Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 29 de maio de 2008

CONTRADIÇÕES DA APOLOGÉTICA CRISTÃ PENTECOSTAL

. . . .
Faltar com o respeito nunca foi algo aceito como normal dentro de qualquer sociedade civilizada. . Fico triste quando vejo pessoas que fazem uso de falta de educação, e de amor, quando evangelizam ou pensam fazer apologia da nossa fé. É algo estranho pois ter falta de amor com o próximo é uma atitude anti-cristã. Eu discordo desse tipo de tratamento dispensado ao próximo porque Jesus Cristo mandou amar a todos. . Jesus fez um alerta importante, disse para não zombar, não fazer chacota contra a pessoa e imagem do próximo. “ ...qualquer que chamar seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que chamar seu irmão louco será réu do fogo do inferno” - Mateus 5.22b. . Raca é um adjetivo hebraico que conota desprezo aos semelhantes. É o equivalente aos termos bobo, louco, inconseqüente, alguém que merece descrédito. É errado agir assim contra os semelhantes porque é uma desobediência ao mandamento de Cristo, que manda amar a todos como a nós mesmos – até mesmo um inimigo. . Só quem possui liberdade em Cristo para chamar alguém de idiota é quem se considera uma pessoa idiota por completo, quem acredita que é o tipo de gente que é carente do tratamento psiquiátrico, quem recebeu prescrição médica para usar camisa de força e tomar diuturnamente choque elétrico para manter os poucos neurônios que têm no lugar certo! . É... Seria engraçado se não fosse trágico. . Quando essa conduta de zombar do próximo é uma prática feita por parte de um líder religioso contra outro líder religioso, então, existe a configuração da falta de ética cristã. Que tristeza! Está escrito que o pastor deve ser o exemplo dos fiéis no exercício do mandamento do amor. Veja: 1ª Timóteo 4.12. . Visitei alguns dias atrás um blog que fazia trocadilho com o nome do Bispo Edir Macedo em uma charge (ilustração neste artigo com o meu acréscimo do X em vermelho). Apesar do fato do Bispo Edir Macedo ser considerado o maior “concorrente” das igrejas pentecostais brasileiras, não se justifica tamanho desamor para com ele. Entendo que uma pessoa evangélica ao lançar mão desse tipo de piada pratica iniqüidade. Quando se fala em gente iníqua pensamos em devassos, mas a verdade é que são iníquas todas as pessoas conhecedoras da Palavra, religiosas ou não, que não a obedecem, que a desprezam. . Deus não concedeu licença para pecar. Não deu licença para fazer trocadilho zombeteiro com o nome de ninguém. . Eu defendo a pessoa do Edir Macedo nesta situação apresentada aqui e estou indo em confronto ao modo como alguns que se dizem cristãos estão criticando ele por causa do meu compromisso com Deus. Apesar disso, nunca fui à favor do aborto como ele diz ser e sempre critiquei a postura dele quanto a isso, porém, sem desrespeitá-lo como ser humano e semelhante meu. Jamais aceitei as doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus, porém, sem jamais desobedecer o mandamento do amor ao próximo. . O cristão verdadeiro não combate pessoas, combate idéias! . O Bispo Edir Macedo não é um inimigo, e se fosse um inimigo declarado ainda assim o mandamento de Cristo continuaria sendo o mesmo: amá-lo. . Se eu quero estar alinhado com o mandamento do Senhor não posso apoiar as pessoas que zombam do nomes de outras. Quando esses críticos se apresentam como cristãos só me resta considerá-los piores do que a pessoa criticada por eles. E, triste, tenho que taxá-los como tumores malignos no meio religioso, joios no meio do trigal, gentes usando o nome de Deus de forma fraudulenta. . É verdade que a Bíblia Sagrada nos manda "batalhar arduamente pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos" (Judas 3). É verdade que a Palavra diz para pregar a mensagem e insistir em anunciá-la em tempo e fora de tempo, convencer, animar e ensinar com toda paciência (2 Timóteo 4.2). É verdade que a Escritura diz que é preciso ocasionalmente repreender os homens severamente (Tito 1.13). É verdade que fala que, às vezes, é necessário se opor a um companheiro cristão; que é preciso também debater e poderosamente contradizer os falsos mestres em público (Atos 9.29; 18.28; 9.29 Gálatas 2.11). . Mas que espécie de "batalhador" é esse? Que "batalha espiritual" é essa ao se fazer trocadilho com o nome de alguém que é imagem e semelhança do Criador? Existe espiritualidade do céu ao se criar "piadinhas" usando o nome que uma mãe, idônea, deu ao seu filho? Quem se comporta fazendo essas coisas negativas está usando as armas do exército das trevas e não da luz, porque é um método anti-cristão. . As cartas de Paulo para Timóteo e Tito, citadas acima, são cartas pastorais. O apóstolo Paulo fazia recomendações aos seus subalternos, pastores nomeados por ele, para cuidar das ovelhas das suas congregações, que ele foi responsável por suas fundações. Tudo que Paulo recomendou era para atuação dentro do campo ministerial que ele liderava. Mas, os ditos “apologetas do século XXI” agem com uma autoridade estranhíssima às Escrituras Sagradas... Não existe alvo definido para suas críticas. Eles não possuem ovelhas e nem vínculos ministeriais, de forma direta, para quem publicam suas críticas e nem vínculos ministeriais contra quem criticam. São pastores do Edir Macedo? Não (e talvez o bispo nem saiba que eles existem!) Esses falsos apologetas se dirigem de maneiras aleatórias às massas de pessoas, cristãs convertidas fora do ministérios, para gente convertida que eles não são os pais espirituais, aos não-cristãos e aos neófitos na fé totalmente despreparados para receber o que eles dizem. São irresponsáveis! Esses infelizes usam a internet, o rádio e escrevem livros dirigidos para públicos diversos e desconhecidos. É uma situação totalmente diferente do que o apóstolo Paulo fez, a atuação deles é anti-cristã. . Discordo desses “apologetas” porque encontrei alguns dos grandes estragos causados por eles, vejo os tropeços que eles criam às almas que poderiam se converter e não e converteram, gente que já poderia estar achegada a Deus mas tropeçaram nessas sementes de joio que eles produzem. . O maior motivo desse meu artigo é uma alma budista, que, recentemente, após alguns meses de evangelização, disse o seguinte: "Se for para ser crente e viver nessas guerrinhas de orgulho protestante prefiro continuar sendo budista". . Ai de vocês, apologetas causadores de escândalos! . . E.A.G..

4 comentários:

Anônimo disse...

Paz esteja contigo Eliseu.
Compreendo o seu zelo, mas será que realmente foi isso que Jesus quis dizer?

Será que realmente o fato de se "insultar" certas pessoas é sempre pecado ou depende da intenção e do momento?

Digo isso porque a mesma palavra que Jesus disse que levaria as pessoas ao inferno ele mesmo pronunciou contra os fariseus.

"Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?" (Lucas 11 : 40)

Acho que ele teve um bom motivo.

Paulo também fala de alguns que tinham se tornado "loucos":

"Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos." (Romanos 1 : 22)

Eliseu Antonio Gomes disse...

Roberto

O texto bíblico em Mateus 5 é claríssimo. Veja:

"Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão".

Resultado: são muitos os que estão apresentando ofertas desagradáveis a Deus, porque Deus recomenda a nós que quando formos apresentar-nos a Ele com uma oferta e lembrarmos que um irmão ou irmã em Cristo tem algo contra nós, devemos primeiro nos reconciliar com a pessoa e só depois traazer a oferta.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Roberto

A conclusão da resposta:

Sobre Lucas 11.40, vemos que Jesus chama os fariseus de insensatos ao ver o que ia dentro do coração deles. Não houve julgamento sumário de um pecador para outro pecador, era Deus-Filho (Jesus usando atributos de Deus) falando às suas criaturas que se portavam de maneira hipócrita. Não foi proferido um insulto, mas declarada a realidade daquelas pessoas. Eram insensatas de fato.

Sobre Paulo na carta aos crentes de Roma, é necessário atentar que Paulo era o líder espiritual dos destinatários da carta (e carta é um documento pessoal, diferente dos LIVROS, BLOGS e SITES). Uma carta não é aberta sem controle do público leitor, é definido quem lê. Situação bem diferente desses apologetas do século XXI! Vemos que o apóstolo não dirigiu um insulto, de forma aberta, em uma relação interpessoal de menosprezo aos próximos sem elo de liderança espiritual. Paulo fala como líder da igreja, veja a introdução (Romanos 1.1-7). Ele mostra a realidade das pessoas dentro do círculo dos membros da sua igreja, os crentes que desprezam a Deus. O cabeçalho do texto poderia ser esse: "Diz o néscio no seu coração: não há Deus" (Salmo 53.1).

Esses apologetas do nosso século não são líderes espirituais do Edir Macedo. E se fossem, o correto seria, então, ir a ele e tratarem o caso pessoalmente. Fazer execração pública não é a vontade de Deus em nenhuma relação entre os irmãos em Cristo!

Outra diferença de situações, entre os dois versículos que você usa e a situação de Mateus 5.22 é a rotina ENTRE IRMÃOS EM CRISTO. Jesus e Paulo (em Lucas 11.40; Romanos 1.22) trataram com pessoas religiosas, tão-somente. , pessoas caídas em pecado, dentro de uma religiosidade ERRADA, ACOMODADA, SEM SINAL DE QUE DESEJAM MUDAR..

Será que esse apologetas têm o discernimento espiritual para dizer isso sobre a espiritualidade do Bispo Macedo?

Abraço em Cristo Jesus.

Anônimo disse...

Eliseu

Em primeiro lugar, você cita o fato de Jesus ter dito para a gente não ficar brigado com o irmãos e depois ir oferecer oferta, mas nem sempre que alguém "ofende" um religioso (como nos casos citados por mim e confirmado por ti) a pessoa tem raiva de quem fala, as vezes a intenção é tentar fazer a pessoa "acordar para a vida" ou algum outro motivo nobre.

Ao imaginar o que os "apologetas" pensam ou deixam de pensar ao fazerem suas criticas você se arrisca a julgá-los pela aparência, assim como pensa que eles possam estar julgando o Edir pela aparência.

Você perguntou se será que eles tem discernimento espiritual e eu respondo que não sei, embora creia realmente que alguns possam ter, já que o "insulto" nesse contexto não necessariamente desmerece o discurso deles.

Sei que há alguns apologetas mal intencionados sim, só acho que o foco de seu post (de que insultos nunca podem ser ditos) foi exagerado, embora eu aprecie que você tenha buscado escrever sobre aquilo no que crê.