Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

É NECESSÁRIO FREQÜENTAR TEMPLOS PARA SERVIR A DEUS? - UMA REFLEXÃO SOBRE A IGREJA DO SÉCULO XXI

Deus não mora em casas feitas por mãos humanas (Atos 7.48). Este versículo, mais o fato de ocorrer diversos escândalos na história da Igreja, tem propiciado a rejeição de muitos irmãos em Cristo quanto a professar a fé em reuniões da comunidade evangélica. Não são poucas as pessoas que estão cultivando o cristianismo em suas casas, elas lêem a Bíblia Sagrada, oram, e assistem cultos pela televisão.
.Recentemente, estive em um blog onde havia um artigo sobre este assunto. O blogueiro fazia apologia à prática da fé cristã longe da rotina dos templos. Então, redigi o comentário dos parágrafos abaixo e deixei-o publicado no blog dele.
.
Esclareço que não sou alguém que exerce qualquer tipo de liderança dentro da igreja. Sou membro por opção, apenas um internauta que gosta de ler a Bíblia Sagrada, pregá-la, e fazer evangelismos na vida presencial e pela internet.
..A hierárquia eclesiástica que conhecemos nas igrejas não está fora das determinações bíblicas. A situação de haver as posições de líderes e liderados dentro da estrutura eclesiástica, diversas funções, não está errada, é bíblica.
.Entendo a posição de quem está afastado dos cultos a Deus nos templos. Talvez eles adotaram a filosofia de tentar servir ao Senhor longe das reuniões cristãs pensando que isto signifique viver a liberdade de Cristo. Talvez, presenciaram péssimos testemunhos de líderes ou até foram vítimas deles. E assim passaram a rejeitar todas as instituições evangélicas.
. Os irmãos que foram vítimas de abusos de poder, e os praticantes desses abusos, precisam ter em mente que quem faz a obra de Deus de forma errada, deliberadamente, terão que acertar as contas com Deus:
.• Jeremias 23.1: “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto”;
.
• Jeremias 48.10 a: “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!”;
.• Tiago 3.1: “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo”.
. Apesar dos pesares Deus é conosco
.Haver falsos pastores, obreiros maus, não justifica ignorar a estrutura eclesiástica que Deus implantou para a Igreja. A organização hierárquica tem propósitos importantes. A união dos irmãos gera bênçãos e a vida eterna (Salmo 133).
. O apóstolo Paulo nos deixou escrito claramente sobre quais são os objetivos da reunião da Igreja do Senhor em templos. Em 1ª Coríntios 14.25-26 podemos notar que as reuniões servem para que os crentes possam meditar na Palavra de Deus e para que eles também possam levar a Palavra de Deus aos corações de indoutos e incrédulos objetivando que se convertam e adorem ao Senhor. As reuniões servem para que os cristãos possam adorar a Deus por meio de salmos e hinos; aprendam a doutrina bíblica; recebam revelação; falem em línguas estranhas e ouçam a interpretação das mesmas.
. O propósito de Deus ao estruturar a Igreja é que ela funcione como um corpo: 1ª Coríntios 12.27-31
.Os crentes unidos formam o corpo de Cristo, um organismo espiritual cuja cabeça é o próprio Cristo (1ª Corintios 12.27; Efésios 1.22).
.O objetivo da característa de como o Criador fez a Igreja é nos lembrar que somos membros do Corpo de Cristo , e que também somos parte do mesmo conjunto de membros desse corpo, todos dependentes uns dos outros (1ª Corintios 12.12-26). Pela perspectiva espiritual, quando estamos reunidos e unidos somos membros eficientes e se nos desunimos nos tornamos deficientes (Mateus 18.19-20; 1ª Timóteo 5.17).
.
Todos possuímos uma personalidade moldada pelo Criador, que é única. Nas características pessoais natas de cada um, uns são instrospectivos e outros extrovertidos, porém, todos com vocações úteis ao serviço da Igreja.
.Nesta dependência de uns aos outros o Criador estabeleceu uns na Igreja como apóstolos, outros profetas, outros mestres, outros operadores de milagres, outros portadores dos dons de curar, outros tendo a capacidade de operar socorros, outros com capacidade de falar várias línguas.
. Os dons que Cristo nos deu são com o propósito de estruturar a Igreja, mantê-la na unidade da fé e em uso do amor de uns para com os outros.
.
Efésios 4.7-16 mostra-nos que Cristo distribue dons aos crentes para que haja o compartilhamento deles, uns abençoando os outros, com vista à edificação coletiva.
.
A Igreja existe para que haja discipulado, para que de maneira mútua todos aprendam a maneira correta praticar a perfeita vontade de Deus, segundo a vocação individual, de acordo com a nossa personalidade, em benefício da comunidade.
.
Paulo nos instruiu: "Peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês. Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam tudo para conservar , por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá" - Efésios 4.1b-3 (NTLH).
.Os dons do Espírito são para a estruturação da Igreja, para que os crentes estejam capacitados a fazer a Obra de Deus de diferentes formas: 1ª Coríntios 12.4-12.
.O Espírito Santo, conforme a sua vontade, individualmente, distribue diversidades de dons entre muitos irmãos. Os dons são para a edificação coletiva e não para a promoção do seu portador. Então, para o cristão poder usufruir desses dons é necessário que ele participe da reunião de culto a Deus na congregação. Mediante a vontade do Espírito encontramos em um determinado irmão o do da palavra da sabedoria, em outro o dom da palavra do conhecimento, e em outro o dom da fé; outro tem dons de curar; outro possui o dom da operações de milagres; outro, o dom da profecia; outro, dom de discernir espíritos; enquanto outro possui a variedade de línguas estranhas e em outro a capacidade de interpretá-las.
. "Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos. Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o dom de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo cuidado. Quem ajuda os outros, que ajude com alegria" - Romanos 12.6-8 (NTLH).
.Conclusão:
. Precisamos confiar em Deus, confiar na sabedoria dEle quanto ao propósito que tem para conosco dentro do organismo vivo e espiritual que é a Igreja. Vivamos tranqüilamente como Ele nos fez e quer que sejamos na Igreja; nos entreguemos à instrumentalização do Espírito sem violentar a personalidade que recebemos da parte do Criador, vivamos dentro da coletividade evangélica sendo nós mesmos, pela graça do Senhor sendo abençoadores e abençoados.
.. E.A.G.

2 comentários:

Kleyton Martins da Silva disse...

Gostei muito deste post, vejo em suas apalvras o que Paulo bem queria representar ao escrever a carta aos efésios, no sentido de tratar da Igreja, lugar de bençãos, comunhão, alegria. Um abraço, visite:www.okerux.blogspot.com

Eliseu Antonio Gomes disse...

Kleyton

Obrigado por suas palavras.

Tudo o que escrevi foi com a intenção de esclarecer sobre o tenho aprendido na Palavra de Deus.

Abraço.