Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Câmera, ação! Ciro Sanches Zibordi, Silas Daniel e Gediel Mendes

A Blogosfera Evangélica está começando a efervescer, e apesar disso não considero a atitude da propagação da Palavra por meio audiovisual coisa insignificante ou pequena. Fazer devocionais por meio da fala é importante.

Neste dia, o irmão Ciro Sanchez Zibordi, pastor assembleiano, inaugurou uma série de postagens através de vídeos, cujo título deles é Palavra Viva e Eficaz.

Os vídeos, que estão hospedados no site YouTube [1] podem ser considerados como uma iniciativa louvável. Olhando pela perspectiva de que nem todos os brasileiros são achegados à leitura. Então, discursar é, mesmo, a melhor solução aos iletrados e sem proximidade às letras.

O Pr Zibordi não é o primeiro assembleiano que segue por este recurso. Antes dele encontrei vídeos do irmão Gediel Mendes [2] e do Pr Silas Daniel  [3]

Uma crítica construtiva: usando o recurso audiovisual é necessário dominar plenamente a técnica também. A boa iluminação e boa resolução de imagem e som são detalhes que não podem passar de largo. Inevitavelmente as comparações virão por parte dos usuários do YouTube, internautas que ainda são descrentes em Cristo e vêem outras programações, seculares, disponíveis na rede de computadores. Vídeos com qualidades técnicas sem pecado.

O pessoal sem Jesus não tem a capacidade de discernimento espiritual. Eles não possuem, espiritualmente, força alguma para se defender. Só sabem julgar tudo pela aparência.

Quando eu ainda não tinha aceitado a Cristo e nem compreendido o amor de Deus, fazia julgamentos através das percepções naturais. A maior barreira que encontrei e que me impedia de parar e analisar a mensagem de salvação era a maneira como os veículos de comunicação eram usados pelos evangélicos. Comparava a qualidade dos discos (naquela época em vinil) dos cantores seculares com os cantores cristãos. O "mundo" era profissional e os crentes amadores!

Nos idos de 1980, grande parte dos músicos pentecostais cantavam, mas não era música. A música é composta de melodia, harmonia e ritmo. Aqueles irmãos (repito: não digo todos eles) entoavam algo que faltava ritmo e /ou harmonia. Mas os grupos de rock e pop (não estou defendendo a mensagem que eles passam) sempre foram e são bons músicos (todos eles!). Cantaram e cantam dominando seus instrumentos. Ao gravar um disco eles fizeram e fazem isso com excelência profissional.

O ser humano natural tem um olhar espiritual míope, eles enxergam bem apenas esses detalhes perceptíveis pelos sentidos naturais. São deficientes auditivos e visuais quando se trata das coisas do alto.

Faço votos, sinceramente, desejando boa sorte aos blogueiros citados neste post e também para tantos outros blogueiros que seguirem por esta tendência, de colocar uma "câmera na mão e uma inspiração celestial na cabeça", para que atinjam com eficiência absoluta, tecnicamente, a capacidade de pregar o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Que eles conquistem uma exuberante qualidade profissional.

Não estão longe disso.

Em tempo: de forma alguma meu comentário é com intenção depreciativa.

E.A.G.
_______
1. https://www.youtube.com/user/Cirozibordi?gl=BR&hl=pt
2. Aparentemente, o autor da página a deletou: https://gedielmendes.wordpress.com
3. http://silasdaniel.blogspot.com/2007/09/os-argumentos-frgeis-e-aparentemente_2049.html

Um comentário:

NilmaBostonRio disse...

boa observacao Eliseu. Com esse artigo voce sugere sobre a importancia de se fazer uma gravacao observando regras faceis e simples como:

1) Gravar com a filmadora em um tripod ou uma superficie firme (movel, mesa).

2) Fazer a gravacao em um lugar sem barulhos e ruidos.

3) Se posicionar de maneira que a fonte de luz fique a frente do objeto ou pessoa, e nao por traz.

4) "Menos e mais" essa e a regra na utilizacao de efeitos na edicao do video.

5) Evitar gravacoes demoradas. Seja simple e objetivo.