Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

1 CORÍNTIOS 14.34 - LUZES DA HERMENÊUTICA SOBRE A QUESTÃO DAS MULHERES CALADAS NA IGREJA

Photobucket
Ler a Bíblia Sagrada sem contextualizar os textos que lê é complicado!

Infelizmente há muitos isolando 1 Corintios 14.34-35.

As pessoas que apelam ao fato de que as mulheres devem ficar caladas na igreja fazem uma hermenêutica equivocada. É uma interpretação que entra em choque com a atitude de Paulo em reconhecer o ministério feminino nas igrejas, cria um disparate direto com 1ª Coríntios 11.5, onde lemos o apóstolo endossando a ação delas, quando ele afirma que as mulheres poderiam profetizar e orar durante os cultos.

A controvérsia que encontramos da parte de muitos que afirmam que as mulheres devem ficar mudas nas reuniões é pelo fato de um conhecimento superficial das Escrituras. “Falar”, no versículo 34 do capítulo 14 da carta de Paulo aos crentes coríntios, à luz do contexto histórico do registro bíblico da vida de Paulo, é no sentido de perguntar. Naquela congregação havia um grupo de mulheres interrompendo a reunião. Repare o versículo 35: “se querem aprender alguma coisa, interroguem (perguntem) em casa aos seus maridos”.

Outra vez: O fato de haver a liberação para orar e profetizar prova que a proibição era focada num problema específico e jamais dirigida de maneira geral às outras mulheres daquela congregação ou outras congregações contemporâneas, ou à Igreja nos séculos que viriam.

O próprio apóstolo Paulo citou o ministério feminino ajudando-o: Priscila, Maria, Trifena, Trifosa, Pérside (Romanos 16.1-7, 12).

Ademais, o Novo Testamento lista diversas outras mulheres no serviço ministerial: Maria Madalena, Joana, Suzana, “muitas outras” (Lucas 8.1-3), Dorcas (Atos 9.36-42), Febe (Atos 16.1-2).

E.A.G.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho nada contra em que uma mulher venha pregar, mas acho que essa explicação não é convicente, pois primeiro diz:"Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas assembléias: não lhes é permitido falar, mas devem estar submissas, como também ordena a lei." Segundo quando refere a lei sabemos que a mulher não podia falar, ficava calada, e o seguinte diz: "Se querem aprender alguma coisa, perguntem-na em casa aos seus maridos, porque é inconveniente para uma mulher falar na assembléia." Acredito que existe o ministério da mulher, mas devemos observar qual, pois assim entenderemos o que Paulo está dizendo.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Sinceramente, ficaria mais contente se você tivesse se identificado. Postagem anônima não favorece defesa de ideias.

Continuo com o mesmo pensamento escrito no artigo.

Abraço.