Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

AOS DOZE ANOS JESUS JÁ SABIA QUE ERA DEUS?



“E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; e, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; e, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” - Lucas 2.40-48.
. O versículo 40 ("o menino crescia, se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; a graça de Deus estava sobre ele") é um texto importante por ser revelador na característica de Jesus, enquanto criança. Revela-nos que Ele possuía conhecimento do seu lado espiritual, mas não a ponto de deixar a certeza absoluta que era Deus. A idéia de que ia ao templo porque sabia da sua origem celestial, sabia que era gerado pelo Espírito, que era o Messias que morreria pela humanidade, antes de assumir a maioridade (naquela geração e sociedade a maioridade era reconhecida só aos 30 anos), é uma idéia altamente defendida em alguns livros apócrifos. Eu penso que Ele foi uma criança como todas as demais da sua época e região. Penso que Jesus saber a realidade que era Deus veio aos poucos, conforme crescia biologicamente.
.
Há quem use o relato de Lucas 2.40-48 para afirmar que o Senhor Jesus Cristo, aos 12, já possuía plena consciência de quem era. No meu modo de entender não existe consistência para afirmar que sim ou que não. O que vemos claramente é que a educação de Maria era perfeita, fez com que o garoto amasse as coisas santas.
.
Um cristão, defendendo a tese que Jesus tinha ciência de quem era, já na infância, afirmou: "onde você ja viu uma criança de 12 anos, dizer que importa cuidar das coisas de seu Pai? Jesus nessa idade ja discutia com os doutores da lei, sobre as coisas do pai, isso mostra que sua deidade não o permitia cuidar das coisas que não eram do pai. Abraços".
.A minha resposta para ele foi: Graças a Deus eu conheço crianças nesta tenra faixa de vida sentindo prazer de seguir ao Senhor. Elas são participativas na igreja, fazem tudo com alegria e sem a necessidade de pressão paterna. Isto é o resultado de uma educação feita de maneira correta dentro do lar e de um pastorado eficiente na congregação. Uma dessas crianças, num domingo em que houve a necessidade dos seus pais faltarem ao culto por causa de um motivo perfeitamente justificável, chorou... Ela chorou bastante dizendo que desejava ir para a igreja. Isso é o que importava para a garotinha de 7 anos!
.A fase infantil é a melhor para receber ensinamentos. É por causa disso que Jesus disse para deixar ir a Ele as criancinhas, e o livro de Salomão, Provérbios, nos motiva ensiná-las qual é o caminho certo a seguir.
.
E.A.G.

Nenhum comentário: