Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 2 de julho de 2008

O PODER DA MOBILIZAÇÃO E O MEDO DO BOICOTE


ANDREW HIGGINS

Tradução: João Cruzué

Ano passado, um hóspede sueco chamado Stefan Jansson ficou contrariado ao encontrar uma Bíblia no quarto do hotel. Ele enviou um e-mail reclamando para a cadeia de Hotéis Scandic dizendo que a presença de escrituras cristãs estava aborrecendo e espantando os hóspedes. Assim, na próxima primavera a rede de Hotéis Scandic, a maior da Escandinávia, ordenou a remoção de todos os novos testamentos dos quartos.
.
Em um país onde minguados 3% da população vão à Igreja durante a semana, o caso parecia ser apenas mais um passo do cristianismo europeu em sua longa marcha na direção do secularismo. Mas algo inusitado aconteceu: um furor cristão nacional irrompeu. Um bispo conservador anunciou um boicote. Um radical de esquerda que tinha se tornado cristão devoto, convidado a um talk-show, denunciou o expurgo bíblico nas colunas dos jornais e na televisão. Um jovem evangélico organizou uma campanha de abaixo-assinado questionando a Rede Scandic: "Por que vocês estão removendo as bíblias, mas não os canais de pay-per-view pornográficos de suas TVs?"

A Rede Scandic, que já estava retiraando as Bíblias das mesas de frente, voltou atrás. Diante da mobilização dos cristãos, colocou de volta os Novos Testamentos junto aos quartos com o Alcorão e a Torah. Com a compra da Rede por novos donos desde abril/2007, as Bíblias voltaram aos quartos. O capítulo Sueco dos Gideões, um grupo missionário de distribuição de Bíblias, doou recentemente 10 mil Novos Testamentos em sueco para a rede Scandic.

Fontes:

Wall Street Journal - religionomics.com

Olhar Cristão - cruzue@gmail.com


Nenhum comentário: