasso na vida cristã depende da quantidade de conhecimento bíblico que armazenamos em nossa mente, com regularidade, e de nossa obediência às suas verdades. É certo que uma pessoa pode ir para o céu sabendo pouco mais que João 3.16, ou Romanos 10.9-10, pois esse maravilhoso dom de Deus, que é a salvação, é tão gratuito, que precisamos fazer é recebê-lo pela fé (João 1.12). Mas se desejarmos ser crentes felizes e vitoriosos, teremos que nos alimentar regularmente da Palavra de Deus, e isso requer aplicação de nossa parte. Quanto mais nos dedicarmos a isso, tanto mais rápido e melhor cresceremos na vida espiritual. E descobriremos depois que vale muito a pena o preço que temos que pagar.

Jesus enunciou a fórmula do sucesso pessoal, quando afirmou: "Ora, se sabeis estas cousas, bem-aventurados sois se as praticardes" (João 13.17). A felicidade, portanto, resulta de se conhecer a vontade de Deus revelada na Bíblia, e obedecê-la. O problema de muitos crentes é que não se aplicam ao estudo dos princípios bíblicos, e por isso não sabem o que Deus espera deles. Não é de se admirar que não recebam todas as bênçãos da vida cristã.

Infelizmente, a maioria dos cristãos pensam que nunca conseguirão entender a Bíblia. Acreditam que ela foi escrita para teólogos ou pastores, e tudo que eles têm a fazer é escutar aos ensinos e palestras dos "entendidos na Bíblia", ou ler livros a respeito dela; mas passam pouco tempo estudando a Bíblia eles mesmos. E a parte triste de tudo isso é que a Bíblia não foi escrita para teólogos; foi escrita para pessoas como nós.

Depois que nos convencemos de que podemos estudar a Palavra de Deus por nós mesmos, a nossa vida espiritual toma uma nova dimensão. Já vi crentes novos e também crentes mais antigos que nunca haviam ficado muito empolgados com sua experiência cristã, serem reavivados logo que se entregaram ao estudo da Bíblia sozinhos.

Um matemático grego disse: "Não existe uma estrada pavimentada para se chegar ao conhecimento da geometria." Esta declaração foi dirigida a um jovem estudante que desejava saber se não existia uma maneira mais fácil de aprender aquela ciência, sem estudar. Como sabemos muito bem, isso não existe; e o mesmo aplica-se ao estudo bíblico. Na verdade, tal estudo requer o tipo de esforço mais árduo que há - pensar; mas é o único meio de aprender as lições bíblicas.

'Como Estudar a Bíblia Sozinho: Instruções práticas para o estudo e fascinante da Palavra de Deus' é publicado e distribuído pela Editora Betânia.

LUIZ PAULO HORTA - UM TEÓLOGO NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

O jornalista, crítico musical e teólogo, Luiz Paulo Horta, 65 anos, tomou posse ontem na Academia Brasileira de Letras na cadeira nº 23.

Seguindo o protocolo, Horta sucedeu na posição a escritora Zélia Gattai, esposa de Jorge Amado.

Veja a notícia por inteira: aqui.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

NOTAS SOBRE A TRAGÉDIA EM SANTA CATARINA

Rede Boas Novas

Através da Rede Boas Novas, a televisão assembleiana, o Pr Samuel Câmara faz transmissões ao vivo, de Florianópolis, Blumenau e Itajaí. Trata-se de uma campanha para conscientizar o povo evangélico a socorrer as vítimas da catástrofe.

Geremias do Couto

Depois da campanha evangelística Minha Esperança – Brasil, o pastor disse, por e-mail, que tem procupado fazer contatos com as igrejas nos estados brasileiros e encontrado predisposição por parte das lideranças para ajudar.

O Pr Geremias passa por um misto de alegria e tristeza. Recebeu a informação de que uma das famílias que recebeu a Jesus nas transmissões do Minha Esperança – Brasil está na lista das casas soterradas. A tristeza é pela maneira da partida; alegria, porque antes da tragédia teve a oportunidade de receber a Cristo em seus corações.

Lidiomar

Lidiomar, uma das moderadoras da comunidade Pr Silas Malafaia, era moradora de Santa Catarina, em Balneário Camburiú. Seu marido cogitava em mudar-se com a família para o interior de São Paulo e, segundo ela, “Deus mudou o coração para sair dali”. Trocaram de cidade. Duas semanas depois a localidade onde morava e trabalhava foi totalmente alagada.
E.A.G.

2ª CORÍNTIOS 9.6 - A LEI DA SEMEADURA


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Um sujeito colocou seu sítio à venda. Logo no primeiro dia apareceu um interessado.
Disse-lhe o interessado:
- Bom dia, estou em busca de uma área para plantio. Como é o solo daqui? Dá milho, feijão?
- Dá não, senhor – respondeu o proprietário.

- E mandioca?

- Dá não, senhor.

- Nem mandioca? - espantou-se o homem.

- Dá não, senhor.

O interessado não era especialista em solo, mas tinha noção do assunto. Olhou a terra em sua volta e pareceu-lhe terra boa, coçou a cabeça. Querendo entender o caso, fez a derradeira pergunta:
- E se plantar?
- Ah... Moço, se plantar é uma maravilha! Daí dá de tudo. Dá batata, milho, feijão, “inté” mandioca!
“Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará, e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará” - 2ª Coríntios 9.6.
Autoria desconhecida

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

XILOGRAFIA CHINESA INSULTA O CRISTIANISMO


Flechadas no porco e decapitação de ovelhas.

Desenho popular chinês de 1890 apresenta a intensidade do ódio contra a Europa a religião cristã. O porco representa Jesus Cristo e as ovelhas os cristãos.

O mote da origem desta xilografia é político, reação contra a colonização européia por volta de 1881 a 1917 por toda Ásia e África. A ofensa contra a religião cristã é inspirada pelo confucionismo.

Jesus Cristo disse: "Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós" - Mateus 5.11-12.

Atlas da História do Mundo - Folha / The Times

E.A.G.

DOZE CONSELHOS PARA INFARTAR FELIZ

De Ernesto Artur (por e-mail):

"Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro.

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida.Isto é para crédulos e tolos sensíveis.

Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.

OS ATAQUES DE CORAÇÃO

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos.

Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo (direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.

Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.

Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (nos casos do Brasil são193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro. Não se deite!"


Ernesto Artur é cardiologista.

SOS - SANTA CATARINA


Caro Blogueiro:

O Estado de Santa Catarina passa por um enchente nunca antes vista nos últimos 50 anos. Cerca de 86 mortos já foram encontrados, mais de 30 pessoas estão desaparecidas, 23.000 pessoas estão em abrigos do governo, 31.000 saíram de casa e estão abrigadas em casas de parentes. Em muitas cidades não há água potável. Nem energia. Nem correios. A falta de abastecimento está elevando os preços e as pessoas em desespero (ou aproveitando as circunstâncias) estão saqueando lojas e supermercados.

Por favor procure fazer alguma coisa em conjunto com sua Igreja. Converse com seu pastor, com a liderança maior dela. Creio que o melhor caminho para ajudar é procurar o ministério da própria Igreja em Santa Catarina para ouvir as necessidades de lá. Para depois executar alguma ação social conjunta. Cuidado com os expertos. Há golpistas usando o nome da Defesa Civil de Santa Catarina para divulgar nºs de contas bancárias erradas, para lucrar com a fé e caridade alheias.

Da mesma forma que divulgamos insistentemente o Projeto Minha Esperança Brasil, a UBE está divulgando aqui um campanha semelhante: "SOS Santa Catarina". Precisamos fazer uma divulgação constante e inteligente nos próximos 30 dias. O melhor veículo de informação sobre o que está acontecendo em SC é a mídia do próprio local: o Diário Catarinense.

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DEFESA CIVIL
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"A Defesa Civil alerta internautas, que ela não envia emails com números de contas para receber doações em favor dos atingidos pela chuva em Santa Catarina. Muitos tnternautas estão recebendo mensagens eletrônicas com números de várias contas em diferentes bancos. De acordo com a Defesa Civil, os e-mails devem ser ignorados, pois foram enviados por possíveis golpistas.

Quem quiser fazer doações diretamente ao órgão deve fazer o depósito na conta 80.000-7, da agência 3582-3 do Banco do Brasil; no Besc, conta 80.000-0 da agência 068-0; ou na conta 160.000-1, da agência 0348-4 do Bradesco.

O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57."

Fonte: Diário Catarinense via UBE - União de Blogueiros Evangélicos

terça-feira, 25 de novembro de 2008

RR SOARES E O AMOR AO DINHEIRO

Por Missionário RR Soares

Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera (Marcos 4.19).

Quando o Senhor nos chamou para sermos membros da Sua família, Ele tinha um plano para nossa vida, o qual foi revelado na primeira vez que ouvimos o Evangelho e continua revelando-se cada vez que damos ouvidos à Palavra. A revelação nos é enviada com o propósito de que ela produza em nós a vontade divina.

Somos responsáveis se a Palavra ficar infrutífera. Há quem diga que, se algo não aconteceu, foi porque o Senhor não o quis, mas isso não é verdade. As atenções que damos às tentações impedem que o Pai cumpra o que nos falou.

Tire os tropeços que aparecerem em seu caminho, pois eles impedem a operação do Senhor. Deus quer realizar-Se em nós, e não devemos permitir que coisa alguma impeça o Pai de operar por nosso intermédio.

Fonte: Newsletter Show da Fé

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Intempéries no Brasil e exterior


No Ceará existe uma seca terrível, em Santa Catarina chuvas caem cinco cidades, por dias seguidos. Ao mesmo tempo há mortes nos dois estados. 
No exterior, a neve deixa de cair no Dia de Natal, como ocorria em décadas passadas, e muitos se espantam com o crescimento do degelo no Ártico. 

Procuram um culpado. Há quem culpe o Criador, porém, as causas de estiagens e alagamentos, as temperaturas altas é culpa da própria Humanidade. 

Não é Deus que provoca o aquecimento global. O clima quente fora das proporções ideais e fora de época, o excesso e escassez de águas em pontos diferentes do planeta, as queimadas e os desmatamentos, são consequências das ações de homens. 

As ofertas no estilo de Caim

Quando ouvimos um pastor evangélico pronunciar a palavra oferta, a primeira imagem que vem em nossa mente é o dinheiro doado ao ministério, as coletas nas congregações para a manutenção da denominação evangélica onde servimos a Deus. Mas as ofertas são bem mais do que contribuir determinada quantia em dinheiro. Quando uma pessoa recebe a Jesus, ela entrega sua vida para Ele. Após isso, usa seus talentos para louvar ao Senhor trabalhando na Obra do Reino de Deus. Isso também é oferta!

No livro de Gênesis, capítulo 4, encontramos a história dos irmãos Caim e Abel. Os dois irmãos prepararam suas ofertas ao Criador, porém, o Criador recebeu apenas a oferta de Abel.

Deus não rejeitou a pessoa de Caim, apenas a sua oferta. Por quê? Porque Caim agiu de maneira displicente como ofertante, sem o interesse real de agradar a Deus. Hoje em dia há diversos ofertantes que seguem o exemplo de Caim sem perceber. Eles fazem suas ofertas, porém, ao mesmo tempo estão desagradando a Deus ao fazê-las.

Hoje em dia, sem perceber, há diversos ofertantes que seguem o exemplo de Caim. Eles fazem suas ofertas, porém, ao mesmo tempo estão desagradando a Deus ao fazê-las.

Certa vez Jesus alertou:"Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta" - Mateus 5.23-24.

Há muitas pessoas dentro das denominações evangélicas agindo de maneira equivocada. Elas, dia após dia, estão fazendo ofertas no mesmo estilo de Caim. Estão esquecidas das pendências existentes com seus irmãos. Estas pessoas precisam, urgentemente, seguir a orientação de Cristo, pararem o que fazem e irem consertar as relações ruins com seus irmãos e só depois retomarem às atividades.

Para Deus mais importante do que a oferta é a qualidade espiritual do ofertante (1 Pedro 1.16).

E.A.G.

domingo, 23 de novembro de 2008

PROVISÃO DIVINA



"Fui moço e agora sou velho, nunca vi um homem bom abandonado por Deus e nunca vi os seus filhos mendigando comida"
- Salmo 37.25 (NTLH).

Michael Jackson e Prince - conversões equivocadas


Nesta semana que passou, li duas notícias, ligadas à fé, sobre dois expoentes da música pop norte-americana.

O cantor Prince e os Testemunhas de Jeová (TJ)

Prince, cantor, compositor e exímio musicista de diversos instrumentos, chegou a vender 20 milhões de cópias com um só disco na década de 1980. Suas músicas funk e danças tinham fortes apelos sexuais. Agora ele se declara um testemunha de jeová.

A religião TJ não aceita a Bíblia Sagrada como nós a conhecemos, afirma que Jesus é um ser criado, que antes de vir ao mundo era o arcanjo Miguel. Usam uma versão adulterada, criada por seus fundadores, chamada Novo Mundo das Escrituras Sagradas, objetivando justificar suas doutrinas.

Para a pessoa que é testemunha de jeová, não é suficiente crer em Jesus como salvador, é preciso pertencer a Organização de Jeová (Sociedade Torre de Vigia), praticar boas obras, como batizar-se e depois pregar de casa em casa.

O cantor Michael Jackson e os muçulmanos

Michael Jackson, nascido como o sétimo filho em uma família de nove crianças, por influência materna, contra o desejo do pai, tornou-se testemunhas de jeová e nos seus primeiros anos vendeu revistas de porta em porta. Aos 11 anos, acompanhado dos irmãos mais velhos, foi vocalista do grupo Jackson 5 e depois seguiu em carreira solo sendo o mais bem sucedido dos cantores do século 20. Sua mudança de aparência, da pele negra à branca, foi notícia mundial. Também esteve em notoriedade nas manchetes policiais acusado de pedofilia. 

Após julgado, Jackson foi absolvido, trocou o ocidente pelo oriente, declara-se muçulmano.

Os islâmicos creem que Jesus era filho de Maria, porém, também dizem que Jesus é apenas um mensageiro de Deus; o islã nega a divindade de Cristo ao afirmar que Jesus não é o Unigênito Filho de Deus, e apresentá-lo como um profeta menor que Maomé.

Para os muçulmanos, a Bíblia Sagrada foi adulterada por judeus e cristãos e a rejeitam. Para eles a revelação divina é encontrada no Alcorão. A salvação é alcançada quando a pessoa acredita em Deus, pratica boas obras, evita o mal e pratica o bem, e é eleita.

Referências bíblicas sobre a conversão segundo o cristianismo

Não basta ter fé, para ser salvo é necessário que a fé esteja direcionada para Jesus Cristo de maneira correta. Crer que Ele é nosso único e suficiente Senhor e Salvador.

O cristianismo segue as Escrituras Sagradas, que é a Palavra de Deus, divinamente inspirada (Salmos 19.7-10, 119, João 17.17; 1 Timóteo 4.9; 2ª Timóteo 3.16; Hebreus 4.12-13; 2 Pedro 1.20-21).

A Bíblia, apresenta Jesus Cristo como Deus. Ver: Isaías 9.6; Mateus 1.23; João 1.1; 10.30; 14.9; 20.28; Romanos 9.5; 2 Coríntios 4.4; 1 Tessalonicenses 2.3; Colossenses 1.15; 2.9; Filipenses 2.5-7; 1 João 5.20).

A salvação é pela graça, por intermédio de Jesus Cristo (João 3.16; 14.6; Atos 4.12; Romanos 3.23-26; 10.9-10; Gálatas 2.16; Efésios 2.8-9; Tito 3.4-5).


Atualização de imagem e redação: 17 de julho de 2021, 21h20.

sábado, 22 de novembro de 2008

Quando o internauta é de Jesus Cristo

Quando o Espírito está no comando do coração humano o evangelismo é uma consequência natural. Não poderia ser diferente.

A charrete, a carta, o rádio, a televisão, o automóvel, o computador plugado na internet e qualquer outro meio de locomoção e comunicação, que já exista ou venha a ser inventado, são perfeitas ferramentas para transmitir as Boas Novas de salvação. 

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

UM CASO DE SORTE...


Retrato do inferno



A visão de Hieronymus Boch (1450 - 1516).

A obra-prima O Jardim das Delícias, título dado no século 19 ao tríptico de Boch, proveniente da coleção de artes de Filipe II da Espanha, geralmente datada do período entre 1500 e 1505.

Em O Jardim das Delícias, o artista, com grande riqueza imaginativa, tentou responder às indagações de sua épica. A expressão artística faz parte do movimento surrealista, iniciado na França e que alcançou seu ponto alto nas décadas de 1920 e 1930. Seus artistas pretendiam exprimir o subconsciente e o processo do pensamento, misturando elementos dadaístas e cubista com imaginação fantástica. De maneira proposital os pintores surrealistas pintaram objetos distorcidos, fizeram combinações insólitas de objetos incomuns ou misturaram figuras banais e bizarras, tentando alcançar o senso coletivo.

A obra O Jardim das Delícias é descritas pelos peritos como  uma obra-prima. Apontada como a primeira pintura convincente da representação do mal e dos pavores da mente humana. 

As telas de Boch são consideradas notáveis pela coloração brilhante e técnica soberba. A obra encontra-se no Museu do Prado, em Mari, Espanha. O painel contém três quadros. As telas retratam a visão de Boch de como seria a eternidade. O quadro central possui as dimensões 2,20 por 1,95m, os postigos laterais têm 2,20 por 0,97 cada.

O tríptico fechado, verso das laterais evoca, numa frágil esfera transparente, o terceiro dia da criação. Aberto, à esquerda retrata o paraíso terrestre (fonte da vida, apresentação de Adão e Eva por Jesus Cristo); à direita a representação do inferno; (embaixo, instrumentos musicais transformados em instrumentos de tortura). A pintura central é o dito "jardim das delícias", apresenta diversas situações de fantasia de prazeres sensuais, destacadas, todavia, com uma angustiante falta de tranquilidade.

A visão bíblica do inferno

Ao contrário da negação de alguns, o inferno existe. A Bíblia Sagrada afirma que existe um lugar de tormento chamado inferno. Está pronto, espera os maus.

"Inferno" é a tradução da palavra "geena", nome de um vale vizinho de Jerusalém onde, durante algum tempo, eram feitos rituais pagãos com sacrifícios de crianças (2 Reis 23.10; 2 Crônicas 28.3; 33.6).

Jesus e os apóstolos usaram o vocábulo para aludir ao castigo eterno. 

"Segundo o ensinamento das Escrituras Sagradas, os ímpios no inferno serão castigados na medida que requerem as suas faltas. Isto demonstra que o castigo será à medida da gravidade da falta, será gradual em intensidade e não quanto à duração, uma vez que as Escrituras dizem que o castigo será eterno" - As Grandes Doutrinas da Bíblia, páginas 324 (Raimundo de Oliveira - CPAD).

Jesus Cristo disse: "Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer" - Lucas 12.4-5.

E.A.G.

Informações extraídas de:
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, volume 14, página 3319, edição 1998, (Nova Cultural Ltda).
Nova Encliclopédia Ilustrada Folha, página 125, edição 1996 (Empresa Folha da Manhã S/A);

Postagem atualizada em 09 de dezembro de 2017, 20h11.

As 95 Teses de Martinho Lutero


Reforma Protestante: gravura retrata ataque às imagens do catolicismo.

Movido pelo amor e pelo empenho em prol do esclarecimento da verdade discutir-se-á em Wittemberg, sob a presidência do Ver. Padre Martinho Lutero, o que segue. Aqueles que não puderem estar presentes para tratarem do assunto verbalmente connosco, poderão fazê-lo por escrito. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém !  height: 294 width: 399

1. Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: "Arrependei-vos" etc., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.

2. E esta expressão não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitência, isto é, à confissão e satisfação, a cargo do ofício dos sacerdotes.

3. Todavia não quer que apenas se entenda o arrependimento interno; o arrependimento interno nem mesmo é arrependimento quando não produz toda sorte de mortificações da carne.

4. Assim sendo, o arrependimento e o pesar, isto é, a verdadeira penitência, perdura enquanto o homem se desagradar de si mesmo, a saber, até a entrada desta para a vida eterna.

5. O papa não quer e não pode dispensar outras penas, além das que impôs ao seu alvitre ou em acordo com os cânones, que são estatutos papais.

6. O papa não pode perdoar dívida senão declarar e confirmar aquilo que já foi perdoado por Deus; ou então faz nos casos que lhe foram reservados. Nestes casos, se desprezados, a dívida deixaria de ser em absoluto anulada ou perdoada.

7. Deus a ninguém perdoa a dívida sem ao mesmo tempo o subordine, em sincera humildade, ao sacerdote, seu vigário.

8. Canones poenitendiales, que são as ordenanças de prescrição da maneira em que se deve confessar e expiar, apenas são impostas aos vivos, e, de acordo com as mesmas ordenanças, não dizem respeito aos moribundos.

9. Eis porque o Espírito Santo nos faz bem mediante o papa, excluindo este de todos os seus decretos ou direitos o artigo da morte e da necessidade suprema.

10. Procedem desajuizadamente e mal os sacerdotes que reservam e impõem os moribundos poenitentias canonicas ou penitências para o purgatório afim de ali serem cumpridas.

11. Este joio, que é o de se transformar a penitência e satisfação, previstas pelas cânones ou estatutos, em penitência ou apenas do purgatório, foi semeado quando os bispos se achavam dormindo.

12. Outrora canonicae poenae, ou sejam penitência e satisfação por pecados cometidos eram impostos, não depois, mas antes da absolvição, com a finalidades de provar a sinceridade do arrependimento e do pesar.

13. Os moribundos tudo satisfazem com a sua morte e estão mortos para o direito canónico, sendo, portanto, dispensados, com justiça de sua imposição.

14. Piedade ou amor imperfeitos da parte daquele que se acha às portas da morte necessariamente resultam em grande temor; logo, quanto menor o amor, tanto maior o temor.

15. Este temor e espanto em si tão só, sem falar de outras cousas, bastam para causar o tormento e horror do purgatório, pois que se avizinham da angústia do desespero.

16. Inferno, purgatório e céu parecem ser tão diferentes quanto o são um do outro o desespero completo, incompleto ou quase desespero e certeza.

17. Parece que assim como no purgatório diminuem a angústia e o espanto das almas, nelas também deve crescer e aumentar o amor.

18. Bem assim parece não ter sido provado, nem por boas razões e nem pela Escritura, que as almas no purgatório se encontram for a da possibilidade do mérito ou do crescimento no amor.

19. Ainda não parece ter sido provado que todas as almas do purgatório tenham certeza de sua salvação e não receiem por ela, não obstante nós teremos absoluta certeza disto.

20. Por isso o papa não quer dizer e nem compreende com as palavras "perdão plenário de todas as penas" que todo o tormento é perdoado, mas apenas as penas por ele impostas.

21. Eis porque erram os apregoadores de indulgências ao afirmarem ser o homem perdoado de todas as penas e salvo mediante a indulgência do papa.

22. Com efeito, o papa nenhuma pena dispensa às almas no purgatório das que segundo os cânones da Igreja deviam ter expiado e pago na presente vida.

23. Verdade é que se houver qualquer perdão plenário das penas, este apenas será dado aos mais perfeitos, que são muito poucos.

24. Assim sendo, a minoria do povo é ludibriada com as pomposas promessas do indistinto perdão, impressionando-se o homem singelo com as penas pagas.

25. Exactamente o mesmo poder geral, que o papa tem sobre o purgatório, qualquer bispo e cura de almas tem no seu bispado e na sua paróquia, quer de modo especial e quer para com os seus em particular.

26. O papa faz muito bem em não conceder o perdão em virtude do poder das chaves ( ao qual não possue ), mas pela ajuda ou em forma de intercessão.

27. Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma se vai do purgatório.

28. Certo é que no momento em que a moeda soa na caixa vêm o lucro e o amor ao dinheiro, cresce e aumenta; a ajuda porém, ou a intercessão da Igreja tão só correspondem à vontade e ao agrado de Deus.

29. E quem sabe, se todas as almas do purgatório querem ser libertadas, quando há quem diga o que suceder com Santo Severino e Pascoal.

30. Ninguém tem certeza da suficiência do seu arrependimento e pesar verdadeiros; muitos menos certeza pode ter de haver alcançado pleno perdão dos seus pecados.

31. Tão raro como existe alguém que possui arrependimento e pesar verdadeiros, tão raro também é aquele que alcança indulgência, sendo bem poucos os que se encontram.

32. Irão para o diabo juntamente com os seus mestres aqueles que julgam obter certeza de sua salvação mediante breves de indulgência.

33. Há que acautelar-se muito e ter cuidado daqueles que dizem: A indulgência do papa é a mais sublime e mais preciosa graça ou dádiva de Deus, pela qual o homem é reconciliado com Deus.

34. Tanto assim, que a graça da indulgência apenas se refere à pena satisfatória estipulada por homens.

35. Ensinam de maneira ímpia quantos alegam que aqueles que querem livrar almas do purgatório ou adquirir breves de confissão não necessitam de arrependimento e pesar.

36. Todo e qualquer cristão que se arrepende verdadeiramente dos seus pecados, sente pesar por ter pecado, tem pleno perdão da pena e da dívida, perdão esse que lhe pertence mesmo sem breve de indulgência.

37. Todo e qualquer cristão verdadeiro, vivo ou morto, é participante de todos os bens de Cristo e da Igreja, dádiva de Deus, mesmo sem breve de indulgência.

38. Entretanto se não deve desprezar o perdão e a distribuição por parte do papa. Pois, conforme declarei, o seu perdão constitui uma declaração do perdão divino.

39. É extremamente difícil, mesmo para os mais doutos teólogos, exaltar diante do povo ao mesmo tempo a grande riqueza da indulgência e ao contrário o verdadeiro arrependimento e pesar.

40. O verdadeiro arrependimento e pesar buscam e amam o castigo; mas a profusão da indulgência livra das penas e faz com que se as aborreça, pelo menos quando há oportunidade para isso.

41. É necessário pregar cautelosamente sobre a indulgência papal para que o homem singelo não julgue erroneamente ser a indulgência preferível às demais obras de caridade ou melhor do que elas.


42. Deve-se ensinar aos cristão, não ter pensamento e opinião do papa que a aquisição de indulgência de alguma maneira possa ser comparada com qualquer obra de caridade.


43. Deve-se ensinar aos cristãos proceder melhor quem dá aos pobres ou empresta aos necessitados do que os que compram indulgências.

44. É que pela obra de caridade cresce o amor ao próximo e o homem torna-se mais piedoso; pelas indulgências porém, não se torna melhor senão mais segura e livre da pena.

45. Deve-se ensinar aos cristãos que aquele que vê seu próximo padecer necessidade e a despeito disto gasta dinheiro com indulgências, não adquire indulgências do papa, mas provoca a ira de Deus.

46. Deve-se ensinar aos cristão que, se não tiverem fartura, fiquem com o necessário para a casa e de maneira nenhuma o esbanjem com indulgências.


47. Deve-se ensinar aos cristãos, ser a compra de indulgências livre e não ordenada.


48. Deve-se ensinar aos cristãos que, se o papa precisa conceder mais indulgências, mais necessita de uma oração fervorosa de que de dinheiro.

49. Deve-se ensinar aos cristãos, serem muito boas indulgências do papa enquanto o homem não confiar nelas; mas muito prejudiciais quando, em consequências delas, se perde o temor de Deus.

50. Deve-se ensinar aos cristãos que, se o papa tivesse conhecimento da traficância dos apregoadores de indulgências, preferiria ver a catedral de São Pedro ser reduzida a cinzas a ser edificada com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas.

51. Deve-se ensinar aos cristãos que o papa, por dever seus, preferiria distribuir o seu dinheiro aos que em geral são despojados do dinheiro pelos apregoadores de indulgência, vendendo, se necessário fosse, a própria catedral de São Pedro.

52. Comete-se injustiça contra a Palavra de Deus quando, no mesmo sermão, se consagra tanto ou mais tempo à indulgência do que à pregação da Palavra do Senhor. 

53. São inimigos de Cristo e do papa quantos por causa da prédica de indulgências proíbem a Palavra de Deus nas demais igrejas. 

54. Esperar ser salvo mediante breves de indulgências é vaidade e mentira, mesmo se o comissário de indulgências, mesmo se o próprio papa oferecesse sua alma como garantia. 

55. A intenção do papa não pode ser outra do que celebrar a indulgência, que é a causa menor, com um sino, uma pompa e uma cerimónia, enquanto o Evangelho, que é essencial, importa ser anunciado mediante cem sinos, centenas de pompas e solenidades. 

56. Os tesouros da Igreja, dos quais o papa tira e distribui as indulgências, não são bastante mencionadas e nem suficientemente conhecidos na Igreja de Cristo. 

57. Que não são bens temporais, é evidente, porquanto muitos pregadores a este não distribuem com facilidade, antes os ajuntam. 

58. Tão pouco são os merecimentos de Cristo e dos santos, porquanto estes sempre são eficientes e, independentemente do papa, operam salvação do homem interior e a cruz, a morte e o inferno para o homem exterior. 

59. São Lourenço aos pobres chamava tesouros da Igreja, mas no sentido em que a palavra era usada na sua época. 

60. Afirmamos com boa razão, sem temeridade ou leviandade, que este tesouros são as chaves da Igreja, a ela dado pelo merecimento de Cristo. 

61. Evidente é que para o perdão de penas e para a absolvição em determinados casos o poder do papa por si só basta. 

62. O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus. 

63. Este tesouro, porém, é muito desprezado e odiado, porquanto faz com que os últimos sejam os primeiros 

64. Enquanto isso o tesouro das indulgências é sabidamente o mais apreciado, porquanto faz com que os últimos sejam os primeiros. 

65. Por essa razão os tesouros evangélicos outrora foram as redes com que se apanhavam os ricos e abastados. 

66. Os tesouros das indulgências, porém, são as redes com que hoje se apanham as riquezas dos homens. 

67. As indulgências apregoadas pelos seus vendedores com ao mais sublimes graça decerto assim são considerados porque lhes trazem grandes proventos. 

68. Nem por isso semelhante indulgência não deixa de ser a mais íntima graça comparada com a graça de Deus e a piedade da cruz. 

69. Os bispos e sacerdotes são obrigados a receber os comissários das indulgências apostólicas com toda a reverência. 

70. Entretanto têm muito maior dever de conservar abertos olhos e ouvidos, para que estes comissários, em vez de cumprirem as ordens recebidas do papa, não preguem os seus próprios sonhos. 

71. Aquele, porém, que se insurgir contra as palavras insolentes e arrogantes dos apregoadores de indulgências, seja abençoado. 

72. Quem se levanta a sua voz contra a verdade das indulgências papais é excomungado e maldito. 

73. Da mesma maneira em que o papa usa de justiça ao fulminar com a excomunhão aos que em prejuízo do comércio de indulgências procedem astuciosamente. 

74. Muito mais deseja atingir com o desfavor e a excomunhão àqueles que, sob o pretexto de indulgência, prejudiquem a santa caridade e a verdade pela sua maneira de agir. 

75. Considerar as indulgências do papa tão poderosa, a ponto de poderem absolver alguém dos pecados, mesmo que ( cousa impossível ) tivesse desonrado a mãe de Deus, significa ser demente. 

76. Bem ao contrário, afirmamos que a indulgência do papa nem mesmo o menor pecado venial pode anular no que diz respeito à culpa que constitui. 

77. Dizer que mesmo São Pedro, se agora fosse papa, não poderia dispensar maior indulgência, significa blasfemar São Pedro e o papa. 

78. Em contrário, dizemos que o atual papa, e todos os que o sucederem, é detentor de muito maior indulgência, isto é, o Evangelho, as virtudes, o dom de curar, etc. , de acordo com o que diz I Coríntios 12. 

79. Afirmar ter a cruz de indulgências adornada com as armas do papa e colocada na igreja tanto valor como a própria cruz de Cristo, é blasfêmia. 

80. Os bispos, padres e teólogos que consentem em semelhante linguagem diante do povo, terão de prestar contas deste procedimento. 

81. Semelhante pregação, a enaltecer atrevida e insolentemente a indulgência, faz com que mesmo a homens doutos é difícil proteger a devida reverência ao papa contra a maledicência e as fortes objeções dos leigos. 

82. Eis um exemplo: Por que o papa não tira duma vez todas as almas do purgatório, movido por santíssima caridade e em face da mais premente necessidade das almas, que seria justíssimo motivo para tanto, quando em troca de vil dinheiro para construção da catedral de São Pedro, livra um sem número de almas, logo por motivo bastante insignificante? 

83. Outrossim: Por que continuam as exéquias e missas de ano em sufrágio das almas dos defuntos e não se devolve o dinheiro recebido para o mesmo fim ou não se permite os doadores busquem de novo os benefícios ou prebendas oferecidos em favor dos mortos, visto ser injusto continuar a rezar pelos já resgatados? 

84. Ainda: Que nova piedade de Deus e do papa é esta, que permite a um ímpio e inimigo resgatar uma alma piedosa e agradável a Deus por amor ao dinheiro e não resgatar esta mesma alma piedosa e querida de sua grande necessidade por livre amor e sem paga ? 

85. Ainda: Por que os cânones de penitência, que de fato, faz muito caducaram e morreram pelo desuso, tornam a ser resgatados mediante dinheiro em forma de indulgências como se continuassem bem vivos e em vigor ? 

86. Ainda: Por que o papa, cuja fortuna hoje é a mais principesca do que a de qualquer Credo, não prefere edificar a catedral de São Pedro de seu próprio bolso em vez de o fazer com o dinheiro de fiéis pobres ? 

87. Ainda: Que ou que parte concede o papa do dinheiro proveniente de indulgências aos que pela penitência completa assiste direito à indulgência plenária ? 

88. Afinal: que maior bem poderia receber a Igreja, se o papa, como já o fez cem vezes ao dia, concedesse a cada fiel semelhante dispensa e participação da indulgência a título gratuito. 

89. Visto o papa visar mais a salvação das almas do que o dinheiro, por que revoga os breves de indulgência outrora por ele concedidos, aos quais atribuía as mesmas virtudes ? 

90. Refutar estes argumentos sagazes dos leigos pelo uso da força e não mediante argumentos da lógica, significa entregar a Igreja e o papa à zombaria dos inimigos e desgraçar os cristãos. 

91. Se a indulgência fosse apregoada segundo o espírito e sentido do papa, aqueles receios seriam facilmente desfeitos, nem mesmo teriam surgido. 

92. Fora, pois, com todos estes profetas que dizem ao povo de Cristo: Paz! Paz! e não há paz. 

93. Abençoados seja, porém, todos os profetas que dizem à grei de Cristo: Cruz! Cruz! e não há cruz. 

94. Admoestem-se os cristãos a que se empenham em seguir sua Cabeça Cristo através do padecimento, morte e inferno. 

95. E assim esperem mais entrar no reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados diante de consolações infundadas. 

Papa concorda com Lutero e diz que a fé em Cristo salva

Papa cita Lutero e diz que a fé salva se não se opor à caridade.

O papa Bento XVI falou hoje da "Doutrina da Justificação", um dos temas mais controvertidos da reforma protestante, e disse que Martinho Lutero não se equivocava quando dizia que "só a fé nos salva", mas matizou que sempre que essa fé "não se oponha à caridade e ao amor".

Diante de cerca de 20.000 pessoas que assistiram na Praça de São Pedro à audiência pública, o papa disse que é através da catequese que o ser humano se transforma em justo aos olhos de Deus, tema central nas cartas de São Paulo e um dos assuntos que durante mais de quatro séculos separaram luteranos e católicos.

O sumo pontífice ressaltou que o Apóstolo - cujos escritos inspiraram profundamente Lutero - afirmava em suas cartas aos cristãos de Roma que "o homem é justificado pela fé com independência das obras da lei".

"Lutero traduziu justificados só pela fé", disse o papa, acrescentando que "a expressão 'sola fide' (só a fé) de Lutero é verdadeira se não se opor à caridade, ao amor".

Ser justo, assegurou o papa, significa "simplesmente estar com Cristo, por isso que os outros preceitos já não são necessários".

Bento XVI acrescentou que a fé é "olhar para Cristo, confiar-se a Cristo" e que a justiça se decide na caridade.

Terminada a audiência, o papa disse em espanhol aos fiéis presentes da Espanha e da América Latina que a justificativa em Cristo "é uma ação gratuita de Deus, sem merecimento humano".

A "Doutrina da Justificação" é a explicação teológica das relações entre a graça de Deus que chega ao homem pelo batismo, e como o homem com essa graça passa de pecador a justo.

Tanto católicos como protestantes aceitam que a salvação é uma iniciativa gratuita de Deus. Mas enquanto para os católicos o homem pode cooperar para esta graça, para os protestantes só resta ao homem uma atitude passiva.

Os católicos dizem que graças aos méritos da paixão de Cristo e por meio do batismo o pecado original é totalmente apagado, e a concupiscência é uma tendência ao pecado, mas não um pecado. 

Fonte: EFE

Nota deste blog: As 95 Teses de Martinho Lutero foram um protesto contra a prática católica das indulgências, baseando-se no seguinte texto do apóstolo Paulo: "o justo viverá pela fé" - Romanos 1.17. 


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA, COM CERTEZA (OU DÚVIDA?)

Extático - adjetivo (do grego, ekstatikós)
1 - Relativo ou pertencente a êxtase; 2 - Em êxtase, caído em êxtase, enlevado, absorto. 3 - Causado por êxtase. 4 -
familiar Maravilhado, pasmado, boquiaberto.

Estático - adjetivo (do grego, statikós)

1 - Relativo ou pertencente à estática. 2 - Relativo ou pertencente a corpos em repouso ou a forças em equilíbrio, em oposição a dinâmico. 3 - Em repouso; imóvel. 4 - Em equilíbrio, estável. 5 - Não dinâmico.

Michaelis 2000 - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa.

Romanos 10.17

A fé é pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10.17). Blog Belverede. Eliseu Antonio Gomes. https://belverede.blogspot.com.br

"A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."
Romanos 10.17.

1 CORÍNTIOS 14.34 - LUZES DA HERMENÊUTICA SOBRE A QUESTÃO DAS MULHERES CALADAS NA IGREJA

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Ler a Bíblia Sagrada sem contextualizar os textos que lê é complicado!

Infelizmente há muitos isolando 1 Corintios 14.34-35.

As pessoas que apelam ao fato de que as mulheres devem ficar caladas na igreja fazem uma hermenêutica equivocada. É uma interpretação que entra em choque com a atitude de Paulo em reconhecer o ministério feminino nas igrejas, cria um disparate direto com 1ª Coríntios 11.5, onde lemos o apóstolo endossando a ação delas, quando ele afirma que as mulheres poderiam profetizar e orar durante os cultos.

A controvérsia que encontramos da parte de muitos que afirmam que as mulheres devem ficar mudas nas reuniões é pelo fato de um conhecimento superficial das Escrituras. “Falar”, no versículo 34 do capítulo 14 da carta de Paulo aos crentes coríntios, à luz do contexto histórico do registro bíblico da vida de Paulo, é no sentido de perguntar. Naquela congregação havia um grupo de mulheres interrompendo a reunião. Repare o versículo 35: “se querem aprender alguma coisa, interroguem (perguntem) em casa aos seus maridos”.

Outra vez: O fato de haver a liberação para orar e profetizar prova que a proibição era focada num problema específico e jamais dirigida de maneira geral às outras mulheres daquela congregação ou outras congregações contemporâneas, ou à Igreja nos séculos que viriam.

O próprio apóstolo Paulo citou o ministério feminino ajudando-o: Priscila, Maria, Trifena, Trifosa, Pérside (Romanos 16.1-7, 12).

Ademais, o Novo Testamento lista diversas outras mulheres no serviço ministerial: Maria Madalena, Joana, Suzana, “muitas outras” (Lucas 8.1-3), Dorcas (Atos 9.36-42), Febe (Atos 16.1-2).

E.A.G.