Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A INCOMPATIBILIDADE DA FÉ CRISTÃ COM O PRECONCEITO

Ter amor verdadeiro é questão de ser portador da fé viva em Deus

A fé sem amor é morta, ela só trabalha através do amor (Gálatas 5.6).

O alicerce do cristianismo é amar o próximo como amamos a nós mesmos.

O Salmo 40 é o salmo da paciência. Em se tratando de relacionamentos com o próximo, diante de qualquer circunstância adversa, é melhor esperar em Deus porque Ele é justo e não erra em Suas conclusões sobre ninguém.

O preconceito nasce da falta de paciência

Um adágio popular diz que a pressa é inimiga da perfeição. E o apóstolo Paulo, em sua carta aos crentes colossentes (3.14), escreveu que o amor é o vínculo da perfeição.

Para ser alguém justo jamais devemos agir de acordo com o que as situações parecem ser. O justo não julga pela aparência, mas sim pela reta justiça, que “declama” o Salmo 40.

Quem se apressa em opiniões e atitudes se desvincula totalmente da sua fé em Deus.

Uma pessoa apressada no falar e formular conceitos, é alguém que não atingiu maturidade na fé, vive segundo uma religiosidade peculiar, ainda não aprendeu exercer o amor ao próximo que o Senhor exige.

Jesus Cristo ordena que todos amem a todos. Porém, o apressado em falar e agir fala e faz coisas sem o conhecimento ideal da realidade dos fatos. Mente, de forma consciente e inconsciente. Mentir é faltar com o amor.

A fé em Deus nos capacita a esperar nEle, clamar a Ele e ter a certeza que seremos ouvidos por Ele. Mas, infelizmente, são muitas as vezes que encontramos gente religiosa faltando com a paciência e consequentemente deixando de exercer o mandamento do amor e errando por faltar com a verdade.

A falta de paciência quase sempre gera atitudes preconceituosas e muito injustas contra o próximo.

Ser alguém paciente é ser alguém amoroso.

O conceito é gerado pela análise paciente e o preconceito nasce da pressa

Não é novidade: sabemos que o diabo é pai da mentira. Assim sendo, não podemos ter contato com a mentira de maneira alguma. No entanto há alguns religiosos que faltam com a verdade, são autores delas. E há outros que participam dessas mentiras como seus divulgadores.

Tanto o primeiro quanto o segundo envolvido com a mentira estão errados. O segundo por maldade, associação com o mentiroso e/ou a falta de paciência em averiguar se o que está dito é mesmo fato ou mera versão mentirosa.

A base do conceito de um cristão autêntico é a verdade, que jamais se relativisa.

É fato que eu estou aqui, agora, criando este artigo; é fato que em outro momento, você, leitor, está lendo a digitação deste meu artigo. Essa é a verdade! Poderão existir mil versões sobre isso, mas todas elas estarão fora desta nossa realidade, serão meras fantasias.

Eu escrevo e você lê: neste fato não existe outra verdade de outro alguém sobre o que acontece agora! Porém, alguns apressados, preconceituosos, quando confrontados sobre a questão das verdades e das versões, afirmam que disseram a verdade deles. Que verdade? Não existe mais de uma verdade para um só fato. A verdade não é relativa!

Conclusão

O preconceituoso, por várias razões erradas, se apressa para agir e falar, não se interessa em verificar as bases das situações em que se envolve, coisas que comenta. Desconhece ou despreza o valor que Deus dá aos que amam a justiça e esperam nEle para assim, com e em Deus, continuar agindo justamente.

Por causa disso o preconceituoso dá passos imperfeitos, falta com o amor a Deus e ao próximo, toma partido em favor de fatos verdadeiros ou versões mentirosas como que por acidente de percurso.

E.A.G.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A DEFINIÇÃO DO TERMO PRECONCEITO NO DICIONÁRIO MICHAELLIS

.
.
Pre.con.cei.to substantivo masculino (pre+conceito).

1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados.

2 Opinião ou sentimento desfavorável concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão.

3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem.

4 Sociologia Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. Preconceito de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. Preconceito racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. Preconceito religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões.


Veja mais neste blog:

A definição do termo fé

A definição do termo preconceito.
.Fonte: Michaellis 2000 / volume 2 - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (Ediora Melhoramentos / Reader's Digest).

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Resposta aos ateus - Revista criacionistas


Periódico gratuito online terá 'revisão pelos pares' feita por pessoas que concordem com a linha da publicação.

SÃO PAULO - O grupo cristão "Answers in Genesis" (Respostas no Gênese) lançou neste mês uma revista para divulgar pesquisas "sobre a criação e o dilúvio global num contexto bíblico". A publicação é gratuita e está disponível online.

A mesma organização religiosa, chefiada pelo líder evangélico Ken Ham, já havia financiado a abertura de um museu do criacionismo nos Estados Unidos.

Segundo disse ao website da revista Nature o editor-chefe da nova publicação, Andrew Snelling, artigos apresentados serão analisados por pessoas que "apóiam as posições adotadas pela revista", num processo que emula a revisão pelos pares adotada em revistas científicas tradicionais, como Science e a própria Nature. Snelling é um geólogo de Brisbane, Austrália.

Em seu primeiro número, já na internet, a revista, chamada Answers Research Journal, traz artigos sobre o papel dos micróbios nos seis dias da criação, tal como descritos na Bíblia, e um texto tentando conciliar processos de transformação geológica com a idéia de que o planeta Terra teria apenas poucos milhares de anos de existência.

O consenso científico é de que a Terra se formou juntamente com o restante do Sistema Solar, a partir de uma nuvem de gases e poeira, há cerca de 5 bilhões de anos, e de que as formas de vida existentes são fruto de um processo de evolução por seleção natural.

Fonte: Estadão

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

25 DE JANEIRO É ANIVERSÁRIO DA METRÓPOLE - SÃO PAULO - 454 ANOS

Imagem: Priscila B Gomes
.
Vale do Anhangabaú / Prédio Banespinha - centro da cidade de São Paulo
.

O RETRATO FALADO DE JESUS CRISTO


O imperador Tibério César, contemporâneo de Cristo, escreveu a Públio Lêntulus, seu pró-cônsul na Galiléia, perguntando como era Jesus.

Ele precisava responder a uma interpelação do Senado Romano. Cristo preocupava os senadores. A resposta de Públio foi feita em uma carta muito rica em detalhes.

A correspondência foi encontrada em Roma, séculos depois, no arquivo do Duque de Cesadini. Talvez, seja o único documento com valor histórico que detalha a aparência humana do Filho de Deus.

“Sabendo que desejais conhecer quanto vou narrar; existindo nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo inculcado como profeta da verdade, e seus discípulos dizem que é o Filho de Deus, criador do céu e da terra, e de todas as coisas que nela se acham e que nela tem estado; em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas deste Jesus: ressuscita, cura os enfermos, em uma só palavra; é homem de justa estrutura e é muito belo de aspecto.

Há tanta majestade no rosto que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou teme-lo. Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura, são distendidos até as orelhas, e das orelhas até as espáduas são da cor da terra, porém, mais reluzentes.

Tem no meio da sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso nos Nazarenos; o seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno, nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada; o nariz e a boca são irrepreensíveis.

A barba é espessa, mas semelhantes aos cabelos, não muito longa, separada pelo meio; seu olhar é muito especioso e grave; tem os olhos grandiosos e claros; o que surpreende é que resplandece no seu rosto como o raio do sol, porém, ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplandece apavora e quando ameniza faz chorar; faz-se amar e é alegre com gravidade.

Dizem que nunca ninguém o viu rir; mas, antes, chorar. Tem os braços e as mãos muito belos; na palestra contenta muito, mas o faz raramente, quando dele alguém se aproxima, verifica que é muito modesto na aparência e na pessoa.

É o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante a sua mãe, a qual é de rara beleza, não se tendo jamais visto, por estas partes, uma donzela tão bela...

Das letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada.

Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça.

Muitos se riem vendo-o assim, porém em sua presença, falando com ele, tremem e o admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes.

Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram jamais tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus, muitos o têm como divino e muitos me questionam, afirmando que é contra a lei de tua majestade.

Diz-se que este Jesus nunca faz mal a quem quer que seja; mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele têm andado, afirmam dele ter recebido grandes benefícios e saúde, porém à tua obediência estou prontíssimo para aquilo que a tua majestade ordenar, será cumprido.

Vale, da majestade tua, fidelíssimo e obrigadíssimo.

L’indizione sétima, luna seconda”.

Públio Lêntulus

Fonte: Folha Evangélica / Ano IX - Nº 78

Nota: o texto acima, um pseudo-epígrafo, tem sua autenticidade contextada.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O que não está de cabeça para baixo?

De c@beça pra ba!xo


Mayta tem apenas quatorze anos, é de Jaguaquara, Bahia. Define-se assim: “Aparentemente apenas uma garotinha normal. Mas você não sabe o que se passa dentro de mim... Ouço coisas q ninguém diz. Falo coisas q ninguém ouve. E sinto coisas q ninguém entende...”
_______

Às vezes tudo fica de cabeça pra baixo... Meu quarto, minha casa, meus amigos... Nunca sei exatamente o motivo...

As coisas às vezes são mais divertidas de cabaça pra baixo... Mas ficam de cabeça pra baixo somente alguns segundos... É uma pena porque eu prefiro assim... Mas às vezes as coisas ficam até 7 minutos e 24 segundos de cabeça pra baixo... É realmente emocionante... Você já deve ter visto várias coisas de cabeça pra baixo também...

Vou contar o dia em que tudo virou de ponta-cabeça por 5 minutos e meio...

- Maytta... Não inventa arte, viu? - gritou minha mãe lá da cozinha.

- Mãe... Num vou inventar nada não...

- Olhe lá viu?

- Tá, mãe... tá bom...

De repente, em menos de 3 segundos, tudoooo fica de cabeça pra baixo, menos eu...

Minha mãe andava pelo teto, os móveis pendurados ameaçavam cair... Os objetos incrivelmente em seus lugares sem cair no chão; até mesmo as roupas em cima (ou seria embaixo?) da cama continuavam lá... Minha amiga chegou andando pelo teto também... As torneiras ligadas funcionavam como uma fonte (daquela que joga água pra cima, sabe?)...

- Mãe, como você não cai daí? - perguntei eu, curiosíssima - tá com ímã nos pés, é?

- É filha... Estou sim... - respondeu ela em tom irônico após uma gargalhada...

Eu ri também... Continuamos conversando... E eu, olhando para o relógio que estava no meu braço (que incrivelmente não estava de cabeça para baixo também)...

Em cinco minutos e meio, aproximadamente, tudo volta ao normal com uma simples frase que a minha mãe diz:

- Filha, deixa de coisa... O que você está tentando fazer virada de cabeça pra baixo ai nesse canto de parede? Vamos! Desvire! E vá arrumar seu quarto, que está de pernas pro ar!

Das outras vezes, tudo era muito rápido porque eu estava apenas dando um mortal (como na foto), dando uma estrelinha ou uma simples cambalhota!

~_**May**_~

_______

E.A.G.

Fonte: blog Do Meu Jeito | http://maytta.blogspot.com/ 

Observação: Esta postagem é uma singela homenagem. Considero a criatividade muito importante na vida de todos nós. De alguma maneira ela transcende e beneficia muitas pessoas, não apenas ao portador da mesma. É um dom de Deus.

Atualização: 24 de agosto de 2019.

Câmera, ação! Ciro Sanches Zibordi, Silas Daniel e Gediel Mendes

A Blogosfera Evangélica está começando a efervescer, e apesar disso não considero a atitude da propagação da Palavra por meio audiovisual coisa insignificante ou pequena. Fazer devocionais por meio da fala é importante.

Neste dia, o irmão Ciro Sanchez Zibordi, pastor assembleiano, inaugurou uma série de postagens através de vídeos, cujo título deles é Palavra Viva e Eficaz.

Os vídeos, que estão hospedados no site YouTube [1] podem ser considerados como uma iniciativa louvável. Olhando pela perspectiva de que nem todos os brasileiros são achegados à leitura. Então, discursar é, mesmo, a melhor solução aos iletrados e sem proximidade às letras.

O Pr Zibordi não é o primeiro assembleiano que segue por este recurso. Antes dele encontrei vídeos do irmão Gediel Mendes [2] e do Pr Silas Daniel  [3]

Uma crítica construtiva: usando o recurso audiovisual é necessário dominar plenamente a técnica também. A boa iluminação e boa resolução de imagem e som são detalhes que não podem passar de largo. Inevitavelmente as comparações virão por parte dos usuários do YouTube, internautas que ainda são descrentes em Cristo e vêem outras programações, seculares, disponíveis na rede de computadores. Vídeos com qualidades técnicas sem pecado.

O pessoal sem Jesus não tem a capacidade de discernimento espiritual. Eles não possuem, espiritualmente, força alguma para se defender. Só sabem julgar tudo pela aparência.

Quando eu ainda não tinha aceitado a Cristo e nem compreendido o amor de Deus, fazia julgamentos através das percepções naturais. A maior barreira que encontrei e que me impedia de parar e analisar a mensagem de salvação era a maneira como os veículos de comunicação eram usados pelos evangélicos. Comparava a qualidade dos discos (naquela época em vinil) dos cantores seculares com os cantores cristãos. O "mundo" era profissional e os crentes amadores!

Nos idos de 1980, grande parte dos músicos pentecostais cantavam, mas não era música. A música é composta de melodia, harmonia e ritmo. Aqueles irmãos (repito: não digo todos eles) entoavam algo que faltava ritmo e /ou harmonia. Mas os grupos de rock e pop (não estou defendendo a mensagem que eles passam) sempre foram e são bons músicos (todos eles!). Cantaram e cantam dominando seus instrumentos. Ao gravar um disco eles fizeram e fazem isso com excelência profissional.

O ser humano natural tem um olhar espiritual míope, eles enxergam bem apenas esses detalhes perceptíveis pelos sentidos naturais. São deficientes auditivos e visuais quando se trata das coisas do alto.

Faço votos, sinceramente, desejando boa sorte aos blogueiros citados neste post e também para tantos outros blogueiros que seguirem por esta tendência, de colocar uma "câmera na mão e uma inspiração celestial na cabeça", para que atinjam com eficiência absoluta, tecnicamente, a capacidade de pregar o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Que eles conquistem uma exuberante qualidade profissional.

Não estão longe disso.

Em tempo: de forma alguma meu comentário é com intenção depreciativa.

E.A.G.
_______
1. https://www.youtube.com/user/Cirozibordi?gl=BR&hl=pt
2. Aparentemente, o autor da página a deletou: https://gedielmendes.wordpress.com
3. http://silasdaniel.blogspot.com/2007/09/os-argumentos-frgeis-e-aparentemente_2049.html

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Shirley Carvalhaes - Deus Tremendo (ao vivo)




Salmo 133 na versão Almeida Contemporânea (Editora Vida)



Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
 ♦
 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
 ♦
 É como o orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião. Porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.

 Edição Contemporânea de Almeida
 (Editora Vida)

DEPUTADO FEDERAL ZEQUINHA MARINHO DÁ APOIO AO PROJETO MINHA ESPERANÇA DE BILLY GRAHAM


.
.

"O projeto Minha Esperança, da Associação Evangelística Billy Graham, já alcançou mais de 2.530.000 almas para Jesus em diversos Países da América Latina nos últimos cinco anos e ocorrerá no Brasil em novembro de 2008.”

Foi assim que o deputado federal Zequinha Marinho (PMDB/PA) definiu o projeto que também será levado ao estado do Pará.

Zequinha Marinho se reuniu, em Ananindeua, com o Presidente da COMIEADEPA – Convenção de Ministros das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus do Estado do Pará, Pastor Gilberto Marques de Sousa e diversos membros da Mesa Diretora daquela Convenção, onde discutiram as ações preliminares para implantação do Projeto Evangelístico Minha Esperança no Estado do Pará.

O parlamentar manteve contato com o Coordenador Nacional do Projeto, Pastor Geremias do Couto, onde assumiu o compromisso de dar todo apoio à execução das ações do Minha Esperança no Pará, não apenas junto às Assembléias de Deus, mas também junto às demais denominações evangélicas interessadas.

Na oportunidade, o Pastor Gilberto Marques nomeou com aprovação da Mesa Diretora da COMIEADEPA, o Pastor Dilson Alecrim como Coordenador Estadual do Projeto, junto às Assembléias de Deus no Estado.

“O projeto é simples, porém muito envolvente e vai mexer com toda a massa evangélica paraense em busca de almas preciosas para o reino de Deus. Dia 30 de janeiro será realizada em São Paulo a primeira reunião de coordenadores estaduais, onde será lançada para todos a visão do Pastor Billy Graham sobre o projeto. No Pará, Minha Esperança terá duas fases: uma primeira que terá como objetivo comunicar a visão do projeto e, posteriormente, uma segunda fase que será responsável pela capacitação dos líderes. A partir da capacitação, os líderes poderão orientar os membros das igrejas. A segunda fase do projeto se dividirá em quatro reuniões nos municípios de Ananindeua, Breves, Marabá e Santarém”, explicou Zequinha Marinho.
.
.
.
Fonte: Fernanda Vasquez (assessora parlamentar)

domingo, 20 de janeiro de 2008

O SALMISTA DAVI E O RAPPER GABRIEL O PENSADOR - CRENTE QUE TEM PROMESSA NÃO MORRE

.
.

Introdução
Aos leitores desse blog faço um pedido inusitado. Antes de passar ao segundo parágrafo leia o último, e só depois prestigie-nos aqui.

“Atenta para mim e ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não durma o sono da morte” – Salmo 13.3.

Existe um rapper carioca chamado Gabriel O Pensador, ele gravou uma canção com a mesma indagação que inicia o Salmo 13. Tanto a poesia bíblica quanto a secular são compostas com versos que nasceram de uma angústia profunda, então, a pergunta: Até quando?

Antes que alguém diga que faço comparação de igualdade de valores entre letras sacras e seculares, refuto totalmente essa acusação. Não faço sacrilégio, apenas traço o paralelo sobre duas poesias, a bíblica e a extra-bíblica, porém ambas com expressões vindas da alma. Sei reconhecer os graus de espiritualidades distintos. Descreverei minha distinção algumas linhas abaixo.

Para não dar nenhuma margem à ambigüidade, antecipadamente, declaro que acho importante aos líderes evangélicos possuirem formação acadêmica. A teologia é excelente suporte aos ministros do Evangelho.
Crente que tem promessa não morre
A oração do salmista, trecho entre àspas supracitado em negrito, descortina um momento do estado de ânimo depressivo dele. Chega a fazer uma solicitação, aparentemente insana, ao pedir a Deus para não morrer. Mas, sendo ele íntimo do Criador, olhando para trás, com certeza fez o pedido porque tinha em mente os profetas transladados. Deve ter se lembrado de Enoque, Elias e a interrogação sobre a não-localização do corpo de Moisés.

Ou seja, na cabeça de Davi não existia loucura alguma ao abraçar esse desejo de não querer conhecer o sono da morte. Talvez, olhando o caos em redor, tenha se indignado amargamente e almejou o que soube ter acontecido com Enoque.

Existe diferença em quem sofre angústia com Deus e quem sofre sem Deus.
No caso do rapper, a sua poesia não vislumbra a esperança do escape para o alto. Gabriel o Pensador começa e termina seus versos se perguntando “até quando”.

Nós, se de fato conhecemos a Deus intimamente, podemos ensejar o mesmo que Davi.

Primeiro porque Enoque e Elias simbolizam os cristãos que serão arrebatados. Há nas Escrituras Sagradas uma promessa de arrebatamento à Igreja do Senhor Jesus. Na caminhada terrena é salutar ao crente conservar viva essa esperança.

Uma das consequências da fé na promessa do arrebatamento é o chavão “crente que tem promessa não morre”. Estou na fase de querer entender porque, asperamente, alguns pentecostais deploram esse chavão. Acho que deveria haver criticas e interpretações bíblicas, contrárias e à favor, com menos pressa sobre esse assunto.

Leitura bíblica e devoção
Em segundo lugar, quem ama a Palavra de Deus absorve-a diariamente, assim como o organismo recebe o oxigênio. Existe uma simbiose entre o ar e o organismo humano que só é notado o tamanho da sua real importância quando se acaba.
Quem, não sendo vítima de um afogamento, procura desesperadamente por oxigênio se estiver respirando sem problemas? Ninguém! No entanto a Palavra de Deus é mais importante do que a mecânica dos pulmões. Mais do que o desespero do pulmão de quem procura e não encontra o ar deveria ser o desespero da pessoa que deixa de praticar a Palavra de Deus.
O crente que se entrega sinceramente a Deus recebe de Deus a força do hábito para amar ao Criador e ao próximo. Está registrado nas Escrituras o mandamento do amor e quem entrega seu coração a Cristo passa, voluntária e prazerosamente, a amar com muita naturalidade, tal qual o exercício pulmonar de respirar e expirar - não é necessário nenhum esforço mental.
Toda pessoa que procura se aproximar de Deus mesmo sem jamais ter cursado uma faculdade, nunca ter se assentado nas cadeiras de heresiologia, hermenêutica – exegese, passa a amar a Deus e ao próximo como a si mesmo e se habitua a pôr tais matérias acadêmicas em práticas. Ele medita dia e noite nas Escrituras Sagradas e diuturnamente pratica-a.
O processo de crescimento espiritual
A pedagogia de Deus é super interessante: tudo é delineado pela linha mestra chamada amor.
Quem ama ao Senhor respeita o semelhante como a si mesmo e antes de criticar alguém se coloca no lugar desse alguém tentando entender o porquê ele errou ou supostamente errou. Faz isso inconscientemente, meditando na Palavra de Deus.
E por meditar na Palavra, troca os sentimentos que o impelem a retrucar aborrecimentos, abandona argumentos que o induzem a lustrar seu ego e passa a agir apenas segundo às argumentações bíblicas. Por causa disso tem imparcialidade, mesmo que esteja envolvido na situação conflitante.
Em descrição simplificada: quem lê e se entrega ao que o Senhor pede é uma pessoa que nega-se a si mesmo, diminui-se e permite que à vontade de Deus cresça e apareça ativamente em todo o seu agir.
Como a teologia define a morte
Voltando a definição do termo morte, na Bíblia Sagrada existem mais de um sentido para ela. É usada para o sentido da morte terrena e também da espiritual. O jargão “quem tem a promessa não morre" não está se referindo à morte terrena, está tratando da morte espiritual.
Morte física
O bom amante da Palavra de Deus faz uso da exegese em Hebreus 11.
Os heróis da fé, como Abraão e Moisés receberam a promessa com um objetivo meramente circunstancial, que era tomar posse de um espaço físico, a terra santa. O Criador não revelou a eles característica do porvir além túmulo.
Ora, se se tratava de uma localização geográfica, a morte física deles é narrado pelo escritor do livro aos Hebreus, capítulo 11, como algo natural à esfera física. A morte ali não é no sentido espiritual, portanto, fazer menção daquele texto para criticar o jargão da imortalidade da matéria humana dos crentes é uma argumentação equivocada e de causar espanto quando proferidas por alguns protestantes portadores de admirável currículo acadêmico.
Morte espiritual
Existe o consenso entre todos os evangélicos que a terra santa simboliza o céu. A Igreja tem a promessa de entrar na Jerusalém Celestial. Lá não haverá morte.
É unânime a crença de que Jesus é a Vida. Sem Cristo, dizemos, não herdaremos a vida eterna.
Jesus em uma só frase fez menção das duas mortes. Lemos o que Ele disse em Mateus 8.22: deixa os mortos (espirituais) enterrarem os seus mortos (físicos).
Cristo ao morrer fisicamente destruiu a morte espiritual (2ª Timóteo 1.10).
Mortos vivos e vivos mortos: discernindo
Como saber quem está vivo ou morto espiritualmente? Meditando na Palavra de Deus que nos capacita responder.
Alguns têm nome de vivos, mas estão mortos (Apocalipse 3.1). Quem são esses cadáveres espirituais? São os que se proclamam seguidores de Jesus, porém, não amam seus irmãos (1ª João 3.14).
Concluindo
Não importa o quê e nem porquê agimos se deixamos de agir através do amor. O amor é mais importante do que qualquer objetivo. Deus é amor. Quem age sem amor age sem Ele.
Que o Senhor abençoa a todos com essa reflexão.
Youtube: Francine: vídeo com louvor contendo a frase em debate.
.
E.A.G.

P S: a menção de um cantor lá no título desse post, além da intenção de refletir sobre o que Deus nos diz, também é objetivando levar essa postagem para horizontes além dos habituais blogueiros e leitores evangélicos. Vários internautas entram no buscador Google e nos similares dele pesquisando o nome artístico Gabriel O Pensador.
(Artigo postado originalmente no blog UBE em 29 de outubro de 2007)

sábado, 19 de janeiro de 2008

SETE POSTAGENS NA BLOGOSFERA EVANGÉLICA SOBRE A IGREJA PERSEGUIDA

Olhar Cristão

Assembléia de Deus Queimada no Quênia (João Cruzue)

A Serviço do Rei Jesus

Assembléia de Deus Queimada (Ev Jairo Elin)

Blog da Irmã Vânia

Perseguição Até o Final dos Tempos (Irmã Vânia)

Cobertos de Graça

Post sem título (Tony / Raquel)

CCB Virtual

A Igreja Perseguida na Coréia do Norte (Emanuel Lopes de Paula)

Blog da Sthefany

Igreja Perseguida / Coréia do Norte (Sthefany Soares)

Alfa e Ômega

Você Conhece a Igreja Perseguida? (E.A.G.) .
.
.

E.A.G. .

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Ana Paula Valadão Bessa e o Movimento Pentecostal Brasileiro

O que Ana Paula Valadão Bessa tem em comum com Geremias do Couto? Respostas:  Ambos possuem a fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador; e,  os dois se tornaram verbetes do dicionário lançado recentemente pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

Em novembro, a editora lançou o Dicionário do Movimento Pentecostal, de autoria da Pr. Isael de Araújo, um sucesso editorial, sendo o livro mais vendido no mês de novembro.

Na obra, além dos dois nomes supracitados, o autor menciona a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Universal do Reino de Deus, o movimento G12, a televisão Rede Boas Novas, projeto do Pastor Samuel Câmara; também faz abordagem sobre a família de Silas Malafaia. E muito mais.

Isael de Araújo é ministro do evangelho, pesquisador da história das Assembleias de Deus, co-autor do livro História das Assembleias de Deus no Brasil (1982), é formado em Teologia, com estudos na área editorial pelo Internacional Christian Publishing Institute (ICPI) da Cook Ministries (Colorado, Springs, EUA) e chefe do setor de Obras Especiais da CPAD.

Em entrevista ao irmão Gutierres Siqueira (blog Teologia Pentecostal), respondendo sobre os comentários e deduções generalizadas referentes aos movimentos religiosos (pentecostalismo clássico e neopentecostalismo), Isael Araújo disse o seguinte: “Ainda precisamos saber a fundo o que é pentecostalismo clássico, deuteropentecostalismo e neopentecostalismo. Por enquanto, está mais para rótulo do que definição.”

Pela resposta, temos uma boa noção da imensa representatividade deste novo lançamento editorial. Indispensável aos estudiosos do pentecostalismo no Brasil.

Foto: arquivo pessoal de Isael Araujo. | Atualização de postagem em 30 de setembro de 2021.

DAVID QUINLAN - ABRAÇA-ME



Site Oficial Comunidade no Orkut Cifra

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O VALOR DA BÍBLIA

.
Por Eude Martins

"Pois toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver" - 2ª Timóteo 3.16 (NTLH).

A maior necessidade de nossos dias é a necessidade de fé. Necessitamos de uma fé que possa encarar as realidades da vida, uma fé ancorada no amor de Deus e no seu cuidado por nós. E esta fé, que nos capacita a vencer os tempos difíceis, existe. Qual é a autoridade desta fé? É a Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus revelada para nós. Somente na Bíblia podemos conhecer a obra e o caráter de Deus. Somente na Bíblia podemos ler a respeito da ação de Deus em nosso favor.

O diretor de um jornal de Londres, uma vez, realizou uma pesquisa com 100 homens importantes - nobres, membros do Parlamento, professores, universitários, escritores e comerciantes. Ele perguntou: "Vamos supor que você seja levado à prisão por três anos e só pudesse levar consigo três livros, quais livros escolheria? Por favor, relacione os livros pela orden de importância." Sem contestar, 98 dos 100 homens colocaram a Bíblia em primeiro lugar em suas listas!

Destes homens, poucos gostavam de religião, muitos nem freqüentavam igrejas, outros eram agnósticos ou ateus. Mesmo assim, eles sabiam que nenhum outro livro poderia trazer-lhes ânimo e conforto em dias tenebrosos e difíceis.

Por que isto? Em um artigo publicado na revista Coronet, o editor Eddie Cantor disse: "Não me surpreende que quase todas as listas de livros mais vendidos incluem a Bíblia. Como os leitores da Bíblia sabem, e como eu descobri há alguns anos, a Bíblia não é só o livro mais vendido - ela é o livro da vida, eterno, imutável, de confiança, sempre seguro".

Por causa desta verdade, a Bíblia é nossa autoridade da fé. Sabemos que a Bíblia é verdadeira. Não é porque foi escrita por gênios religiosos que a Bíblia tem autoridade para os cristãos, nem porque ela é fonte de inspiração para grandes experiências religiosas. A Bíblia é soberana para os cristãos porque é revelação de Deus. É a revelação divina em forma escrita. A Bíblia tem autoridade porque ela é a Palavra de Deus, e não por qualquer outra razão.

Ela é, certamente muito lida, mas lida por muitos de forma fragmentada. Vamos lê-la completamente. Lembre-se que são necessárias apenas 72 horas para a leitura completa da Bíblia. Isto quer dizer que, se tivermos a disciplina de ler a Bíblia diariamente por apenas 15 minutos, completaremos a leitura em 288 dias, em menos de um ano.

Cabe registrar também a necessidade de colocarmos um exemplar da Bíblia em todos os lares brasileiros Para isso, a Sociedade Bíblica de Brasil recomenda que cada igreja faça um censo na região geográfica de sua influência, para saber em que lares não há um exemplar da Bíblia. E, então, presentear este lar com uma Bíblia.

Afinal, a Bíblia é a autoridade de fé. Podemos conhecer Deus e temos fé em Deus através da revelação dele próprio, encontrada na Bíblia.
.
Eude Martins é assessor para projetos especiais da Sociedade Bíblica do Brasil e coordenador do Ano da Bíblia.
.
Artigo adaptado, extraído da da Revista "A Bíblia no Brasil" - nº 218 - Ano 60.
.
.
Texto usado com permissão.
.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

UBE - Melhores postagens de 2007 [Top 10]

A segunda fase do concurso Melhores Postagens de 2007 – UBE Top 10 começou.


Na primeira fase, votei nos seguintes artigos e blogs:


Blog da Irmã Vânia
Irmã Vânia: Blog desmente a morte de Shirley Carvalhaes
http://irmavania.blogspot.com/2007/11/blog-desmente-morte-de-shirley.html




Reflexões Sobre Quase Tudo
Dalardier Lima: Os sete inimigos do teólogo
http://daladier.blogspot.com/2007/12/os-sete-inimigos-do-telogo.html




Verba Volant, Scripta Manent
Silas Daniel: 400 Anos da Reforma Protestante
http://silasdaniel.blogspot.com/2007/10/reforma-protestante-490-anos-depois.html

BBC BRASIL - DEPOIS DO VÍRUS HIV UMA BACTÉRIA MORTAL ATACA COMUNIDADE GAY

No passado um novo vírus atacou a comunidade gay, agora é a vez de uma nova bactéria.

O vírus HIV chegou pegando o campo da medicina despreparado para enfrentá-lo. Com a bactéria não é diferente.

Segundo informa o portal BBC Brasil, uma variante de bactéria mortal pode estar se espalhando com rapidez assustadora entre os gays das cidades de São Francisco e Boston, nos Estados Unidos.

Segundo um estudo publicado na revista especializada Annals of Internal Medicine, essa variante de bactéria é conhecida como MRSA USA300, tem forte resistência a medicamentos e é transmitida pelo contato da pele ou com superfícies contaminadas e pelo sexo anal.

As pesquisas dos especialistas acusaram a incidência da doença em áreas distintas das cidades de São Francisco e Boston com base em dados hospitalares, porém, tal pesquisa não informa o número exato de contaminados até o presente momento.

A equipe de pesquisadores constatou que no distrito de Castro, em São Francisco, onde existe uma das maiores concentrações de homossexuais dos Estados Unidos, que um em cada 588 residentes estaria infectado com a bactéria. Em outras partes da cidade é um caso para cada 3.800 pessoas.

Uma reflexão deste blog sobre o homossexualismo: ABGLT - Ninguém sonha em ter filhos gays .

Veja mais sobre o assunto da nova bactéria diretamente da fonte dessa informação: BBC Brasil.

E.A.G.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Olímpiadas de Pequim - O processo criativo da logomarca segundo um artista desconhecido

As pessoas que trabalham com charges e quadrinhos são artistas com criatividade bastante perspicaz. Possuem uma visão de mundo e traduzem o que entendem de suas observações de uma maneira bem peculiar. Não são raras as vezes que ficamos surpresos, estarrecidos, diante da arte que produzem.
À esquerda, a logomarca oficial da competição olímpica na China. À direita, os quadrinhos de artista desconhecido e talentoso. Todos os desenhos foram encontrados em um site português.

E.A.G.

Fonte: http: // botabaixo . nireblog . com
Atualizado em 04/04/2021 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

DESAFIANDO GIGANTES - UM ÓTIMO FILME

.
Sábado, dia 7 de janeiro, me assentei em meu sofá às 21h para assistir um filme acompanhado da esposa, como de costume. Mas naquela vez estava sem vontade porque ao ver a propaganda dele pensei que fosse outro filme sobre futebol americano, cheio de clichês. Ledo engano. Tratava-se de um filme evangélico em canal secular!

Assistindo me emocionei. Emoção por causa da mensagem edificante e da capacidade da produção em fazer algo espiritual com boa qualidade profissional.
E depois a emoção foi maior ao pesquisar na internet e conhecer a história dos bastidores desse filme. Ele é considerado o maior sucesso do cinema cristão.

O enredo: Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. Enfrenta crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis. Recebe uma visita inesperada de alguém com uma mensagem de encorajamento e fé. O restante é preciso ver para descobrir...

Desafiando Gigantes já completou um ano e dois meses de estréia nos cinemas americanos. É uma produção da Igreja Batista de Sherwood (Sherwood Baptist Church), em Albany (EUA).

Quando os produtores fizeram um balanço, diferentes dos produtores seculares, a informação que julgaram mais importante é que mais de três mil pessoas enviaram e-mails para a igreja dizendo que entregaram suas vidas para Jesus depois de ter assistido ao filme.

Rodado com uma única câmera e com elenco e equipe de 500 membros voluntários, ”Desafiando Gigantes” mostra uma história atual e com uma linguagem clara a cristãos e não-cristãos. Resultado: filmado com o orçamento de cem mil dólares, considerado baixo para os padrões de Hollywood, já faturou mais de dez milhões. Nos EUA, ficou em cartaz em mais de mil cinemas por 17 semanas. No Brasil, já está nas locadoras, nas lojas às vendas pelo preço médio de r$ 35,00, e também já está na TVA, televisão por cabo. Dias de exibição >>>

No total, a produção está disponível em 57 países, 10 idiomas e em todos os continentes. Além disso, está sendo exibido em cruzeiros da Disney e em vôos das Linhas Aéreas Turcas - detalhe: a Turquia é majoritariamente islâmica.

A idéia de fazer o filme surgiu depois que a liderança da Sherwood tomou conhecimento de uma pesquisa que mostra que filmes têm uma influência maior na sociedade do que as igrejas. Este é o segundo longa-metragem da Sherwood Pictures, depois de ”Flywheel”.

Em entrevista, o pastor da congregação, Michael Catt, disse que um dos elementos mais importantes na realização do longa-metragem foi a oração. ”Tudo foi feito em oração”, disse.

Entre as realizações de “Desafiando os gigantes” estão:

• depois do fim de semana de estréia, alcançou o primeiro posto no ranking do Yahoo por seus usuários;

• a famosa revista esportiva americana Sports Illustrated o incluiu na lista dos 10 melhores filmes esportivos do ano;

• o DVD está sendo apresentado internacionalmente em igrejas, escolas e prisões;- mais de 5.500 igrejas e ministérios compraram licenças para exibir o filme publicamente e o estão usando para ministrar;

• o DVD foi ranqueado como o sexto mais vendido nos EUA após seu lançamento;- um livro de 288 páginas com a história do filme foi lançado em setembro no mercado estado-unidense;

• a Assembléia Legislativa do estado da Georgia homenagou a Sherwood Pictures e a igreja pelo impacto positivo do filme.
Pressione o dono da locadora se o filme não estiver inserido no catálogo para locação.

Fonte: Cine Gospel

COINCIDÊNCIAS NAS VIDAS E MORTES DOS PRESIDENTES KENNEDY E LINCOLN

.
.
.

Navegar é preciso...

Navegando na internet, pesquisa de nova matéria, encontrei esse lista em um artigo de um blog da plataforma Windows Live Space. E como o outro blogueiro visitado por mim, resolvi levar o texto adiante ipsis leteris...

Veja as coincidências entre dois presidentes assassinados.

Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso em 1846.

John F. Kennedy foi eleito para o Congresso em 1946.

Abraham Lincoln foi eleito presidente em 1860.

John F. Kennedy foi eleito presidente em 1960.

Os nomes Lincoln e Kennedy têm sete letras.

Ambos estavam comprometidos na defesa dos direitos civis.

As esposas de ambos perderam filhos enquanto viviam na Casa Branca.


Ambos os presidentes foram baleados numa sexta-feira.

A secretária de Lincoln chamava-se Kennedy.

A secretária de Kennedy chamava-se Lincoln.

Ambos os presidentes foram assassinados por sulistas.

Ambos os presidentes foram sucedidos por sulistas.

Ambos os sucessores chamavam-se Johnson.

Andrew Johnson, que sucedeu a Lincoln, nasceu em 1808.

Lyndon Johnson, que sucedeu a Kennedy, nasceu em 1908.

Andrew e Lyndon tem seis letras.

John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1838.

Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1938.


Ambos os assassinos eram conhecidos pelos seus três nomes.

Os nomes de ambos os assassinos têm quinze letras.

Booth saiu correndo de um teatro e foi apanhado num depósito.

Oswald saiu correndo de um depósito e foi apanhado num teatro.


Booth e Oswald foram assassinados antes de seu julgamento.

Uma semana antes de Lincoln ser morto ele estava em Monroe, Maryland.

Uma semana antes de Kennedy ser morto ele estava com Monroe, Marilyn.

Lincoln foi morto na sala Ford, do teatro Kennedy.

Kennedy foi morto num carro Ford, modelo Lincoln.

Ambos jogavam golfe tendo, inclusive, o mesmo handicap.


É, ou não é, intrigante?
.
.
.Fonte: Blog Leandro Braçaroto
.
.

domingo, 13 de janeiro de 2008

GEREMIAS DO COUTO - UM ESTILO CLASSUDO NA ARTE DE ESCREVER

.
.
.
Geremias do Couto é escritor, jornalista, conferencista, autor do livro "A Transparência da Vida Cristã", um estudo teológico-devocional sobre o Sermão do Monte, comentarista da revista "Lições Bíblicas" para a Escola Dominical, publicada pela CPAD, pastor evangélico, presidente da Omega Mission Ministry, Inc, membro da Casa de Letras Emílio Conde, editor pela CPAD da Bíblia de Estudo Pentecostal, verbete do Dicionário do Movimento Pentecostal e Coordenador Nacional do projeto Minha Esperança - Brasil, da Associação Evangelística Billy Graham.

Falando sobre o Manhã com a Bíblia, declara: Aqui é onde converso com você sobre os mais diversificados temas à luz das Escrituras, em defesa da fé cristã, registrando o que penso, lendo os seus comentários e interagindo com todos os que me dão a honra de freqüentar este blog.

Mais sobre Geremias do Couto >>>
.
.
.

PASTOR PAULO ROMEIRO - ABUSO ESPIRITUAL

.
.
Data de Fundação:

O abuso espiritual é tão antigo quanto as falsas religiões.

Organização Estrutural:

O abuso espiritual pode ocorrer em qualquer organização estrutural, mas as estruturas mais autoritárias são ainda mais suscetíveis ao abuso espiritual sistemático.

Definição: Abuso espiritual é o uso impróprio de qualquer posição de poder, liderança, ou influência para satisfazer os desejos egoístas de um líder. Às vezes o abuso se origina em posições doutrinárias. Às vezes ele ocorre porque os interesses pessoais de um líder, ainda que legítimos, sejam satisfeitos de maneira ilegítima. Sistemas religiosos espiritualmente abusivos são comumente descritos como legalistas, controladores mentais, religiosamente viciadores, e autoritários.

Características Comuns:

1. Autoritarismo: A característica mais evidente de um sistema religioso abusivo, ou de um líder abusivo, é a ênfase excessiva em sua autoridade. Normalmente o grupo se diz ter sido estabelecido diretamente por Deus, e, portanto, seus líderes se consideram como tendo o direito de comandar seus seguidores.

Tal autoridade, supostamente, é derivada da posição que ocupam. Em Mateus 23:1–2 Jesus disse que “na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus”, uma posição de autoridade espiritual. Ainda que outros termos sejam usados, essa posição, nos grupos abusivos, é de poder, e não de autoridade moral. Àqueles que se submetem incondicionalmente, são prometidas bênçãos espirituais. A eles é dito que devem se submeter completamente, sem o direito de questionar os líderes; se os líderes estiverem errados, isso é problema deles com Deus, e Deus ainda assim abençoará àqueles que se submetem incondicionalmente.

2. Aparência Externa: O sistema religioso abusivo procura sempre manter uma aparência de santidade. A história do grupo ou organização quase sempre é distorcida para se dar a impressão de que ela tem um relacionamento especial com Deus. Os julgamentos incorretos e as índoles duvidosas de seus líderes são negados ou encobertos para que sua autoridade não seja questionada, e para manter as aparências. Padrões legalistas de pensamento e comportamento, impossíveis de serem mantidos, são impostos aos membros. Seu fracasso em manter tais padrões é usado como constante lembrete de que eles são inferiores aos líderes, e portanto devem se submeter a eles. Religião abusiva é, essencialmente, legalismo.

A religião abusiva também é paranóica. Apenas uma imagem positiva do grupo é apresentada àqueles que não fazem parte dele, porque a verdade sobre o sistema religioso abusivo seria obviamente rejeitada se fosse conhecida. Isso é justificado com base na alegação de que pessoas “mundanas” não entenderiam a religião, e portanto, eles não têm o direito de saber. Isso leva com que membros escondam das pessoas que não são membros algumas doutrinas, regras, e procedimentos internos do grupo. Principalmente os líderes, normalmente, mantêm segredos que não divulgam a suas congregações. Esse sigilo está baseado na desconfiança geral dos outros, porque o sistema é falso e não pode resistir a escrutínios.

3. Proibição de Críticas: O sistema religioso, por não ser baseado na verdade, não pode permitir questionamentos, dissensões, ou discussões aberta sobre questões. A pessoa que questiona se torna o próprio problema, ao invés da questão que ela levantou. As resoluções sobre qualquer questão vêm diretamente do topo da hierarquia. Qualquer tipo de questionamento é considerado como desafio à autoridade. O pensamento autônomo é desencorajado, sob a alegação de que ele leva à dúvida, que por sua vez é vista como sendo falta de fé em Deus e em seus líderes ungidos. Desse modo, os seguidores procuram controlar seus próprios pensamentos, por medo de que possam estar questionando Deus.

4. Perfeccionismo: Todas as bênçãos, nos sistemas abusivos, vêm através da desempenho próprio. O fracasso é seriamente condenado, e portanto a única alternativa é a perfeição. O membro, enquanto crer que esteja tendo sucesso em manter os requeridos padrões, normalmente exibe orgulho, elitismo, e arrogância. Entretanto, quando os tropeços e fracassos inevitavelmente ocorrem, o membro muitas vezes naufraga na fé. Aqueles que fracassam nos seus esforços são vistos como apóstatas, fracos, e são normalmente descartados pelo sistema.

5. Desequilíbrio: Os grupos abusivos têm de se distinguir de todos os outros grupos religiosos para que possam alegar serem únicos e especiais para Deus. Isso normalmente é feito através de uma ênfase exagerada em posições doutrinárias menos centrais (como por exemplo, profecias sobre os últimos dias), ou através de legalismo extremo, ou uso de métodos peculiares de interpretação bíblica. Dessa forma, suas conclusões e crenças peculiares são exibidas como prova de que são únicos e especiais para Deus.

Algumas Respostas Bíblicas

Existem vários exemplos de abuso espiritual na Bíblia. No livro de Ezequiel, por exemplo, Deus descreve e condena os “pastores de Israel” que apascentam a si mesmos e não as ovelhas, que não cuidam das doentes, desgarradas e perdidas, mas dominam sobre elas com rigor e dureza (Ez. 34:1–10). Jesus reagiu com indignação contra os cambistas no Templo, que exploravam os fiéis (Mt. 21:12–13; Mc. 11:15–18; Lc. 19:45–47; Jo. 2:13–16), e também contra aqueles que se importavam mais com suas próprias interpretações da Lei do que com o sofrimento humano (Mc. 3:1–5). Em Mateus 23, Jesus nos dá uma importante descrição dos líderes espirituais abusivos. Em Gálatas, Paulo argumenta contra aqueles que queriam impor um cristianismo legalista, subvertendo a mensagem do evangelho. Existem muitos outros exemplos na Bíblia.

Jesus Cristo era Deus encarnado, a segunda Pessoa da Trindade, o Criador do universo. Ele, obviamente, tem a mais alta e soberana autoridade espiritual. Ainda assim, Jesus não usou essa autoridade para subjugar seus discípulos; ele não abusou de sua autoridade para colocá-los sob o jugo de regras e regulamentos legalistas. Ao contrário, ele disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt. 11:28–30).

Nem tampouco Jesus procurava manter as aparências externas. Ele comia com publicanos e pecadores (Mt. 9:10–13). Aos fariseus legalistas, Jesus aplicou as palavras de Isaías: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Mt. 15:9). Ele condenou sua atitude: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade” (Mt. 23:27–28).

Jesus não era paranóico como os líderes abusivos. Seu ministério era transparente ao publico (Jo.18:19–21). Ele não tinha nada a esconder. Jesus não só criticou os líderes religiosos por suas doutrinas errôneas (Mt. 15:1–9; 23:1–39; etc.), mas também, quando criticado, ele não os silenciou, mas deu-lhes respostas bíblicas e racionais às suas objeções (e.g., Lc. 5:29–35; 7:36–47; Mt. 19:3–9).

Jesus, ainda que ensinasse a Lei perfeita de Deus, colocava as necessidades legítimas das pessoas acima de regras ou regulamentos legalistas (Mt.12:1–13; Mc. 2:23–3:5). Ainda que nenhum ser humano seja absolutamente perfeito nessa vida (1 Jo. 1:8), podemos saber que já temos vida eterna (1 Jo. 5:10–13; Jo. 5:24; 6:37–40; Rm. 8:1–2).

Os fariseus eram um exemplo de líderes espirituais abusivos: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” (Mt. 23:23).

Efeitos do Abuso Espiritual

O abuso espiritual tem um efeito devastador na vida das pessoas. Elas normalmente depositam um alto grau de confiança em seus líderes, os quais deveriam honrar e guardar tal confiança. Quando essa confiança é traída, a ferida que se abre é muito grande, até mesmo a ponto da pessoa nunca mais poder confiar em líderes espirituais novamente, mesmo que eles sejam legítimos.

Uma situação análoga pode ser vista nas vítimas de incesto, que apresentam sintomas emocionais e psicológicos muito parecidos com os vistos naqueles que são abusados espiritualmente. O principal sintoma é a incapacidade que desenvolvem em se relacionarem normalmente com pessoas que representem ou tenha alguma associação mental com a fonte de sua dor emocional.

Além de desenvolverem medo e desilusão com relação a líderes religiosos, as vítimas de abuso espiritual muitas vezes têm dificuldade em confiar em Deus. Eles se perguntam, “como é que Deus pode ter permitido que isso acontecesse comigo? Tudo o que eu queria era amá-lo e servi-lo!” Muitas vezes, essas pessoas desenvolvem grande rancor. A raiva, por si própria, não é necessariamente pecado, pois até mesmo Deus se ira contra a injustiça (veja acima). Entretanto, se esse rancor não for progressivamente eliminado, ele pode estabelecer raízes de amargura e incredulidade com relação a tudo que seja espiritual.

Recuperando-se do Abuso Espiritual

Para que haja uma recuperação dos males causados pelo abuso espiritual, é preciso que a vítima entenda o que aconteceu, por que aconteceu, e como aconteceu. Ela também precisa entender que ela não é a única pessoa vitimada por esse tipo de abuso. Ela deve procurar grupos de apoio, e ser contínua e pacientemente ensinada sobre a graça de Deus. Os grupos de apoio são necessários não só para que a vítima seja ministrada pelo grupo, mas também para que ela possa usar sua experiência para ministrar a outras vítimas, o que é essencial para a sua recuperação.

A vítima também deve procurar eventualmente perdoar os que a abusaram. Normalmente alguns anos são necessários para que uma vítima de abuso espiritual possa ser totalmente restaurada.
.
.

Traduzido e adaptado com a permissao de Watchman Fellowship, Inc. .

Tradução e adaptação: Marcelo Parga de Souza

Adaptado do artigo por David Henre
.
.
.
Fonte: Agir - Agência de Informaçôes Religiosas (site dos pastores Cesar Romeiro e Jaoquim Andrade)
.
.
.

sábado, 12 de janeiro de 2008

EYSHILA - FALA COMIGO

.
.



.
.
.
Site OficialCifraComunidade Orkut
.
.
.

Sexo cristão: o sexo como Deus planejou


Nota: Com o passar do tempo, infelizmente, o artigo que aqui constava perdeu seu sentido. Havíamos postado sugestões de links para um site que foi descontinuado, deixou de existir. O blog Belverede oferece novo artigo a você: A Sexualidade como o Criador planejou.

Atualizado: 8 de Setembro de 2021, 20h41. Ilustração atualizada. Texto antigo trocado por comunicado.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Billy Graham - Fruto do projeto Minha Esperança: dois milhões de almas


Franklin Graham (à direita) e o pai  famoso.
O projeto Minha Esperança desenvolvido pela Associação Billy Graham está no Brasil. Trata-se de uma iniciativa missionária que pretende incentivar os evangélicos brasileiros a selecionarem dez amigos não-convertidos e por eles orar ao longo deste ano.

Em novembro de 2008, os amigos escolhidos pelos evangélicos deverão ser convidados a assistir a três programas evangelísticos televisionados, exibidos em três noites seguidas.

Ainda não há uma definição de qual será a emissora tal programação.

Os preletores serão o evangelista Billy Graham e seu filho Franklim Graham, que é pastor.

O projeto existe desde 2002 e já foi realizado em 15 países da América Latina. Segundo informações dos organizadores a implementação do Minha Esperança já resultou em mais de dois milhões de almas convertidas a Jesus Cristo.

Perguntas:

1ª - Leitor(a) brasileiro(a), você está engajado(a) neste projeto evangelístico?

2ª - Já escolheu almas para acompanhar a programação?


Fonte: Revista Graça / Show da Fé - nº 101 / ano 9.