Select the language

Research | Pesquisar artigos de Belverede

quarta-feira, 30 de abril de 2008

QUAL É A PAZ DO PENTECOSTALISMO ASSEMBLEIANO BRASILEIRO?

.
.
Imagem: Landejur / Templo da Assembléia de Deus - em João Monlevade Minas Gerais
.
Sou da seguinte opinião sobre os livros: é importante que eles existam, porém, muito mais importante é que seus leitores possuam discernimento espiritual ao lê-los.
.
Para haver discernimento é necessário conhecer a Palavra de Deus. O grande problema é que a maior parte dos consumidores de livros jamais leram a Bíblia Sagrada por inteira. E assim, ficam reféns das interpretações desses autores sobre ela.
.
Por exemplo, na Bíblia Sagrada o termo paz, no grego usado no Novo Testamento é “eirene”; e no hebraico, Antigo Testamento, é “shalom”.
.
Os assembleianos são conhecidos pela saudação: “a paz do Senhor, irmão”!
.
Desculpe-me se assustar você nos próximos parágrafos...
.
Quero dizer que são poucos os cristãos assembleianos que sabem que, biblicamente, a paz que desejam ao próximo em suas saudações significa PROSPERIDADE FINANCEIRA e espiritual, SAÚDE FÍSICA e espiritual. Portanto, ter shalom / eirene / paz com o Senhor significa ter o completo bem-estar, significa ter tranquilidade em todos os sentidos porque a paz do Senhor é paz completa, ela envolve o espírito, a alma e inclusive o corpo em que vivemos agora!
.
O que quero dizer com isso? Quero dizer que, infelizmente, a grande parte dos assembleianos que combatem alguns pontos doutrinários do neopentecostalismo (Igreja Universal do Reino de Deus e Igreja Internacional da Graça de Deus, etc) estão reféns das doutrinas de dois ou três autores de livros do movimento pentecostal clássico e de alguns articulistas das revistas das escolas bíblicas dominicais assembleianas. A grande maioria dos pentecostais não estão tão aprofundados nas Escrituras Sagradas como pensam e deveriam estar.
.
Terminando, esclareço que apesar de haver nascido em berço pentecostal sinto liberdade para criticar. Não estou defendendo o movimento neopentecostal, porém, sou imparcial, e não entendo como errado apontar as falhas do pentecostalismo assembleiano brasileiro.
.
A grande falha da doutrina neopentecostal (IURD e IIGD) é enfatisar muito o materialismo; a falha pentecostal (Assembléia de Deus) é exagerar no espiritualismo. O correto é ser moderado: Deus fez o homem como espírito, alma e corpo, e devemos servir a Ele nesta triplicidade que somos.
.
Tenho minha biblioteca, com diversos livros evangélicos que reputo como importantes, mas priorizo a leitura bíblica devocional, e a considero imprescindível para determinar o que eu penso e o que devo ser.
.
Abraço fraternal, na paz do Senhor!

E.A.G.

domingo, 27 de abril de 2008

VÍDEO - A APRESENTAÇÃO DO PASTOR SILAS MALAFAIA NO CONGRESSO GMUH

Sábado, 26 de abril de 2008; Ginásio Irineu Bornhausen - Camboriú, SC; 1 hora e 53 minutos de apresentação, quando foi explanado sobre o que significa o reino de Deus aqui na Terra.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Postagem atualizada em 18 de março de 2010.

sábado, 26 de abril de 2008

BILLY GRAHAM - QUAL É A ESTRATÉGIA DO PROJETO MINHA ESPERANÇA BRASIL?

.
..
.
O coração do projeto é a estratégia Mateus e seus Amigos, baseada na história de Levi, como também era chamado Mateus.

Jesus chamou a Mateus, que imediatamente convidou os seus amigos à sua casa para que Jesus lhes compartilhasse a Palavra de Deus (Mateus 9.9-13; Marcos 2.13-17 e Lucas 5.27-32).
.
Os membros de sua igreja podem fazer algo similar ao que Mateus fez, seguindo estes simples passos:
.
MOSTRE O AMOR DE DEUS - Deixe que o amor de Deus flua de seu coração, olhe ao seu redor e observe quem, entre os seus amigos, familiares e companheiros de trabalho, necessita de Cristo. Anote seus nomes no folheto Mateus e seus amigos.
.
AMIZADE COM ESSAS PESSOAS - Busque oportunidades de aprofundar a amizade com essas pessoas e, assim, aumentar as possibilidades de comunicar-lhe a esperança que você possui em Cristo.
.
TEMPO DE ORAÇÃO - Ore diariamente pelas pessoas que estão em sua lista de Mateus e seus amigos e peça ao Senhor que lhe conceda oportunidades para falar com elas sobre a esperança que você possui em Cristo.
.
ENCONTRO EM SEU LAR - Convide as pessoas que constam de sua lista ao seu lar, a fim de assistirem aos programas de Billy Graham, Franklin Graham e um atraente filme. Depois do programa, dê seu testemunho de três minutos, explique aos convidados como podem receber Jesus Cristo pela fé e os oriente a fazer uma breve oração, covidando Jesus a entrar em suas vidas.
.
USE OS MATERIAIS - Oriente os novos convertidos quanto ao uso do livreto Viver em Cristo e de outros materiais com instruções sobre de como orar e ler a Bíblia Sagrada.
.
SEJA UM DISCIPULADOR - Leve os novos convertidos à sua igreja, para que cresçam em sua nova vida com Cristo.
.
.
.
Texto e imagem são partes da divulgação do Ministério Billy Graham

Fonte: http://www.minhaesperanca.com.br/index.aspx

sexta-feira, 25 de abril de 2008

A DANÇA E A LITURGIA PENTECOSTAL NA EXEGESE DE ROMANOS 12.1-2

.
.
.
Introdução
.
As relações cristãs intra e interdenominacionais devem seguir o mandamento do amor. O seguidor de Jesus Cristo precisa saber respeitar opiniões contrárias, saber refutar o que for anti-bíblico e discernir entre o que é apenas extra-bíblico.

.
Nem tudo o que é extra-bíblico é anti-bíblico!
.
.
Depois de ler um artigo no blog do irmão Gutierres Siqueira, artigo que é assaz pertinente aos pentecostais e neopentecostais brasileiros, fiz meu comentário lá e depois copiei para deixá-lo aqui também.
.
O presente artigo possui um assunto que eu tenho refletido bastante. Cogitava escrevê-lo, mas não havia assentado sobre qual a melhor maneira de publicar neste blog. São reflexões duras e pesadas, mas nada disso é motivado com a intenção de atingir alguém pessoalmente. Talvez para não ser confundido na minha intenção tenha demorado para fazer essa publicação.
.
Você lerá algumas coisas que atino, que atinei lendo a Bíblia Sagrada nos meus momentos devocionais e convivendo com os irmãos em Cristo dentro da rotina da liturgia evangélica cristã pentecostal.
.
Acho importante deixar registradas minhas considerações, mas não por julgar que sejam incontestáveis.
.
Tenho noção da realidade. Sei que erro, falho. Assim sendo não jogo pedras em ninguém e me esforço para seguir o minha caminhada em conformidade com a grande comissão de Jesus Cristo delegada para a mulher adúltera: vá e não peques mais.
.
.
A importância de manter-se bem situado sobre quem somos e a razão de tudo que fazemos e para quem fazemos
.
Minha caminhada cristã é feita com o entendimento da necessidade de empreender constante vigilância, cuidados com minha própria alma, para não parar de crescer espiritualmente por causa de excessos de cuidados com as regras convencionadas às liturgias denominacionais.

.
Nesta minha postagem, desejo mostrar minha opinião sobre a liturgia dentro do culto a Deus referente o louvor com danças. Não sou contrário às danças como forma de louvor, nem sou incentivador dessa prática. Não satanizo quem louva assim, percebo que muitos jovens se aproximam de Deus por meio do louvor corporal.
.
Entendo que a liturgia dos cultos precisa se adaptar à cultura local, desde que não se rebele contra os mandamentos de Deus. Não existe versículo bíblico que diga o contrário dessa afirmação. Nossa regra de fé e conduta são as Escrituras Sagradas.
.
A exegese
.
Romanos 12.1-2 é um apelo ao culto racional. O que isso quer dizer? Diz apenas que quem cultua deve saber para quem presta seu culto e qual é a razão de cultuá-lo. O texto bíblico não estipula regras, o apóstolo Paulo alerta para não haver conformação com o mundo. Aí é necessário descrever qual a significação do vocábulo "mundo".

.
Eu, mais de uma vez, já fiquei pasmado, atônito mesmo, ouvindo grandes líderes evangélicos dizerem que praticam exegese sobre esses dois versículos do capítulo 12 da carta Aos Romanos. Como? Satanizando a fumaça de gelo seco, alguns ritmos musicais e a dança.
.
Mas a fumaça de gelo seco, ritmos e danças não são os alvos dos alertas do apóstolo. O mundo condenável por Paulo é o sistema implantado por Satanás, que tem uma só finalidade: rebelia contra Deus.
.
E como é feita essa rebelião? Desobedecendo os dois principais mandamentos : amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Quem está no mundo infringe os dois mandamentos, despreza o Senhor e faz mal aos seus semelhantes.

Quem infringe estes dois mandamentos é mundado. Não existe licença para pecar. Não importa quão padronizado o pentecostal esteja com a liturgia da sua denominação ou convenção e nem o quão religioso e bem conceituado esteja em sua comunidade. É, sim, pela ótica de Romanos 12.2, um alguém mundano!
.
É simples entender isso!

.
A aplicação pessoal de Romanos 12.2
.
Sempre fico impressionado com pessoas religiosas que em seus atos e palavras apresentam total desprezo ao próximo. Fazem isso em nome da liturgia, que conceituam como selo de santidade.

.
O apóstolo Paulo não ficou devendo aos irmãos, crentes romanos da sua época, e nem a nós uma descrição detalhada do que seja o mundo condenável por Deus e como são os cristãos mundanos. Nos dezesseis capítulos da carta Aos Romanos existe farta ilustração do que são as práticas mundanas. Mas a descrição que eu considero mais marcante se encontra em 1.29-32: "Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vicíos, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícias. Caluniam e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos, inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros. Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-la e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem" (NTLH).
.
Quem está apegado em liturgias pode ser escravo de pelo menos três dessas práticas catalogadas em 1.29-32:
.
• Brigam para defender as regras convencionais. E dizem: "Brigar em favor da minha liturgia é guerra santa";
.
• Não cumprem a palavra. Pensam eles: "Descumprir contratos não é algo que mereça repreensão, condenável é dançar";
.
• São maldizentes, viciados em falar mal dos outros. O desencargo de consciência deles é: "Falar mal é pauta apologética, estou prestando serviço a Deus".
.
O fato é que um dia esses crentes mundanos, do século XXI, aceitaram Jesus Cristo, mas após isso entraram dentro do confortável berço da liturgia e recebendo várias benesses dela passaram a cochilar.
.
O contexto de Romanos 12.1-2
.
Com a Bíblia Sagrada e a mente abertas eu entendo que a dança, desde que a coreografia não tenha gestos de apelo sexual, é uma expressão corporal como qualquer uma das outras expressões e não há impecilho bíblico para ser usada como uma das variedades de louvor ao Senhor.

.
Para Deus o que é válido é o porquê fazemos o que fazemos e não exatamente o que fazemos. Existem muitas atitudes corretas que são feitas com motivos errados! E só Deus é capaz de perceber com toda clareza a qualidade espiritual das coisas visíveis. Então, não é prudente valorizar ou desprezar algo ou alguém simplesmente pelas aparências.
.
Filipenses 4.8 revela o valor das nossas ações, mostra alguns parâmetros. Se o coração da pessoa que dança estiver sendo verdadeiro, justo, honesto, amável, almejar boa fama e desejar zelar pela virtude, então não existe pecado. Repare: Filipenses 4.8 traz definições superiores às liturgias, são adjetivos positivos que poderão estar ligados ou não às ações cristãs.
.
Minha impressão e conclusão final
.
É, verdadeiramente, assustador perceber que existem pessoas que se curvam às regras convencionais de olhos fechados e dando às costas, com total desprezo, às orientações bíblicas referente aos mandamentos, mesmo sendo profundos conhecedores das Escrituras Sagradas.
.

Não posso afirmar que sim, mas alguns convencionais, gentes que chegaram a galgar posição de lideranças entre seus pares, parecem endeusar a convenção que fazem parte (eu disse "parecem", não disse que endeusam).

.
Tenho a forte impressão que para alguns convencionais os mandamentos do Senhor têm pouca importância em seus corações. Não raras vezes presenciei alguns diante de momentos em que julgaram ser uma situação que eles acreditavam que alguém ameaçava as regras estabelecidas e para fazer valer o que foi convencionado pisaram na ordem de Cristo, que determina amar o próximo, mesmo que esse próximo aparente ser um inimigo.
.
Muitos amantes da liturgia e apegados em convenções humanas se esquecem que correm o risco de não experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus por causa do comportamento equivocado quanto à exegese de Romanos 12.1-2.
.
Triste!
.
.
.
E.A.G.
.
.
.

Outro artigo neste blog: A dança e a flauta no Salmo 150.4 .
.
.
.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

segunda-feira, 21 de abril de 2008

O ASSASSINATO DE ISABELLA NARDONI - 2ª TIMÓTEO 3.1-5


Isabella, 6 anos: o pai é o principal suspeito, ao lado da esposa, de haver jogado a filha pela janela do sexto andar do apartamento na cidade de São Paulo
.1Sabe, porém, isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; 2pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, 3desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, 4traidores, atrevidos, enfatuados, antes amigos dos prazeres que amigos de Deus, 5tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge, também destes.
Almeida Revista e Atualizada (SBB)

sábado, 19 de abril de 2008

PASTOR MARCO FELICIANO ACOMPANHA PASSO POR PASSO OS SENADORES EM BRASÍLIA

.
.
No último dia 12, o Ministério Tempo de Avivamento promoveu um encontro de líderes evangélicos e representantes do governo, onde foram levantadas discussões acerca dos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional afetando os princípios e valores dos cristãos.
.

A reunião foi no Hotel Kubitschek Plaza em Brasília e contou com a participação de mais de 40 líderes, dentre eles o vice-governador do DF, Paulo Octávio, o senador Adelmir Santana, Pr. Antônio Nascimento – Presidente do CIPE (Conselho de Igrejas e Pastores Evangélicos), o deputado e Bispo Renato Andrade– Presidente da FENAIC (Federação Nacional de Igrejas Cristãs).
.
O Pr. André Oliveira e Pr. Joelson Tenório representaram o Pr. Marco Feliciano: “Não pude comparecer a este encontro importante para defesa da fé cristã, porém, fui muito bem representado por meus assessores. O Brasil pertence ao Senhor Jesus. Temos que lutar para que nossos valores não sejam corrompidos” diz Feliciano.
.
O encontro também foi importante para que o Ministério Tempo de Avivamento e as principais lideranças de Brasília firmassem uma aliança entre si a favor da Igreja de Cristo. Na ocasião aconteceu também o pré-lançamento da Revista Jubyllo, que em sua primeira edição traz uma entrevista exclusiva com o Pr. Marco sobre o CD Sopra Vento.
.
Todos os convidados receberam um Box de presente do Ministério Tempo de Avivamento e posaram para fotos. “Esta foi um encontro frutífero e feliz.”, conta o Pr. André Oliveira.
.
.
.

Fonte: Site Oficial do Pastor Marco Feliciano
.
.
.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

FABRICANTE DO REMÉDIO NEBACETIN APÓIA UNIÃO HOMOSSEXUAL

O laboratório de remédios Nycomed Pharma Ltda lançou uma propaganda na televisão brasileira, veiculada algumas vezes neste mês durante os intervalos de uma novela que vai ao ar às 21 horas, sobre uma pomada anti bactericida de uso livre de prescrição médica.
.
A mensagem traz o conceito liberal, pseudo moderno, do que é a família - longe do padrão estabelecido na Bíblia Sagrada e longe do que os brasileiros aceitam.

Veja matéria sobre a rejeição dos brasileiros à união civil dos homossexuais: Aqui >>> ).

.
Assista o vídeo da propaganda:

Entenda como funciona a comercialização de remédios
.
Todos os remédios possuem uma fórmula chamada princípio ativo. Os princípios ativos são fórmulas para que os laboratórios fabriquem os remédios. Quando os remédios estão prontos, são comercializados por essas empresas, que são várias. Cada uma delas dá nomes diferentes quando coloca seus remédios à venda.
.
Ninguém deveria se medicar por conta própria, mas todos devemos escolher qual a marca do remédio que iremos comprar.
.
No caso do Nebacetin (que é o nome da marca comercializada pela Nycomed) peça ao farmacêutico a marca concorrente ou sua versão genérica.
.
Site facilita escolhas ao consumidor de medicamentos
.
Qual é a substância da pomada Nebacetin? É: sulfato de neomicida + bacitracina.
.
Entrei no site e fiz comparação entre Nebacetin e outras marcas com a mesma substância, encontrei todas as marcas similares à pomada da Nycomed.
.
Conheça o site Consultar Remédios >>>
.
Reparem, o genérico do laboratório Medley, as marcas Neotricin (fabricante Legrand) e a marca Bracimin (Herald's) estão com seus preços mais baixos que o Nebacetin da Nycomed. Todas são embalagens de 15 gramas.
..
Exerça cidadania
..
Os cristãos têm dinheiro. Usemos nosso dinheiro em favor da nossa fé!
.
Além de rejeitar o produto, proteste também:
.
E mail: sac@nycomed.com
.
Telefone: 0800 771 0345
.
Site:
http://www.nycommed.com.br/
.
.
.
E.A.G.

[Postagem atualizada em 20 de abril de 2008] a

100.000 VISITAS!

.
.
Obrigado a todos que prestigiam este espaço.

O contador Hit Counters, posto em setembro de 2007, acusa, hoje, a marca expressiva de cem mil visitas. E acessado por 76 países (Neo Counter)

Entrei na plataforma Blogger em 12 de junho do ano passado. Por causa disso, como blogueiro, considero o número muito significativo - sou um alguém que está aprendendo blogar blogando.

Toda glória seja de Cristo.

Deus abençoe a todos.
.
.
.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O dinheiro e (a falta) de fé

.
..
.
Em pleno século XXI ainda existe gente alimentado a idéia equivocada de que o dinheiro seja maldito e que quem lida com a pregação do Evangelho não pode ter contato com ele. Argumentam que não combina com o genuíno exercício da fé.
.
Na verdade o dinheiro é uma bênção, ajuda na propagação do cristianismo. A verdadeira maldição é ter a falta dele.
.
Temos registros bíblicos afirmando que Jesus Cristo usava-o, pois entre os doze discípulos mais próximos nomeou um ao cargo de tesoureiro - Judas Iscariotes era o responsável.
.
A lógica mostra que se houve a preocupação de Cristo no sentido de colocar uma pessoa na função de ficar encarregada, especialmente, em administrar finanças, significa que houve coletas de dinheiro durante o ministério itinerante. Jesus e nenhum dos doze discípulos tinham atividades remuneradas.
.
Naquela época em que Cristo pisou o solo deste planeta, ocupado especificamente em anunciar o Evangelho de cidade em cidade, algumas pessoas que amavam o dinheiro poderiam dizer que Ele cobrava para pregar... Sabemos que não é verdade!
.
O dinheiro é um excelente instrumento para mostrar qual é a espécie de amor e qual é o nível da fé que existe dentro do coração de todas as pessoas:
.
• Egoísta - ama a si mesmo, tem dificuldade para o repartir;
.
• Avarento - ama exageradamente o dinheiro, é capaz de roubar e assaltar, e até matar o semelhante para tomar posse dele; e
.
• Convertido a Cristo - ama a Deus de verdade, usa seu dinheiro em favor da expansão do Evangelho e para propiciar o bem ao próximo.
.
.
E.A.G.
.
.
.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

BILLY GRAHAM - PROJETO MINHA ESPERANÇA BRASIL

.
.
.
.
Minha Esperança mobiliza o Brasil para um avivamento
.
Na coletiva realizada este mês, no escritório nacional do projeto Minha Esperança, em São Paulo, William Conard, vice-presidente dos Ministérios Internacionais da Associação Evangelística Billy Graham (AEBG), afirmou que a maneira mais eficiente de alcançar os perdidos com o evangelho de Jesus Cristo é através de amigos, familiares e vizinhos.

“Para aproximar-se destas pessoas consideradas fundamentais”, explica Conard, “Minha Esperança Brasil investe todo o seu tempo mobilizando e equipando pastores e lideres. Os pastores, por sua vez, treinam a congregação em como participar das três noites de transmissões dos programas”.

Por ser um projeto que envolve várias fases, é preciso conhecê-las para entendermos a estratégia do Minha Esperança – Brasil. Com essa finalidade, nos próximos dois meses os representantes da AEBG estarão trabalhando juntos com uma equipe de quase 1000 brasileiros, entre coordenadores e capacitadores, divulgando a visão do projeto Minha Esperança para pastores em todo o Brasil.

Durante os meses de Junho a Agosto os coordenadores voltarão às bases para treinar os pastores, para que capacitem cada membro de suas igrejas a abrirem os seus lares durante as transmissões dos programas. Finalmente nos meses que se seguem até novembro os pastores treinarão os seus membros em como compartilhar as boas novas com seus amigos, familiares e vizinhos, usando as transmissões do projeto Minha Esperança.

“O melhor da estratégia do projeto Minha Esperança é a simplicidade”, disse Geremias Couto, coordenador nacional para o Minha Esperança Brasil. “O projeto tem a responsabilidade de equipar os cristãos de todo o Brasil para compartilhar sua fé com os mais próximos. Juntos estarão assistindo aos programas que explicam o evangelho, em rede nacional de televisão, e aí fazendo um convite para que aceitem a Cristo”, concluiu.

“Já vimos esta estratégia funcionar em várias partes do mundo”, disse Conard. “A simples verdade é que, quando os cristãos oram pela salvação dos seus amigos, assistem aos programas e os convidam para aceitar a Cristo, o Espírito Santo trabalha e muitos aceitam.”

Conard esteve recentemente trabalhando na Ásia, onde o projeto Minha Esperança levou milhares de igrejas evangélicas em diversos países a trabalharem juntas para divulgar o evangelho. Em alguns países, milhares de pessoas aceitaram a Cristo e estão crescendo espiritualmente em igrejas locais.

Nos meses de março, abril e maio os coordenadores estarão compartilhando a visão do projeto com pastores, e estes, por sua vez, estarão se comprometendo em participar. O projeto Minha Esperança Brasil espera contar com a participação de 50.000 igrejas no mês de Novembro.
.
.
.

Fonte: Minha Esperança Brasil .
.
.
.

terça-feira, 15 de abril de 2008

BLOG UNIÃO DE BLOGUEIROS EVANGÉLICOS CRESCE E REPERCUTE NA MÍDIA SECULAR

Criado em 30 de agosto de 2007 pelo Presbítero Valmir Nascimento Milomen, o blog União de Blogueiros Evangélcos já ultrapassa a marca de 500 associados inscritos.
A adesão ao blog é gratuíta, sendo solicitado apenas ao blogueiro a reciprocidade, ou seja, fazer a divulgação do mesmo, publicando o banner e / ou link entre os links dos sites indicados.
.

Nestes oito meses de existência o blog já esteve presente na tela da Rede Record, foi citado pelo jornal carioca O Dia e também pelo portal Terra.
Veja:
Terra reproduz o jornal O Dia - 1Terra reproduz o jornal O Dia - 2Matéria da Rede Record
Partindo desse pressusposto, você, blogueiro cristão, nada tem a perder se filiando ao UBE. Entre outros benefícios, a sua página obterá visibilidade maior.
Cadastre-se: UBE Blogs Ning e integre-se ao UBE Blogs Orkut.
.
E.A.G.

GMUH – PASTORES JOSÉ WELLINGTON BEZERRA DA COSTA E SILAS MALAFAIA JUNTOS NO 26º CONGRESSO


Boa noticia!.
Além do Pastor José Wellington Bezerra da Costa, o presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), como sendo o preletor escolhido à abertura do evento, participando pela primeira vez, temos a notícia da presença do Pastor Silas Malafaia, que também ainda não havia participado..
O tema do evento escolhido para este ano é “Amar Sim, Abandonar Jamais”..
Acredito que, eles, Pastor José Wellington e Silas Malafaia, abrilhantarão o momento. Digo isso porque, recentemente, o irmão José Wellington presidiu em Porto Alegre um congresso fechado às lideranças evangélicas assembleianas - a Assembléia Geral Extraordinária - quando ambos, cada qual em suas distintas posições e funções, souberam buscar o interesse-maior, que é engrandecer o nome de Cristo e render glórias a Deus em face de vários outros interesses secundários.
.
Atos valem mais do que palavras. Esta é a mais importante lição emudecida de todos os tempos, é um dos muitos bons exemplos de Jesus Cristo que podemos praticar. Ele ensinou a todos pelas coisas que fez, acompanhando-as, todas, depois, com suas mensagens.
.
A conferência tem entrada franca. Ocorrerá no ginásio Irineu Bornhausen - Camboriú, Santa Cantarina - no horário das 7 às 22h30, nos dias 19 a 27 de abril de 2008.
.
.
.

Outro artigo neste blog: 26º SEXTO CONGRESSO DA GIDEÕES MISSIONÁRIOS (GMUH) - PASTOR JOSÉ WELLINGTON BEZERRA DA COSTA, PRESIDENTE DA CGADB, SERÁ UM DOS PREGADORES?
.
.
.

E.A.G.
.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

O estrito sentido bíblico do termo mundo

.
O termo mais comum para mundo é “kosmos”, que em sua origem etmológica significa “ordem”, no sentido inverso de confusão e caos. Ou seja, Deus criou o mundo, que é criação perfeita. Tem a conotação de disposição de coisas organizadas, decoração, ornamento, beleza, regularidade. Porém, o termo com o passar do tempo ganhou outra conotação, que é a terra em contraste com o céu, onde existe um sistema mundial alienado que se tornou inimigo de Deus.
.
Encontramos nos manuscritos escritos em grego koiné do Novo Testamento quatro palavras que foram traduzidas por mundo.
.
Outra palavra encontrada é “aiõn”. Significa a duração da vida, a eternidade, época, duração de tempo. Mateus 12.32; Marcos 4.19; Lucas 18.30; Romanos 12.2; Hebreus 1.2; 11.3.
.
Oikoumene”. É o mundo habitado citado em Mateus 24.14; Lucas 12.1; Atos 17.6 .
.
Portanto, o mundo que a Bíblia Sagrada condena não é o físico e nem são seres humanos com costumes e liturgias diferentes.
.
O mundo condenado por Deus é o mundo espiritual composto por Satanás e seus anjos rebelados, agora identificados como demônios. Este mundo é composto por espíritos malígnos e pessoas que desobedecem os mandamentos bíblicos, amar a Deus em primeiro lugar o próximo como a nós mesmos.
.
Diz a Palavra de Deus que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Então, analisemos muito pausadamente qual é o mundo condenado por Deus segundo essa perspectiva...
.
Quem está matando, roubando e destruindo está dentro deste mundo espiritual. E pode ser uma pessoa distante e desconhecida, longe de qualquer religiosidade, ou alguém ultra religioso que está ao nosso lado.
.
Pergunte-se: as práticas dessa pessoa dizem que ela ama a Deus e ao próximo? Se sim, não é alguém mundado... Se não, sem importar quem seja, o tal está no mundo e precisa da nossa oração.
.
Por conta de manter os usos dos costumes denominacionais muitos são os crentes que entram no terreno espiritual do inimigo: roubam a felicidade das ovelhas, destroem a tranqüilidade delas e alguns até "matam", espiritualmente, recém-nascidos na fé.
.
Cuidado! Esforce-se para que a sua religiosidade esteja sempre baseada nas Escrituras Sagradas e não, meramente, em doutrinas denominacionais! .
.

E.A.G.

domingo, 13 de abril de 2008

ANDRÉ VALADÃO - VENCENDO VEM JESUS

.
.
.

.
.
.

CINCO BOAS RAZÕES PARA TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL

.
.
Um estudo recente pela universidade de Califórnia mostrou que após oito meses de lições do teclado os preschoolers mostraram um impulso de 46% em seu raciocínio espacial.

1) Realça o desenvolvimento do cérebro nas crianças que melhoram desse modo o matemática, a leitura, contagens espacial-temporal e mais.

2) Profissionais e estudantes que tocam algum tipo de instrumento como forma de entretenimento reduzem significativamente a síndrome de 'burn-out' e/ou estresses.

3) Estudantes de colegial que estudavam música (tocar e leitura), em pesquisa realizada nos EUA, tiveram melhor desempenho escolar quando comparados aos estudantes que não tinham nenhuma atividade relacionada à música.

4) Tocar algum tipo de instrumento em parceria reativa o bom humor.

5) Hospitais norte americanos apoiam o uso da música como forma de reativar a auto-estima dos pacientes e colaborar para a recuperação de graves doenças.
.
.

Fonte: Music Point - Escola de Música ...
.
.

sábado, 12 de abril de 2008

ANDRÉ VALADÃO REPRESENTARÁ BRASIL EM CONGRESSO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM PORTUGAL

Nos dias 23, 24 e 25 de maio ocorrerá o Congresso Mundial das Assembléias de Deus, em Portugal, Lisboa. A relação dos oradores incluem o Reverendo Thomas E. Trask, superintendente geral das Assembleias de Deus dos Estados Unidos e a Pastora Patrícia Green, pertencente às Assembleias de Deus Nova Zelândia; entre mais doze pessoas de países diferentes.
.
Causou certo impacto de surpresa aos assembleianos brasileiros haver um congresso, organizado por assembleianos portugueses, a notícia de um convite ao cantor, também pastor, André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, a igreja que lançou o conjunto Diante do Trono, ser um dos cantores oficiais daquela conferência.
.
No site oficial do evento Aceita o Desafio, na página que apresenta os músicos convidados, André Valadão foi listado no topo, descrito como um ícone da música golpel brasileira, lembra seus prêmios e sua formação teológica no Rhema Bible Trainning Center/Kenneth Hagin Ministries (EUA), e Escola de Missões DOMATA em Tulsa/Oklahoma. Também cita a formação musical no seminário de música Christ For the Nations em Dallas no Texas.
.
Nesta mesma página existem mais quatro cantores relacionados e não cita qual é a denominação e nem o país de origem deles. Porém, quem recebe maior destaque é o cantor norte-americano Ron Kenoly. Ele é apresentado em outra página criada especialmente para ele e com uma chamada por banner: “Ron Kenoly em Portugal”.
.
Eu considero que seria interessante ver a Lília Paz, cantora brasileira ligada a Patmos Music, gravadora das Assembléias de Deus – Ministério Belém, cantando lá na Europa, num evento dessa magnitude, porém, não discordo dos organizadores. Acho a medida simpática.
.
Não sabemos qual foi o critério dos organizadores para escolher o irmão André Valadão como representante do nosso País. Deve ter sido feita por causa de uma visão interdeminacionalista. Eles querem passar uma mensagem contra o espírito sectarista. Atos valem mais do que palavras.
.
Além disso, existe o mérito do próprio cantor. Quem ainda não conhece, ouça e veja os mais recentes CD e DVD de André Valadão intitulado Clássicos. É ótimo em todos os sentidos! No lado espiritual edifica. E no lado técnico alcançou o nível da excelência, não deixa a desejar a ninguém do meio musical, seja evangélico ou não.
.
O Pr Altair Germano (relator do Conselho de Educação e Cultura da CGADB e Presidente do Conselho de Doutrina da União de Ministros das Assembléias de Deus do Nordeste), observa em seu blog: “O Reino de Deus é maior que a Assembléia de Deus” mas protesta convidando outros a protestarem também, argumenta que o evento tem como foco tratar de questões e elaborar objetivos para a denominação e arremata ironizando com a sugestão de que o nome do evento deveria ser alterado para Congresso Mundial Interdenominacional.

O congresso é de cunho evangelístico..
.
.
Fontes: Blog do Pastor Altair Germano Aceita o Desafio

sexta-feira, 11 de abril de 2008

FILHOS FLECHAS E FILHOS BUMERANGUES?

Por Nelson Gersoni

O Salmo 127.4 diz que "os filhos são como flechas na mão do guerreiro". Certo escritor fez semelhante comparação, dizendo que os pais são "os arcos, por meio dos quais os filhos, quais flechas vivas, são projetados".


Para interpretarmos bem esta metáfora é bom lembrar que a flecha é algo que se arremessa com firmeza e determinação, numa postura adequada, buscando um alvo determinado. A flecha dá a idéia de algo que sai em busca do alvo, num vôo certeiro que não tem volta.


Assim, compreendemos que nosso papel como pais é educar os filhos, no temor do Senhor, para as realizações da vida. Se faltar esta compreensão, criaremos nossos filhos como "bumerangues". O bumerangue é uma arma de caça - mais tarde substituída pela flecha - criados pelos primitivos aborígenes australianos. É feito de madeira em forma de meia lua. Quando o alvo não é atingido o bumerangue retorna às mãos do atirador, poupando-lhe assim a construção de uma nova arma.


Pais que não observam os preceitos da Palavra de Deus para a criação dos filhos correm o risco de transformar seus filhos em "bumerangues", à medida que não os preparam para acertar os alvos da vida. Assim, depois de adultos eles voltam para as suas mãos, cheios de insucessos, entre eles o despreparo profissional, o casamento desfeito, a falta de adaptação social, ou, nos casos mais extremos, a dependência de álcool ou outras drogas.


Mas o que fazer para que nossos filhos sejam "flechas" e não "bumerangues"? É difícil responder em tão poucas linhas, pois um livro inteiro não encerraria o assunto. Há papéis específicos do pai, que não pode ser desempenhado pela mãe, e vice versa, assim como há medidas a serem tomadas por ambos, algumas em interação com os filho. Uma providência está em Provérbios 22.6: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele".


Filhos de família disfuncional (que não cumpre de forma regular suas funções) terão menores possibilidades de sucesso na vida. Uma das principais causas da disfunção familiar são os problemas espirituais associados aos emocionais. Quando os pais não conseguem se livrar de traumas da infância e não conhecem Jesus para levar a Ele suas enfermidades emocionais, projetam nos filhos as neuroses decorrentes destes traumas, afetando-os emocionalmente. Pais ausentes também geram filhos "bumerangues". Não me refiro a pais que não moram em casa.. Trata-se da ausência de quem está presente. Esta ausência é mais grave por estabelecer uma relação enganosa, onde se pensa que tudo está bem e nada é feito para a mudança.


Os modelos de "presença ausente" são muitos:

Pais permissivos - não falam "não" para os filhos para evitar magoá-los.

Pais repressivos - tolhem as ações, desfazem planos e apagam sonhos dos filhos, pois não vêem neles nenhum potencial para a vida.

Pais sinestésicos - talvez por serem criados sem abraços, evitam abraçar os filhos.

Pais antiauditivos - têm ouvidos para tudo e todos, menos para os filhos.

Pais antidialogais - não mantêm diálogo algum com os filhos, pois não crêem que tenham alguma coisa a dizer.

Pais que dão maus exemplo - são do tipo "faz o que eu mando mas não faz o que eu faço".

É muito bom ter os filhos ao nosso redor, mesmo depois de adultos. É saudável o vinculo familiar com eles e seus filhos. Entretanto, isso é diferente da relação de dependência que tinham conosco quando eram bebês, crianças ou adolescentes. Filhos são "flechas", não são "bumerangues".

Se observarmos os preceitos da Palavra de Deus na criação dos filhos desfrutaremos da promessa de Jeremias 50.9b: "As suas flechas serão como de destro guerreiro, nenhuma tornará sem efeito".

Nelson Gervoni é Pastor, Consultor Educacional e Professor no CEEC / Artigo publicado originalmente no Informativo Evangélico de Educação e Cultura (abril 2008, ano X, Nº 105, página 8) orgão oficial da AD Indaiatuba .

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados em Belverede / clique sobre a palavra para acessar os artigos sobre o tema

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Vídeo .Política .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Pais e Filhos .Atualidade .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Dinheiro .Fé .Fruto do Espírito X Carne .Motivacional .Mulher .Casamento .Apologia Bíblica .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Frases & Imagens Impactantes .Etimologia Bíblica .Prosperidade .Profetas .Saúde .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Hermenêutica .Livros e Leitores .redes sociais .Bom humor .Jovens .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Cinema .neopentecostais .Esporte .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Grupo de Colaboradores em Belverede .Personagens da Bíblia .Antigo Testamento .Dica de Blogueiro .Salmos .Introspecção .Natal .Soteriologia .Marco Feliciano Pr .Verdades e Mentiras .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Ecologia .Aborto .Comunicado .Internet .óbito .Escatologia Bíblica .Samuel Câmara-Pr .pentecostalismo .Teologia .Gif .Novo Testamento .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Questões (des)complicadas .RR Soares .Facebook .Belverede .Daladier Lima .Missões .animal doméstico .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Provérbios de Salomão .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Bíblia de Estudo .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Billy Graham .Poema e Poesia .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Cosmovisão Cristã .Editora Vida .Namoro .Sermão do Monte .Educação .Páscoa .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Carta de Tiago .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Fotos - Templos Evangélicos .Homilética .Virada de Ano .Altair Germano - Pr .Bem aventurança .Randy Glasbergen .rádio .André Valadão .Angeologia .Arlete Oliveira .Carnaval .Dia das Mães .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Patmos Music .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Banda Voz da Verdade .Crianças .Editora Central Gospel .Geografia Bíblica .Opinião .Priscila B Gomes .Rachel Sheherazade .YouTube .animal selvagem .Eclesiologia .Thalles Roberto .Wilma Rejane EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Política Brasileira .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Magno Malta .Pesquisa .Prêmio Carta de Paulo aos Filipenses Smilinguido .Dia dos Pais .Exegese .Martinho Lutero .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .Mensageiro da Paz .animal aquático .Barack Obama .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Editora Betânia .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Mulheres na Bíblia .Primavera .Tania Guahyba .Twitter .grafite .pássaros na Bíblia .Cristologia .Donald Zolan .Marisa Lobo .Árvores da Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia da Bíblia .Dia dos Namorados .Edições Vida Nova .Futebol .Josué Gonçalves - Pr. .Livro de Jeremias .Montes da Bíblia .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Michael W. Smith .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo .Vanderleia M. Silva Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Política Internacional .Slide . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .CPAD Music .Claudionor de Andrade - pastor .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Quarteto Harmonia Celeste .Rose Nascimento .Timidez e Ousadia .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Alan Kardec .Apocalípse 16 .Bete Gomes .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Elinaldo Renovato - pastor .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Isaías .Livro de Rute .Lourival de Almeida - Pr .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Carta de Pedro .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Carta aos Gálatas .Cintia Kaneshigue .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Escola Dominical .Evangelho de João .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .História Mundial .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Juízes .Livro de Malaquias .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Retrospectiva 2017 .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Superstições e Lendas Urbanas .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Esequias Soares pastor Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis . Stephanie Colbert- vocalista Starship .1 Timóteo .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta aos Efésios .Carta de Paulo aos Colossenses .Casamento em jugo desigual .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Davi - rei .Deigma Marques .Discopraise .Donald Trump .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Eliseu - profeta .Estevan Hernandes - Apóstolo .Estevão - o primeiro mártir .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fatos Curiosos - internacional .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .José do Egito .Kathy Fincher .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .Notícia comentada .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Profetas .Você sabia? .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Salomão - rei .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio 1 Coríntios Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor George R. Foster

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Arquivo de postagens

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.