Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

BLOG - A NECESSIDADE DE CHECAR A FONTE AO PUBLICAR O NOVO ARTIGO

Eu não me lembro se foi Abraham Lincoln quem disse o seguinte: “Pior do que não ler nenhum jornal é ser leitor de um jornal só”.
. É verdade. O sujeito que se satisfaz apenas com uma fonte, termina sendo um alguém manobrado por esta fonte.
. Quando era bem jovem, aprendi a necessidade de confirmar informações da maneira mais difícil que se possa imaginar, pois era uma das primeiras vezes que saía de casa sozinho. Estava distante do meu lar, no centro da Capital de São Paulo, e de repente sem saber qual direção tomar para retornar. Perguntei ao primeiro transeunte que se aproximou de mim. Ele levantou o braço, apontou uma direção, pediu-me para entrar na primeira curva à direita e depois à esquerda, seguir adiante, cruzar uma praça... Fui. Depois de uns quarenta minutos estava exausto. Perguntei outra vez. A senhora indicou o sentido totalmente contrário. Fiquei pasmo. Ela percebeu e sorriu. Contei-lhe o que havia acontecido. Ela sorriu mais e disse para eu voltar a perguntar mais a frente e confirmar o que dizia. Ela de fato tinha a informação correta e a transmitiu com sinceridade.
. Por vezes é assim que acontece com os blogueiros. Nem todas as fontes são confiáveis. É triste ver um blogueiro amigo seqüestrado por uma fonte de má-fe o desencaminhando.
.Quando estamos coletando informações para atualizar nossos blogs, num tópico que não é da nossa autoria, ou baseado em dados externos, sendo uma pauta do cotidiano ou outro assunto diferente, a prudência recomenda recorrer pelo menos a três fontes diferentes para não ser induzido ao erro.
. A mídia secular tende a lançar informações tendenciosas na praça contra as lideranças evangélicas. E alguns blogueiros evangélicos tem repercutido essas informações como se fossem o próprio cânon bíblico. Todo cuidado é pouco para não ser manobrado por interesses inconfessáveis de jornalistas sem compromisso sério com a verdade e coração preconceituoso.
.
E.A.G.

Nenhum comentário: