Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 30 de abril de 2008

QUAL É A PAZ DO PENTECOSTALISMO ASSEMBLEIANO BRASILEIRO?

.
.
Imagem: Landejur / Templo da Assembléia de Deus - em João Monlevade Minas Gerais
.
Sou da seguinte opinião sobre os livros: é importante que eles existam, porém, muito mais importante é que seus leitores possuam discernimento espiritual ao lê-los.
.
Para haver discernimento é necessário conhecer a Palavra de Deus. O grande problema é que a maior parte dos consumidores de livros jamais leram a Bíblia Sagrada por inteira. E assim, ficam reféns das interpretações desses autores sobre ela.
.
Por exemplo, na Bíblia Sagrada o termo paz, no grego usado no Novo Testamento é “eirene”; e no hebraico, Antigo Testamento, é “shalom”.
.
Os assembleianos são conhecidos pela saudação: “a paz do Senhor, irmão”!
.
Desculpe-me se assustar você nos próximos parágrafos...
.
Quero dizer que são poucos os cristãos assembleianos que sabem que, biblicamente, a paz que desejam ao próximo em suas saudações significa PROSPERIDADE FINANCEIRA e espiritual, SAÚDE FÍSICA e espiritual. Portanto, ter shalom / eirene / paz com o Senhor significa ter o completo bem-estar, significa ter tranquilidade em todos os sentidos porque a paz do Senhor é paz completa, ela envolve o espírito, a alma e inclusive o corpo em que vivemos agora!
.
O que quero dizer com isso? Quero dizer que, infelizmente, a grande parte dos assembleianos que combatem alguns pontos doutrinários do neopentecostalismo (Igreja Universal do Reino de Deus e Igreja Internacional da Graça de Deus, etc) estão reféns das doutrinas de dois ou três autores de livros do movimento pentecostal clássico e de alguns articulistas das revistas das escolas bíblicas dominicais assembleianas. A grande maioria dos pentecostais não estão tão aprofundados nas Escrituras Sagradas como pensam e deveriam estar.
.
Terminando, esclareço que apesar de haver nascido em berço pentecostal sinto liberdade para criticar. Não estou defendendo o movimento neopentecostal, porém, sou imparcial, e não entendo como errado apontar as falhas do pentecostalismo assembleiano brasileiro.
.
A grande falha da doutrina neopentecostal (IURD e IIGD) é enfatisar muito o materialismo; a falha pentecostal (Assembléia de Deus) é exagerar no espiritualismo. O correto é ser moderado: Deus fez o homem como espírito, alma e corpo, e devemos servir a Ele nesta triplicidade que somos.
.
Tenho minha biblioteca, com diversos livros evangélicos que reputo como importantes, mas priorizo a leitura bíblica devocional, e a considero imprescindível para determinar o que eu penso e o que devo ser.
.
Abraço fraternal, na paz do Senhor!

E.A.G.

7 comentários:

daladier.blogspot.com disse...

Prezado Eliseu,

Shalom é um termo de origem hebraica. Se pergunto a alguém: Má Shlomehá? (atenção não é transliteração é apenas a vocalização do que seria escrito na frase, aliás, se você deseja a frase escrita em hebraico pode solicitar-me, que enviarei sem problemas) Quero saber se a pessoa está em paz, com saúde, e tudo está bem. Serei respondido com um agradável: Shlômi tôv! Ou seja, vai tudo bem, saúde, espírito e condições que o cercam.

A prosperidade decorrente da shalom que os assembleianos proclamam não é necessariamente financeira, aliás, quando dizemos: a Paz do Senhor, creditamos a Ele o interesse no bem estar das pessoas. Creio que nunca houve esta tendência, de impetrar quaisquer benção a outrem, através da paz com que saudamos. Outrossim, não condicionamos a saudação a quaisquer benefícios a serem auferidos, nem atribuímos á frase qualquer poder sobrenatural, ainda que a saudação possa alegrar outrem.

Daladier Lima
Visitem http://daladier.blogspot.com - Reflexões Sobre Quase Tudo!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Daladier Lima

Na minha infância e adolescência (meados das décadas de 1970 e 1985) eu ouvia muita censura por parte dos mais velhos, porque a grande parte da juventude paulista/paulistana, que cresceu junto comigo, não tinha apego ao “a paz do Senhor”. Os jovens se saudavam com um simples “oi, tudo bem?”, ou algo nessa linha.

Pastores e presbíteros diziam que pronunciar “a paz do Senhor” liberava paz ao que a ouvia; quando não houvesse resposta (“amém”, “a paz do Senhor para você também”, ou outro “a paz do Senhor”), então, essa paz voltava ao que a pronunciou. Diziam, e ainda é dito, que o crente precisa mostrar-se totalmente diferente do mundo, inclusive na saudação...

Por parte de muitos assembleianos que convivi, e ainda convivo, o termo paz tinha, ainda tem, a conotação de acomodação diante dos problemas da vida como “vontade de Deus”...

Sempre houve, e ainda existe, espiritualização total quanto ao termo paz (aplicando esse sentido de ficar acomodado). Na minha cabeça de jovem isso incomodou muito, pois não aceitava com tranqüilidade que o meu Deus pudesse ter prazer na condição de haver adoradores doentes e miseráveis, sem nenhum ânimo para mudar nada de ruim em suas vidas, e ainda estampando sorriso no rosto dizendo “sou feliz assim”!

É importante saber os significados das palavras que usamos, mas jamais escutei um líder assembleiano explicar qual é o significado literal do termo paz, nem nas pregações baseadas em João 14.27.

Abraço.

Anônimo disse...

O Messias, Filho de Davi, é identificado como Príncipe da Paz (sar shalom), o que traz prosperidade e retidão à terra. Porém ele veio na figura de um carpinteiro morador de uma comunidade paupérrima - Nazaré; isso não quer dizer que ele era doente ou miserável, muito menos acomodado com quaisquer situação de pobreza. Portanto a conotação de prosperidade financeira na palavra, ou na referida saudação, tem de ser vista de maneira muito, muito cautelosa. "Nunca vi um justo mendigar o pão" mas também "no mundo tereis aflições". Como sempre, nossa palavra deve ser temperada com sal.

Quanto à saudação em si, vejo muito mais como mero costume do que uma "ministração profética" ou algo do tipo. O misticismo peteco-pentecostal acerca desse cumprimento é que deve ser criticado.

Deus o abençoe.

Elizeu Rodrigues disse...

Maravilha, xará

Estamos com nossa visão idêntica a dos cavalos: com o tapão, só vendo pra frente, e sendo guiados por aquilo que vc citou, escritores de revistas da EBD.

Criticamos os outros (o cisco) e não atentamos a trave que temos nos olhos. Como somos fariseus!!! Sabia, xará, que se Jesus viesse em nossas igrejas hoje, o teríamos por herege? Por beberrão e amigo de pecadores?

Hoje fiquei tão feliz assistindo ao programa do Raul Gil, que parabenizava o "Diante do Trono" (que temos por hereges), pois vi tudo acontecendo para o louvor e a honra do nome de nosso Deus. Pena que nós, assembleianos, só olhamos as coisas negativamente. Pena. Raul Gil chamou a atenção de Ronaldo, o fenômeno, com tanto amor, e indicou pra ele a solução de seus problemas: Jesus Cristo.

Se fôssemos nós, os sábios e entendidos assembleianos, ao invés de o atrair a Deus, o afastaríamos, como os fariseus faziam, e Jesus fale a respeito em Mt 23.

Gostei de suas palavras xará.
Me chamam de Lutero, em minha igreja, pois estou muito crítico de nossas ações cristãs. Somos chamados à Reforma da igreja assembleiana no Brasil, xará. E temos que continuar com a mesma coragem e ousadia.

Deus o abençõe

Eliseu Antonio Gomes disse...

Elizeu

Com lamento, tenho que concordar contigo. Estão confundindo santidade com separação física. E muitos estão pensando que a doutrina cristã é o mesmo que as liturgias de culto e os usos e costumes.

Eu gostaria que os adoradores assembleianos imitassem a Ana Paula Valadão Bessa e gravassem CDs e DVDs com o mesmo profissionalismo que ela grava. Ela faz o melhor para Deus!

Parece que está começando a seguirem por esse caminho, pois a Patmus Music usou alguns membros da equipe do Diante do Trono para a gravação dos primeiros DVDS da Lília Paz e do Vitorino Silva.

Abraço, na paz do Senhor.

Igreja da Graça - Muca disse...

Eu me senti ofendido, pois sou do ministerio da IIGD, e durante anos q estou nele, eles pregam sim a prosperidade financeira, pois a palavra de Deus fala q Deus se alegra na prosperidade dos seus e a IIGD ñ prega somente isso, fazemos campanhas da familia, cura, libertação e mt busca do esp santo. Os nossos patrocinios q recebemos, vc pode até naum ver, mais está salvando milhares de vida na asia, india e mundo a afora. Acho q seria melhor nao falar nada de ambos os lados, tanto da Iurd,iigd, assembleia, etc, Deixe cada um feliz como está em seu ministerio, q concerteza poderemos ter assim uma comunhÕ FELIZ!!! a paz do Senhor, se é q vc aceita, tenha um bom dia!!!!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro PJ Vilhena

Ao fazer a minha citação da IIGD eu não quis ofender os integrantes desta denominação. Perdoe-me.

O sentido do que eu escrevi não é generalizado.

Citei casos extremos de quem deturpa a palavra "prosperidade": uns, empobrecendo seu sentido, passando a idéia de que ela signifique apenas riquezas e, outros, fazendo espiritualização exacerbada.

Pelo que afirma, não existe no ministério IIGD enfoque deturpado quanto ao termo prosperidade, pois procuram entronizar Deus na família, ter comunhão com o Espírito e libertar as almas cativas. Então, há o devido equilíbrio do que é a verdadeira prosperidade bíblica da sua parte e de onde congrega.

Sou à favor da pregação na tevê, como é o caso da RIT, e sei que tudo isso é custeado com o patrocínio de muitos cristãos, inclusive assembleianos.

Ao falar sobre o assunto, a idéia é apenas mostrar a realidade, a existência de cristãos que não buscaram o aprofundamento dos termos bíblicos, mesmo lendo a Bíblia Sagrada.

Abraço.