Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O VERDADEIRO CULTO A DEUS É...

Imagem: http://anna-goes-nz.blogspot.com/
.
“Vinde, adoremos e prostemos-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão” - Salmo 6-7.
.
Entramos na igreja e nos dirigimos ao assento mas não sentamos. Os joelhos se dobram no chão, os olhos se fecham; os cotovelos são postos sobre o banco; os dedos da mão direita se entrelaçam aos da esquerda e encostados no queixo sustentando a cabeça... Oramos assim. Mas nem sempre é fácil cultuar, mesmo dentro das reuniões no templo. Às vezes nos encontramos em situações que os nossos pensamentos ficam vagando em pleno momento de oração e nos sentimos distantes do Senhor.
.
Deus não mora em casas construídas por mãos humanas. Quem aceitou Jesus como seu Senhor e salvador é o verdadeiro templo do Espírito Santo (Atos 7.48-49; João 14.23, Efésios 3.17).
.
A mulher samaritana junto a fonte de Jacó, em Sicar, Samaria, perguntou a Jesus qual era o local certo para adorar a Deus. Jesus lhe respondeu que o que importava não era o lugar, mas a espécie de dedicação de cada pessoa, porque Deus apenas deseja encontrar quem o adore em espírito e em verdade (João 4.1, 23-24).
.
Para muitas pessoas cultuar a Deus significa ir à igreja e participar das liturgias na reunião. Orar, cantar hinos, fazer e ouvir depoimentos e sermões. Mas, culto é mais do que fazer estas coisas. Há quem esteja envolvido fisicamente em diversas tarefas religiosas mas sua mente no mesmo momento fica ocupada pensando em diversas circunstâncias terrestres, então, não podemos afirmar que as pessoas assim estão cultuando ao Senhor em espírito e em verdade.
.
Cultuar não é pedir. Cultuar é honrar, agradecer, elogiar.
.
O culto verdadeiro é realizado quando existe concentração mental, quando driblamos a distração e temos como prioridade dispensar nossa atenção ao Criador, rendendo-lhe toda honra e glória por sua majestade, amor e poder. O culto verdadeiro acontece no momento que o coração entende e se rende por vontade própria à devoção plena que Deus merece receber. Quando o corpo, a mente e o espírito se unem e dispensam o tempo para agradecer ao Senhor por tudo o que Ele fez por nós.
.
Tendo esta consciência podemos em nosso espírito buscar contato e encontrar a comunhão com Espírito Santo em qualquer lugar, não apenas nas igrejas (Romanos 8.14-16).
.
A comunhão com o Criador é importante para nós porque “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10).
.
Caso esteja em dificuldade de cultuar, ore ao Senhor e relate sua situação. Deus lhe ajudará a ajustar seu coração perante Ele.
.
E.A.G.

Nenhum comentário: