Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

15 RAZÕES PORQUÊ NÃO SOU CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO




Por Josias de Souza Lima
1ª - Porque Jesus disse "Examinai as Escrituras porque cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam” (João 5.39). Se é pelo intermédio das Escrituras e mediante os ensinos de Jesus que “uma vez aceitando-O alcançamos a salvação” exclui-se, portanto que seja pela igreja católica.

2ª - Não sou católico romano porque sendo a religião cristã fundada por Cristo, foi durante 200 anos divulgada sem modificações nem acréscimos, mas dali pra cá surgiram novas doutrinas, falsificações, e toda a sorte de cerimônias estranhas ao Novo Testamento, que foram discutidas em concílios e aprovadas por homens, daí nascendo a Igreja Católica Apostólica Romana. “Mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviam mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente” (Romanos 1:25).

3ª - Não sou Católico Romano, porque atendendo ao pedido de Jesus no que Ele diz examinai as Escrituras, isso tenho feito e nunca encontrei nos livros sagrados do Novo Testamento o “Ofício da Missa”. A razão porque não encontrei, é que foi composto pelo Papa Gregório I, uns 600 anos depois de Cristo.

4ª - Não sou Católico Romano, porque não encontrei uma passagem no Novo Testamento que mostre algum dos apóstolos diante do altar incensando imagens. A razão porque não encontrei, é que o culto das imagens foi decretado pelo 2º Concilio de Nicéia 787 depois de Cristo.

5ª - Não sou Católico Romano, porque não encontrei no Novo Testamento um só trecho que fale de ter havido na Igreja primitiva alguma procissão eucarística. A razão porque não encontrei, é que começou 1360 anos depois de Cristo.

6ª - Não sou Católico Romano, porque não encontrei um versículo qualquer na Bíblia que recomende o uso do rosário. A razão porque não encontrei, é que apareceu com o Pedro Eremita em 1090 depois de Cristo.

7ª - Não sou Católico Romano, porque não encontrei na Bíblia Sagrada um só mandamento que proíba o casamento dos ministros da religião. A razão porque não encontrei, é que foi proibido pelo Papa Gregório VII em 1074 depois de Cristo.


8ª - Não sou Católico Romano porque não encontrei nas Escrituras Sagradas a palavra “Purgatório”. A razão porque não encontrei, é que não existe e só foi promulgado pelo concílio de Trento, em 1563 depois de Cristo. Antes desta data não havia nenhuma alma no purgatório, pois não havia sido criado pelo Papa.

9ª - Não sou Católico Romano porque não encontrei uma só passagem no Novo Testamento que mostre algum ministro de Deus aspergindo água benta no caixão de um morto e fazendo-lhe recomendação. A razão porque não encontrei, é que foi criado pela Igreja Católica, a fabricação da água benta apareceu 1000 anos depois de Cristo.

10ª - Não sou Católico Romano porque não encontrei na Palavra de Deus que se deve orar e render culto aos santos e aos anjos. A razão porque não encontrei, é que foi criado pela Igreja no ano 788 depois de Cristo. E o culto das imagens foi decretado pelo 2º Concilio de Nicéia em 787 depois de Cristo.

11ª - Não sou Católico Romano, porque não encontrei nas Escrituras Sagradas que entre Deus e os homens há outro mediador e intercessor fora de Jesus Cristo (1ª Timóteo 2.5).

12ª - Não sou Católico Romano porque não encontrei na Bíblia Sagrada a ”confissão auricular”. A razão porque não encontrei, é que foi estabelecida como doutrina pelo 4º concilio de Latrão Roma em 1215 depois de Cristo.

13ª - Não sou Católico Romano porque não encontrei nas Escrituras Sagradas a “Transubstanciação”, doutrina da hóstia transformada no corpo de Cristo (osso, carne, nervos, unhas, cabelos, sangue, espírito e divindade). A razão porque não encontrei, é que esta inovação foi criada no concilio de Latrão em 1215 depois de Cristo.

14ª - Não sou Católico Romano porque a Bíblia diz que “se alguém ouvir as palavras deste livro viverá, mas se alguém lhe acrescentar mais alguma coisa Deus lhe fará vir sobre eles as pragas escritas nele. E se alguém “Tirar quaisquer palavra do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade Santa." (Apocalipse 22.18,19).


15ª - Não sou Católico Romano, porque disse Jesus em Apocalipse “sai dela povo Meu para que não sejas participante dos seus pecados e não tomes partes nas suas pragas” (Apocalipse. 18.4).
Ao leitor inteligente, bastam estas advertências, uma vez que provamos que Roma Papal incorre nas condenações de Deus. Ela mudou, acrescentou, e diminuiu a palavra divina em concílios e decretos, por estas razões não sou Católico Romano. E no dia que encontrar qualquer Católico Romano, Padre ou leigo, que provar com versículos a autenticidade para tais doutrinas, deixo de ser Cristão Evangélico para ser Católico Romano.

Fonte: Igreja Batista Bereana de Presidente Prudente - SP.

6 comentários:

César Schuler disse...

eu sou ateu.

Anônimo disse...

Tambem nao sou catolico Romano, mas nao por nenhuma razao citada acima, sendo que todas sao falacias, sem excecao.

Incompetencia e ignorancia pouca e' bobagem.

Anônimo disse...

Q ingnorancia a sua, aprender a respeitar a religião dos outros é algo em que o ser Humano é imcapaz d fazer, onde se acha que tem a dona de toda a verdade...
"Só há uma treva: a ignorância." (William Shakespeare)
A ignorancia deixa as pessoas cega. O FANATISMO religioso que vc tm vc acha tbm q eh bom isso...revêr as suas palavras antes d sair julgando o q ou qm..

Eliseu Antonio Gomes disse...

Tiago

Está expresso apenas as minhas convicções. Não houve intenção de desrespeito. Ter opinião própria e discordar não é faltar com o respeito. Penso que seja ter personalidade.

Não creio que seja o dono da verdade. Sigo as Escrituras Sagradas. Sem aumentar e nem diminuir nada. "Só há uma treva: a ignorância", disse Shakespeare, não é? Por causa disso procuro o conhecimento antes de manifestar minhas opiniões.

O ser humano é incapaz de respeitar o próximo quando não respeita a si mesmo. E isso ocorre quando concorda por pressões externas. Demostra obediência, cede às vontades... Mas ojeriza na alma.

Melhor é mostrar o que pensa do que fingir ser o que não é.

Eu sou isto aí, no artigo. E amo os católicos, apesar de haver diferenças entre eles e os evangélicos.

Abraço.

Anônimo disse...

Quanto a você Elizeu, parabens por sua manifestação. nã menor das considerações,você expôs não apenas sua opinição, ou ainda, seus pontos de vista por não ser um católico, o que não necessariamente significa qualquer ofença aos católicos, até mesmo por suas fundamentações históricas e principalmente bíblicas. Que o Senhor te abençoes a cada dia.

Quanto a você Thiago, com todo o meu respeito, qual é sua praxis de fé mesmo? E se você é um católica, você pode usar os mesmos atifícios que o Eliseu usou para contra argumentar? _ Obviamente sem qualquer obrigação de faze-lo. Todavia já que você se manifestou mesmo, e diga-se de passagem assumindo uma ofença, poderia pelo menso ser educado. E ainda que o apresentado por Eliseu significasse uma ofença, a resposta agressiva não é o melhor caminho para se demonstrar conhecimento, educação e talvez até, quem sabe amor.
Meu querido, com todo carinho, de um ex católico romano, leia, compreenda, experimente e então faça todas as observações ou críticas que você quiser e puder, contudo sem palavras meramente pessoais e vazias de fundamento.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Barreto

O artigo, de autoria de Josias de Souza Lima, é uma passeio na História. Eu o publiquei por me idenficar com a postura do autor.

Amo os católicos. O melhor amigo que tive na vida, hoje em memória, era católico. Conversávamos sobre Jesus Cristo, sem brigas por causa das doutrinas religiosas.

Realmente, a minha intenção com esta publicação não é ofender os praticantes do catolicismo.

Abraço.