Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 8 de julho de 2008

A ORIGEM DO PRESBITÉRIO E DO DIACONATO

.
.
A palavra diácono no idioma grego quer dizer servo, assistente, servente. Encontramos servo / assistente / servente (diácono) em Mateus 23.11; Marcos 10.44; 1ª Coríntios 3.2.

No livro de Atos, 6.1-6, existe o relato da instituição dos diáconos na igreja. Sete irmãos foram escolhidos para servir às mesas. Depois, outros serviços especiais lhes foram confiados, até que, com o tempo, o ofício de diácono chegou a ser um dos principais da Igreja, inferior somente ao de bispo e ao de presbítero.

O apóstolo Paulo combatendo o culto à personalidade escreveu: "Pois quem é Paulo e quem é Apolo, senão ministros (grego: diáconos) pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento- 1ª Coríntios 3.5,6.

O termo presbítero significa no original grego ancião. Membro da comunidade israelita revestido com autoridade por sua idade avançada ou por sua experiência (Êxodo 3.16; Números 22.4). Os anciãos de Israel tinham influência local (Rute 4.2) e nacional (1ª Samuel 8.4; 2ª Samuel 5.3).

Nos tempos do Novo Testamento, a sua autoridade civil havia aumentado e incluía poder religioso (Mateus 15.2; 21.23; 26.3; Atos 4.5).

Quando a Igreja primitiva se organizou institui-se a nomeação de anciãos, seguindo o modelo das sinagogas.

Encontramos em Atos 14.23 a eleição dos anciãos: "E, havendo-lhes por comum consentimento eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido".

Paulo, em Creta, para reprimir falsos doutores mandou Tito estabelecer, de cidade em cidade, o presbitério - Tito 1.5.

Veja mais: 1ª Timóteo 4.14; 1ª Pedro 5.1.

E.A.G.

Fontes: Pequena Enciclopédia Bíblica (Orlando Boyer – Editora Vida); Dicionário da Bíblia de Estudo Almeida (SBB).

Um comentário:

Anônimo disse...

olá irmão gostaria de uma troca de links entre os blog
já coloquei seu link no meu bloroll

segredodedavi.blogspot.com