Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O VALOR DA BÍBLIA

.
Por Eude Martins

"Pois toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver" - 2ª Timóteo 3.16 (NTLH).

A maior necessidade de nossos dias é a necessidade de fé. Necessitamos de uma fé que possa encarar as realidades da vida, uma fé ancorada no amor de Deus e no seu cuidado por nós. E esta fé, que nos capacita a vencer os tempos difíceis, existe. Qual é a autoridade desta fé? É a Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus revelada para nós. Somente na Bíblia podemos conhecer a obra e o caráter de Deus. Somente na Bíblia podemos ler a respeito da ação de Deus em nosso favor.

O diretor de um jornal de Londres, uma vez, realizou uma pesquisa com 100 homens importantes - nobres, membros do Parlamento, professores, universitários, escritores e comerciantes. Ele perguntou: "Vamos supor que você seja levado à prisão por três anos e só pudesse levar consigo três livros, quais livros escolheria? Por favor, relacione os livros pela orden de importância." Sem contestar, 98 dos 100 homens colocaram a Bíblia em primeiro lugar em suas listas!

Destes homens, poucos gostavam de religião, muitos nem freqüentavam igrejas, outros eram agnósticos ou ateus. Mesmo assim, eles sabiam que nenhum outro livro poderia trazer-lhes ânimo e conforto em dias tenebrosos e difíceis.

Por que isto? Em um artigo publicado na revista Coronet, o editor Eddie Cantor disse: "Não me surpreende que quase todas as listas de livros mais vendidos incluem a Bíblia. Como os leitores da Bíblia sabem, e como eu descobri há alguns anos, a Bíblia não é só o livro mais vendido - ela é o livro da vida, eterno, imutável, de confiança, sempre seguro".

Por causa desta verdade, a Bíblia é nossa autoridade da fé. Sabemos que a Bíblia é verdadeira. Não é porque foi escrita por gênios religiosos que a Bíblia tem autoridade para os cristãos, nem porque ela é fonte de inspiração para grandes experiências religiosas. A Bíblia é soberana para os cristãos porque é revelação de Deus. É a revelação divina em forma escrita. A Bíblia tem autoridade porque ela é a Palavra de Deus, e não por qualquer outra razão.

Ela é, certamente muito lida, mas lida por muitos de forma fragmentada. Vamos lê-la completamente. Lembre-se que são necessárias apenas 72 horas para a leitura completa da Bíblia. Isto quer dizer que, se tivermos a disciplina de ler a Bíblia diariamente por apenas 15 minutos, completaremos a leitura em 288 dias, em menos de um ano.

Cabe registrar também a necessidade de colocarmos um exemplar da Bíblia em todos os lares brasileiros Para isso, a Sociedade Bíblica de Brasil recomenda que cada igreja faça um censo na região geográfica de sua influência, para saber em que lares não há um exemplar da Bíblia. E, então, presentear este lar com uma Bíblia.

Afinal, a Bíblia é a autoridade de fé. Podemos conhecer Deus e temos fé em Deus através da revelação dele próprio, encontrada na Bíblia.
.
Eude Martins é assessor para projetos especiais da Sociedade Bíblica do Brasil e coordenador do Ano da Bíblia.
.
Artigo adaptado, extraído da da Revista "A Bíblia no Brasil" - nº 218 - Ano 60.
.
.
Texto usado com permissão.
.

Nenhum comentário: