Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

OS ATRIBUTOS DO PAI ETERNO



Deus é onipotente. Em várias passagens bíblicas aparece a expressão Todo-Poderoso, em maior número no Antigo Testamento. Para a mente humana é impossível compreender a realidade, na sua inteireza, do poder sem limites que há na existência espiritual do Criador. Só conhecemos o que é revelado por Ele. E a revelação divina nunca é entregue para uma pessoa só, é distribuída, em partes, aos servos fiéis. (Jó 42.2; Mateus 19.26; 2ª Coríntios 6.18).
Deus é onipresente. As Escrituras afirmam que Deus está presente em todas as partes do Universo ao mesmo tempo, em todas as épocas. Ele não está preso ao tempo e espaço que conhecemos (ano, mês, dias, horas). Para o Criador um dia é como mil anos e vice-versa - Salmo 139.7-12; Jeremias 2323-24; Atos 17.27-28.
Deus é onisciente. A palavra onisciente não está nas Escrituras Sagradas, mas ao longo dela é revelado este atributo divino do Senhor (Salmo 139.12; Atos 1.24; Hebreus 4.13). Só Ele pode sondar os corações, conhecer perfeitamente os fatos do passado, presente e futuro. Homem algum conhece o interior do coração alheio, apenas o Senhor conhece.
Deus é amor. Ele é a essência do sentimento mais comentado e menos compreendido. Sendo o amor, o Criador deu o seu Filho Unigênito para que morresse em nosso lugar na cruz. Pela morte de Jesus Cristo podemos ganhar a vida eterna nos céus (1ª João 4.8b; João 3.16-21).
E.A.G.

2 comentários:

Jonathan Maxuell disse...

Deus é mesmo tremendo. Sua soberania é impensável. A lógica humana não pode mensurar a majestade divina. O teólogo Paul Tillich disse que "Deus está além de Deus". É uma verdade. Só podemos compreender a glória de Deus quando entendermos que Ele é Deus, e que além dEle, não há outro.

Outro ponto interessante do seu texto é sobre o atributo do amor. A Bíblia relata que "...Deus é amor." (I João 4:8b). Isso significa que Deus não somente ama, mas a sua essência é o amor. Portanto, não existe Deus sem existir amor. Uma coisa está atrelada a outra. São conceitos intrínsecos. Daí podemos compreender o amor de Deus pelo mundo. Amor tal, amor imensurável, porque Ele é amor, e não há formas de medi-lo.

Louvado seja o nome do Senhor!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Jonathan

Diante da grandeza do Criador resta-nos adorá-lo, não é?

As mentes que procuram conhecer a Deus racionalmente jamais o conhecerão. Mas nós, que pela fé o reconhecemos temos a opornidade de encontrar intimidade e ganhar experiências pessoais com Ele. Eu tenho várias!

Obrigado por participar deste blog.

Abraço.