Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 8 de junho de 2008

A OSMOSE E OS PASTORES DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

Uma reflexão feita em 07/10/2006 em outro blog e publicada mais uma vez, agora, aqui...

A IURD não é uma fábrica de pastores

Antes de tudo, esclareço que não possuo nenhum vínculo com a Igreja Universal do Reino de Deus. Estejam eles certos ou errados, o juiz deles é Deus.

Por diversas vezes tenho ouvido comentários, na base da crítica negativa, piadinhas, sobre os pastores da Igreja Universal do Reino de Deus. Dizem que foram feitos em série ou coisa parecida, por se parecerem muito uns com os outros na fala e trejeitos.

Essa observação sobre os pastores da IURD possuirem gestual e maneiras de falar, estilo de roupas e corte de cabelos iguais, de certa forma procede.

Digo de certa forma, porque é uma observação feita ao longe, vendo eles na TV. Sendo assim, não é totalmente válida, afinal, os pastores estão submetidos à formatação dos programas da televisão, tão-somente. Não posso falar sobre o dia-a-dia deles por não conhecê-los pessoalmente.

Existe um fenômeno chamado osmose. O ser humano absorve-o com muita frequência. E não ocorre apenas com o grupo de pastores da IURD. É geral no gênero humano.

Osmose é quando uma pessoa ao conviver muito com outra, passa a agir e falar e até pensar igual. Ao longo dos anos, o marido recebe influência da esposa e vice-versa, e, acabam muito parecidos um com o outro. Os filhos com seus pais. Etc.

Tanto o influenciador quanto o influenciado, em quase todos esses casos, mal percebem o que está acontecendo entre eles.

Os fatores que levam a isso são variados. Osmose em si não é algo bom ou ruim. Cada caso é um caso que deve ser avaliado particularmente.

A MELHOR OSMOSE É SE PARECER COM CRISTO E COM DEUS.
.
.

Fonte: Alfa e Ômega
.
E.A.G.
.

Um comentário:

Unknown disse...

Paz Elizeu!
Obrigado pelo comentário postado no meu blog.
Na verdade a maioria do público assembleiano desconhece boa parte desses livros. No entanto existem alguns que gostam de um estudo mais acurado, e que também pesquisam muito, e não são poucos, e existem deles em todos os lugares.

Mas a análize do livro, não é por ser da editora graça, uma editora de neopentescostais. Mais sim pelas controversias existentes no livro.Algumas coisas que distoam da verdade bíblica.

Abraços
geziel

07/06/2008 11:30:00