Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 30 de junho de 2007

Dupla Cidadania

Marcha para Jesus de 2019
Newton Menezes - Futura  Press / Estadão

Neste ano de 2007, no dia 7 de junho, a 15ª Marcha para Jesus, que em anos anteriores ocorreu Avenida Paulista, foi realizada em local diferente. O evento (que teve cerca de 3 milhões de participantes, de acordo com os organizadores) sofreu preconceito por parte do atual prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, que mudou sua localização tradicional. A Marcha teve concentração no Campo de Bagatelli, situado na Avenida Santos Dumont, com ponto inicial na parada de metrô Estação da Luz, Avenida Tiradentes.

Agora, lá no Rio de Janeiro, existe pressão contrária à equipe Diante do Trono [*], pelo mesmo motivo. A administração municipal cria dificuldades quanto à realização da gravação do novo DVD do grupo musical mineiro na Praia do Flamengo.

Nós, evangélicos, além de cidadãos dos céus somos cidadãos aqui na terra também. E, como crentes em Jesus, não apenas nessas situações de oposições citadas, mas em todos os outros eventos que sofrerem pressão, precisamos nos mover e nos conscientizar da força que temos se nos mantermos unidos. E agir.

A comunidade evangélica tem peso político suficiente para determinar os rumos eleitorais do País! Então, havendo oposição da parte política em exercício, que nós no dia da eleição sejamos seus opositores também, votando nos concorrentes de candidatos que se mostram antirreligiosos. deles.

Como cidadãos do céu, oremos por todos. E como cidadãos da terra, bem informados, decidamos com muito cuidado quando chegar a na hora de votar, escolhendo apenas os políticos cristãos e historicamente amigos de cristãos.

* Rio Diante do Trono - https://riodiantedotrono.wordpress.com/


Atualizado em 21 de abril de 2021 - 21h45. Troca de imagem e ajuste da redação.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

O sentido etimológico do termo fé

Assembleia de Deus ministério Belém.
Rua Conselheiro Cotegipe, 273. São Paulo - SP.

Em Hebreus 11.1 temos a melhor descrição do que seja a fé.

O termo fé, no grego-koiné, é "pistis". E pistis denota o sentido de um documento de posse (como uma escritura de imóvel devidamente registrada em cartório.

Ou seja, a sua fé é igual o documento que comprova que você é a pessoa certa, a única dona daquilo que crê, que a Bíblia Sagrada promete que é seu.

Experimente trocar o termo fé por escritura nas suas leituras bíblicas, orações e vida devocional com Deus.

Quem tem uma escritura de imóvel, não tem dúvidas que é o dono daquilo que está lavrado e muito bem documentado em seu nome.

As doutrinas de rigor ascético - parte 2 de 3

Por Eliseu Antonio Gomes

Até o momento, de tudo que tenho lido, concluo que cultuar a Deus é mais do que cumprir a liturgia eclesiástica ou realizar show moderninho. Trata-se de um comportamento interior. Pois o mais importante para o Senhor não são as maneiras, mas os propósitos da consagração. A adoração voluntária e sincera é prestar culto.

Aos crentes colossenses, o apóstolo Paulo alertou que praticar a doutrina de rigor ascético não trazia nenhuma consequência positiva, porque a prática era útil quanto a evitar as obras da carne. Ou seja, o propósito do cristianismo é que o cristão ande no Espírito – dar ao Senhor o fruto do Espírito por inteiro, as nove características (Gálatas 5.16-23). Parcialmente Deus não o recebe.

Os versículos abaixo mostram como Deus nos olha e nos considera. Como? Interiormente.

Eu não me eximo das perguntas que faço abaixo. E respondo que me esforço para servir melhor a Deus a cada dia por ser Ele meu Criador.

Perguntas: Quais são os propósitos que o fazem cultuar ao Senhor? Por que jejua? Por que prega? Por que canta? Quais são seus motivos mais íntimos que o impulsiona a se dizer crente em Jesus Cristo?

"Mesmo neste estado, ainda me procuram... dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? (...) Eis que no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferires com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto”. - Isaias 58.2a, 3-4.

Observação: Embora o texto bíblico apresentado tenha me ocorrido durante a meditação na Palavra, surgindo na sequência de referências que seguia, durante a elaboração deste artigo, sempre tive em mente fazer as coisas corretamente com motivos corretos também.

Não é uma situação espiritual boa entrar em um ciclo de afazeres, aceitáveis aos olhos humanos, apenas pela força do hábito ou visando consequências inconfessáveis. Embora possamos ser aprovados pelos homens, Deus que tudo vê nos reprova. Melhor é fazer a coisa certa por motivos conscientes e certos.

Irmãos e irmãs, não tomem essa minha iniciativa em postar esse texto e fazer esses comentários como sendo um desrespeito ou algo parecido. Eu apenas quis mostrar a revelação que está efervescendo dentro do meu coração agora.


Postagem atualizada em 04/05/21, 11h50. Troca de imagem, revisão de texto.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Dramas familiares

Quando existe drama no relacionamento entre pais e filhos.

Diante dos conflitos familiares na educação dos adolescentes, algumas vezes pude acompanhar e auxiliar algumas situações. Não digo isso como se me sentisse o mais preparado, aconteceu...

Certa vez um jovem evangélico me procurou, um descendente de japoneses no Brasil, ele contou ter discutido com a mãe, estava com o coração triste mas não conseguia buscar reconciliação. Quando as brigas aconteciam eles ficavam muitos dias sem conversar um com o outro.

O que pude lhe dizer é que a Bíblia Sagrada nos informa que Deus reservou prosperidade, vida longa e feliz, apenas aos filhos que honram aos pais (Colossenses 3.20).

Disse-lhe mais: " Ame seus pais. Amar não é apenas um sentimento que chega sem aviso e toma conta das pessoas. É decisão íntima de cada coração que sabe exercitar os pensamentos ordenadamente. Decida-se a querer bem sua mãe e seu pai e comece a agir de acordo com essa idéia. Não deixe a raiva ser mais forte do que você. Nos momentos difíceis treine a sua mente para continuar com raciocínios lógicos, mesmo durante emoções fortes. Se você deseja felicidade em seu futuro, procure compreender melhor as razões de tudo que os seus pais fazem e falam. Não os julgue, apenas se esforce para compreendê-los perfeitamente.

Você sabe que muitos fazem coisas erradas por motivos certos? A maioria dos pais caem nessa desonra menor. Querem o bem dos filhos e erram muito bem intencionados. Não é uma situação justificável, mas acontece bastante.

Recomendo que leia o livro de Provérbios. Tem tudo a ver com essa situação que você está passando agora e também com todas as outras relacionadas com todos nós em todas as áreas das nossas vidas".

E.A.G.

As doutrinas de rigor ascéstico - parte 1 de 3

Asceta: indivíduo que se dedica por completo aos exercícios espirituais, mortificando o corpo; anacoreta; eremita; ermitão.

Ascético: Relativo ao ascetismo ou aos ascetas: vida ascética. Cenobita; devoto; místico; contemplativo; platônico; tratado acerca do ascetismo.

Fonte: Dicionário Michaellis 2000

A primeira pedra

Encontramos o termo "rigor ascético" na Bíblia Sagrada, em sua versão Almeida Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil. Está lá na carta do apóstolo Paulo aos cristãos colossenses, capítulo 2 e versículo 23. O termo equivalente na versão Almeida Revista e Corrigida é disciplina do corpo.

Esse trecho bíblico é pouco utilizado nas igrejas. Nos meus quase 29 anos como cristão evangélico não me lembro de alguém ter pregado sobre ele, usando-o como texto central da mensagem. E creio que é fácil entender os motivos. Paulo discorre sobre a natureza da carne, comentando sobre a satisfação carnal através da religiosidade. O apóstolo escreve sobre os excessos de "não-podes" e "não-toques" dizendo que estas ordenanças são desagradáveis ao Senhor por propiciar apenas a falsa aparência de santidade.

Paulo encontrou na cidade de Colosso uma igreja que estava se desviando do Evangelho sem abandonar a religiosidade. Alguns crentes começaram a entrar em hábitos de abstinências alimentares, observância de dias e até adoração aos anjos. Para isso, reivindicaram, misticamente, o apelo das visões. E dentro desse circulo de práticas das regras auto-impostas,  apresentavam-se falsamente como gentes humildes perante todos, ao orgulharem para si mesmos sentiam-se mais limpos e santos do que os outros cristãos que estavam fora das regras que eles praticavam.

Apenas a Palavra de Deus não é vaidade

Ora, tudo abaixo do sol é vaidade. Por que ter vanglória? (Eclesiastes 1.2).

Sabemos, quem nos purifica é só Jesus. As obras humanas não limpam o homem. O único ato ascético eficaz, quem fez foi Jesus ao morrer na cruz em nosso lugar, após viver sobre a terra sem cometer nenhum pecado.

Não existe regra maior do que a Palavra de Deus. Através das Escrituras vemos o que é proibido e o que não é (Salmo 119.105). Quando não existe um “NÃO” bíblico, então, não é sensato inventar proibições, se o assunto é da esfera da fé. O argumento do apóstolo é simples e prático: Cristo nos libertou e não devemos nos deixar prender novamente. Os tabus dos asceticismos religiosos são grilhões que precisam ficar para trás em nossas carreiras espirituais.

A lição na parábola do bom samaritano

É importante observar que os cristãos falham muito ao mandamento do amor ao próximo quando impõem regras denominacionais às pessoas. O Evangelho nos diz que só em Cristo, pela fé, somos salvos. Porém, a religião passa a falsa esperança de que a obediência às cartilhas de regulamentos garante a salvação.

A parábola do bom samaritano é um ótimo exemplo dessa troca de valores. Um homem estava moribundo. Passou por ele o sacerdote, depois o levita. Os dois religiosos agiram com total indiferença quanto ao estado de falta de sorte do viajante. Ambos lembraram-se das regras cerimoniais e não quiseram ficar impuros, pois o viajante estava à beira da morte e segundo a Lei tocar em cadáver causava impureza e impedia que eles participassem das oferendas e demais tarefas no templo (Números 5.2). Surgiu, então, o samaritano e antes de pensar em regras religiosas lembrou-se do mandamento do amor e socorreu o necessitado.

Socorrer é amar na prática

1. Socorro espiritual : Tiago 2.14-24:

Quão triste é ver crentes que hoje em dia ao se depararem com alguém que tropeçou na fé, talvez portanto a falsa sensação de superioridade, se arvoram como guardiões dos valores morais e criticam exigindo perfeccionismo dos caídos, ao invés de estender a mão para levantá-lo. Onde está o amor na vida dos crentes ascéticos?

Bem asseverou o apóstolo Paulo, dizendo que o rigor ascético só satisfaz a carne, não agrada ao Senhor.

2. Socorro humanitário: Isaías 58.1-14:

Certa vez, troquei postagens numa rede social com uma pessoa que se apresentava como cristã. Falávamos sobre a fome no continente africano, e ele revelou a sua opinião. Para ele, o correto seria primeiro pregar a Palavra de Deus e só depois entregar a alimentação.

Ora, onde está o amor aos necessitados? Sem querer ser injusto com ninguém, nem generalizar nada, sei das exceções, digo que esses crentes são os que mais cobram a disciplina do corpo, que mais criam regras e pensam que são os únicos santos e puros na face da Terra.

Conclusão

Certamente que é preciso evangelizar, porém, tendo condições financeiras, é preciso demonstrar o amor que preconizamos. Junto com "a paz do Senhor" deve haver ajuda material também.

Os cristãos ascéticos se esqueceram que “a religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” – Tiago 1.27.

Parafraseando o versículo, amar o próximo é não se negar a ajudar quem estiver precisando, pois essa é a verdadeira atitude que agrada a Deus.

E.A.G.

Texto revisado: 24 de setembro de 2011.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Quando a mentalidade humana é transformada pelo Espírito

Sobre Tomés-da Silva e Crentes Avivados.

Apesar de Deus nos ter criado e depois ter dito que o resultado da sua criação era satisfatório, como cristãos, é um grande erro deixar-se guiar apenas pelos sentidos naturais.. As coisas do Espírito são do alto e não aqui da terra, do homem natural. Quando tratamos de casos alçados ao nível da fé de quase nada vale o tato, o olfato, o paladar, a audição e a visão.

Jesus subiu ao céu e em seguida nos enviou o outro Consolador para nos guiar. É espantoso ver algumas pessoas ignorarem isso. Gente de renome, o alto calibre no seio evangélico, escorregam diante dessa tão grande obviedade e desencaminharem-se pelos seus sentidos humanos. Principalmente a vista e os ouvidos, aquilo que vê e o que outros viram e lhe contam. 

Acredito que se um líder pentecostal segue por essa condição, não caminha para frente, patina, não sai do lugar ou caminha para trás. A mente humana que  está acostumada raciocinar tão-somente pelos seus cinco sentidos: o que pode conferir cheirando, apalpando, degustando, ouvindo e vendo, não é espiritual. Porém, a mente transformada usa os nove dons do Espírito Santo: dom da palavra da sabedoria; dom da palavra do conhecimento; dom da fé; dons de curas; dom de operação de milagres; dom de profecia; dom de discernimento de espíritos; dom de variedade de línguas; dom de interpretação de línguas.

Os dons são equipamentos espirituais, armas poderosas para para combater o inimigo que temos em comum, que é Satanás.

Quem não se lembra do lamento de Jesus a Tomé? E horrível constatar que  existem muitos Tomes-da-Silva, desprezam os dons do Espírito, não atinam que a definição de fé é o firme fundamento das coisas que se espera sem ver (Hebreus 11.1). Podemos parafrasear o texto: a fé é o firme fundamentos das coisas que não se tateiam, nem cheiram ou ouvem.

Na carta do apóstolo Tiago (3.13, 17-18) encontramos o padrão comportamental de quem vive segundo os impulsos da mente humana e de quem se entrega aos cuidados das orientações do Senhor.. "Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações praticadas com humildade e sabedoria. A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura, e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz" - Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH).

terça-feira, 26 de junho de 2007

A rotina e o fruto do Espírito

Por Eliseu Antonio Gomes

Fala-se muito mal da rotina. Que é um veneno dentro da vida em comum de um casal. Dizem que é a responsável pela sensação de chatice no dia a dia dos jovens; que ela acaba com a vontade de viver de qualquer pessoa. 

Mas não é bem assim. A rotina não é inimiga de ninguém. Não deveríamos combatê-la, apenas olhar para a viva com ângulos novos, e seguir adiante.

É tipo o bolo e o recheio. Mesmo que a massa saia do forno sem o sabor desejável, depois ela é coberta com chantilly. São muitos sabores das coberturas: morango, pêssego com ameixa, castanha do pará, pistache com limão siciliano, frutas vermelhas, chocolate etc. Ah... O bolo continua o mesmo, mas o creme que o reveste dá um toque especial. 

A vida é assim, a cobertura não precisa ser algo de valor financeiro, basta o valor emocional, sentimental. Uma festa pode sair caro, mas uma conversa bobinha não custa um centavo, um filme na televisão em companhia de alguém muda o dia da gente. 

A mais importante motivação é alcançar o alvo, que é Cristo. Não é preciso esforço algum, basta invocá-lo, e Ele vem pronto para salvar a alma cansada. Romanos 10.14.

Ande no Espírito, para ter forças e nunca abaixar a cabeça. Assim até em momentos de grandes adversidades, é possível ter a alegria necessária, a força motivadora que faz parte das nove características da personalidade do Senhor - Gálatas 5.16-23.

Recebendo a Jesus no coração, chegará um momento que viveremos no Céu. Jesus nos leva para a salvação eterna. Ele é Guia e Senhor, conduz filhos (as) ao Céu, para serem felizes com Deus (Hebreus 2.10). 

Enquanto este momento não chega, existe muito a ser feito por aqui. Boas oportunidades existem. Anime-se e vá buscá-las. "Agrade-se do Senhor , e ele satisfará os desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor , confie nele, e o mais ele fará" - Salmos 37.4-5.


Atualizado em 07 de abril de 2021. 13h31. Redação e acréscimo de imagem.

Reflita sobre esta inversão de papéis

A maioria das pessoas que vive no mundo possui uma ideia errada sobre liberdade. 

Lá no mundo, as pessoas acreditam que estão livres e dizem que nós, os cristãos evangélicos, não podemos ingerir álcool, não podemos fumar... Elas pensam que somos infelizes, que estamos presos dentro de um sistema de proibições, que vivemos em uma rotina de passar vontades.

A realidade é que são eles os prisioneiros. Estão presos aos vícios da bebida e do fumo, que os faz adoecerem e até morrerem. São incapazes de abandonar os hábitos de beber e fumar, não possuem forças para dizer não ao álcool e para a nicotina, mesmo sabendo que o uso dessas drogas causa cirrose e câncer.

Eles são vítimas de apetites desordenados porque não conhecem a Jesus, o Libertador. É Cristo quem liberta o ser humano de vícios e de todos os males que afetam a humanidade.

É por causa da ação libertadora do Senhor que o crente está solto e goza da condição de viver distante da tirania de diversas modalidades de vícios, está acima da opressão de kits suicidas. O crente até tem a opção de voltar aos erros, mas não retorna porque está ciente que o estilo de vida em escravidão não o fará feliz.

E.A.G.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Preciso de Ti - Diante do Trono




Preciso de Ti preciso do teu perdão
Preciso de Ti quebranta meu coração
Como a corça anseia por água, assim tenho sede
E Como terra seca, assim é minh'alma preciso de Ti
Distante de Ti, Senhor, não posso viver
Não vale a pena existir
Escuta o meu clamor, mais que o ar que eu respiro
Preciso de Ti
Distante de Ti, Senhor, não posso viver
Não vale a pena existir
Escuta o meu clamor, mais que o ar que eu respiro
Preciso de Ti.

Não posso esquecer, o que fizeste por mim
Como alto é o céu, Tua misericórdia é sem fim
Como um pai se compadece dos filhos assim Tu me amas
E Afasta as minhas transgressões preciso de Ti
Distante de Ti, Senhor, não posso viver
Não vale a pena existir
Escuta o meu clamor, mais que o ar que eu respiro

Preciso de Ti (2x)

E as lutas vêm tentando me afastar de Ti
Frieza e escuridão procuram me cegar
Mas eu não vou desistir: ajuda-me, Senhor!
Eu quero permanecer contigo até o fim
Distante de Ti, Senhor, não posso viver
Não vale a pena existir
Escuta o meu clamor, mais que o ar que eu respiro

Preciso de Ti (5x).

E.A.G.
_______
Postagem atualizada em 04/03/19 às 15h27.


domingo, 24 de junho de 2007

1 João 4.18 - O amor lança fora o medo


O amor lança fora o medo.

"Não ergas alto um edifício sem fortes alicerces; se o fizeres viverás com medo." (Provérbio popular). 

Talvez eu seja confundido com o que direi, mas agora eu quero correr esse risco, caso aconteça, e passar por alguma má interpretação: eu não tenho medo de nada aqui nessa vida passageira. 

Na alegria, já convivi com muitas pessoas ao meu redor fazendo festa comigo e na hora de enfrentar problemas pude desfrutar da presença e ajuda de apenas 10 a 15 verdadeiros amigos. 

Não tenho medo da morte; não tenho medo de ficar só; não tenho medo da escassez e nem da abundância; não tenho medo dos perigos e nem da rotina-sem-fim. E etc e etc.

A ausência de medo não é a coragem dos heróis de guerra, é a presença da fé aos que amam a Deus e sabem que são correspondidos nesse amor: "O perfeito amor lança fora todo medo" - 1 João 4.18 (ARA).

Diante do Trono - Isaías 53

sábado, 23 de junho de 2007

INTROSPECÇÃO


A sabedoria do alto

A auto-análise é importante em todos os relacionamentos interpessoais.

Na família, principalmente, porque é onde estão as nossas raízes. A sabedoria do alto, que vem de Deus, se manifesta entre nós de várias maneiras, uma dessas maneiras é a imparcialidade, tendo como parâmetros de justiça a Palavra de Deus e jamais a opinião moldada pelo pensamento humano (Tiago 3.13-18).

Conseguir enxergar os problemas que atravessamos, como se deles nem fizéssemos parte, é a melhor maneira de enxergar os próprios erros. E quem alcança o nível de imparcialidade a ponto de conseguir julgar a si como a parte que também pode ser falha dentro de um relacionamento é ser humilde, e quem depois disso volta atrás, corrigindo os próprios erros, prova que é realmente um sábio aos olhos do Senhor.

E.A.G.

Blogueiros evangélicos



Blog: palavrinha inglesa que significa diário; abreviação em escrita da pronúncia book log. 

Há quem se atreva a dizer que os blogs são apenas modismos. Dizem que assim como aconteceu com os fotologs, eles irão acabar. Eu não acredito nessa tese. Primeiro, porque os fotologs traziam apenas imagens, eram feitos na maioria das vezes por adolescentes que nada tinham a dizer. A intenção era só aparecer.

Não é o caso dos blogs. Na "blogagem", uma boa parte do conteúdo é produto de profissionais exercendo jornalismo, gente ligada à grande imprensa. Além desses, temos os blogueiros amantes das letras, gente adulta, com autonomia, escrevem por hobby, por sentir vontade de externar suas filosofias de vida, colocam "a boca no trombone" no melhor dos sentidos.

João Cruzue
Blog: Olhar Cristão | olharcristao.blogspot.com/

O blogueiro é Presbítero na Assembleia de Deus. Está blogando há cerca de dois anos e meio, mantém alta frequência de atualizações, é bem articulado, mostra bom dinamismo em seus artigos. Sua atuação é algo digno de elogios. Faço votos que ele continue firme e forte na Blogosfera.

Geremias do Couto
Blog Manhã com a Bíblia | geremiasdocouto.blogspot.com/

Pastor na Assembleia de Deus. Geremias do Couto escreve com estilo classudo. É autor de livros e revistas de escola dominical, publicados pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD). As atualizações de seu blog não são em frequência regular. Torço para que traga assuntos da ordem secular com o ângulo de vista cristão.

Em meus primeiros passos de fé, tive contato com seu trabalho como comentarista da revista Lições Bíblicas, o conteúdo lido foi de grande valia para minha estruturação espiritual. Foi uma grata surpresa ter encontrado seu perfil em uma comunidade hospedada  na plataforma de rede social Orkut. No início, pensei que fosse alguém que se passava por ele, mas logo veio a confirmação quando observei o estilo da escrita.

Daniel Ferreira e Tiago Pereira
Chocolate Quente

Outro blog interessante para mim. Os dois irmãos são uma incógnita. Não publicaram nenhuma foto de apresentação ao público, apenas os textos. A linha editorial é inteligente, carregada de bom humor e coerente com a fé cristã que eles professam. Eu os conheci no Orkut e passei a seguir o blog, sempre ansioso pela próxima postagem. 

Faço votos que eles, assim como João Cruzue e Geremias do Couto, como também muitos e muitos outros blogueiros evangélicos não mencionados aqui por conta do tempo e do espaço - de igual grandeza - continuem nessa lida tão importante. A cada dia surge material fresquinho, digitados, em fotos, audiovisuais, de gente crente que tem muito a dizer e é livre para se expressar.

Diferente dos profissionais do jornalismo, os blogueiros cristãos criam as suas próprias pautas, não o engessamento de reuniões editoriais. Caso não desanimem nessa lida, haverá daqui dez anos grande conteúdo de material para pesquisa na internet. Blogar é voar sem asas e sem aeronaves rumo ao futuro. A palavra do cristão são como pinceladas num quadro de obra de arte, cuja inspiração vem lá do alto. Mesmo que para alguns internautas pareçam insignificantes, o colorido tem a cor preparada no ateliê celestial.


Atualização em 13 de maio de 2021, 20h48. Construção sintática, alteração de duas imagens ilustrativas.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Identidade espiritual

Em tempo de relativismo, três importantes verdades nesta pequena postagem:

1. Jesus Cristo.

Certa vez, Jesus disse aos seus discípulos: "Já não vos chamarei servos...tenho vos chamado amigos" (João 15.15). 

2. Amigos a gente escolhe.

Em Eclesiastes 4.12, está revelado um grande segredo: o cordão de três dobras não se quebra facilmente.

Jesus escolheu você para ser amigo dEle. Unido com Cristo nesse laço bonito da amizade, você é alguém forte e imbatível, espiritualmente.

3. A união faz a força.

Você, a amizade e o Senhor entrelaçados! Você tem a noção exata de quem é, e o quê representa no Reino de Deus? É algo bom demais de maneira indescritível, não há palavras em nenhum idioma desse mundo que possa descrever isso de maneira precisa.

Identidade espiritual: parte 2.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Educar é preciso

“Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele”
- Provérbios 22.6 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

“Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos" - Efésios 6.4 (NTLH).

É muito gratificante ver o resultado de uma boa educação. Muitas vezes excede às expectativas daquilo que nós desejamos.

Como pai, sempre tive em mente os versículos acima. Tive mais como um prazer do que como uma obrigação educar a minha filha. Todas as etapas: primeiros passos; atravessar a rua com segurança; andar de bicicleta; se defender dos coleguinhas com ímpeto violento na escola; ensinar ler; e, ler a Bíblia Sagrada de acordo com os textos bíblicos referentes à idade em que estava vivendo, e, mais recentemente, lidar com as finanças em operações bancárias ...

O primeiro dia de aula da minha filha foi difícil para mim. Uma "dorzinha" dentro do peito. Senti o mesmo no primeiro dia em que ela saiu para o expediente no serviço dela. Agora, a garotinha está dando os primeiros passos para se tornar uma pessoa adulta independente...

Ela cresceu! Na minha cabeça, criança deve ser tratada como criança e o filho adolescente como um adolescente e o adulto como alguém adulto. Isso é o óbvio para que se evite desenvolver um (a) "revoltadinho (a)", mas são tantos os pais que ignoram isso!

Vejo outras crianças das décadas de 80/90 que agora cresceram. Eram como quaisquer outras crianças, brincando, fazendo algumas "artes" repreensíveis. Elas passaram pelas mãos da minha esposa, que lhes ensinava pequenos hinos infantis para elas cantarem nos cultos. Elas também fizeram parte da escola dominical na igreja que eu congregava naquela época, sendo alunas de estudos bíblicos ministrados por uma das minhas irmãs. Hoje, três dessas criancinhas se tornaram missionárias. Uma jovem foi ao continente africano e uma garota se casou com um dos garotinhos daquela turminha da igreja e foram os dois à Inglaterra.

Na carta Aos Efésios, capítulo 6.1-2, está muito claro: cabe aos pais ensinar o caminho que o filho deve seguir e andar pelo mesmo caminho que indica. Assim a criança obedecerá sem se irritar.

Os pais dessas crianças que hoje estão trabalhando em missões, e tantas outras que se tornaram cidadãos de bem, ensinaram o caminho caminhando com elas também.

Não é pelo regime do medo que incutimos na cabeça da criança o respeito aos pais, é pelo bom exemplo de vida.

A melhor cartilha de educação infantil é a Bíblia Sagrada.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Prosperidade: definindo biblicamente o que é

Prosperidade é um assunto que está em voga no meio evangélico pentecostal. É uma volta e outra volta-e-meia e se retoma para a mesma pauta dos assuntos. Gente curiosa em saber mais e outras se posicionando como guardiãs da sã doutrina cristã.

Mas para defender a doutrina, genuinamente, é necessário discorrer por toda ela. Não é o que vejo acontecer com alguns dos tais "guardiões". Eles querem criticar, mas não explicam o que a Bíblia Sagrada diz, na íntegra, sobre a prosperidade bíblica. Fico pensando comigo mesmo qual é o motivo deles desaprovarem tanto assim quem ensine sobre prosperidade, quem queira ser próspero e quem já vive prosperamente. 

Não entendo como é possível haver crentes defensores da "Teologia da Miséria". Sim, existe quem pense que a miserabilidade seja um selo de qualidade e santidade. Os argumentos dessas pessoas é um resquício da filosofia de São Francisco de Assis, o padre católico que fez voto de pobreza, sendo alguém de família muito rica.

Nascimento de Jesus: interpretação equivocada.

Um dos argumentos de quem prega a “Teologia da Miséria” é comentar que Jesus Cristo nasceu em uma estribaria, um estábulo. E hoje em épocas natalinas encontramos com muita facilidade o cenário reconstituído, artesanalmente, com vários bonequinhos, representação de  José e Maria, dos magos e dos animais.

No entanto, é deixado de lado o contexto histórico. Não se diz que José e Maria estavam em viagem, da Galileia à Judeia, por conta da convocação do imperador César Augusto pedindo que o povo fosse recenseado. José e Maria tinham uma casa como lar e também condições financeiras para se hospedarem durante aquela viagem. José procurou um lugar para pousar e não encontrou vaga disponível para pernoitar. Nesta situação, Maria entrou no processo de trabalho de parto e o Unigênito do Pai nasceu em um local dos mais simples (Lucas 2.1-14.

José era homem com uma profissão, era carpinteiro. Segundo os especialistas, embora a profissão de José não fosse enriquecedora era rendosa nos tempos em que Maria deu a luz. Dizer que Jesus Cristo nasceu e viveu pobre é apenas conjecturar, não há registro bíblico comprovando nada isso. Jesus também foi um carpinteiro até chegar aos trinta anos e abraçar Seu ministério pastoral.

Definindo o termo

Soteriologia: matéria teológica não apresentada inteiramente por quem critica a Teologia da Prosperidade.

Na Bíblia Sagrada, o substantivo salvação traz em seus originais em grego (soteria) e hebraíco (marpe'), o sentido de libertação, preservação, integridade, alegria, resgate, bem-estar geral e prosperidade. No Velho Testamento, encontramos referências à tranquilidade, remédio e cura. O termo marpe' vem do verbo rapha (restaurar, curar, sarar). A salvação é apresentada tanto em sentido material, temporal, quanto o eterno. Marpe'/soteria é uma possessão presente com uma realização a ser completada futuramente.

Entretanto, estas descrições  não são lembradas e divulgadas tanto quanto deveriam ser. Diz-se ou deixa-se a ideia errada de que a salvação tem a ver tão-somente com a alma no porvir. É preciso esclarecer que a salvação é uma possessão presente (Lucas 1.77; 2 Coríntios 1.6; 7.10) culminando com o ápice no futuro (Romanos 13.11; 1ª Tessalonicenses 5.5-8).

Deus nunca aprova excessos

Querer agradar a Deus sendo uma pessoa financeiramente miserável é um grande equívoco, um dos exageros teológicos deturpados que atrapalham o crescimento do cristão em sua carreira de fé. Pensar em uma vida em miséria é desejar se distanciar ao máximo da imagem e semelhança que o Criador oferece aos seres humanos. O Criador é o dono de toda prata e de todo ouro, como quereria que o gênero humano perdesse a aparência que lhes deu? Por que?

Ao criar o jardim do Éden, Deus colocou Adão rodeado de prosperidade, naquele lugar nada faltava para ele. E ordenou-lhe que gerenciasse tudo, dando nomes aos animais, plantas e tudo o mais. Note: criou o homem e também lhes deu meios de sobrevivência aprazíveis.

Todo excesso é um erro. Ninguém deveria considerar o bem-estar como se fosse um deus. Ninguém jamais deveria ser escravo da ganância e avareza. Tais concupiscências fazem dessas pessoas gentes insensíveis que desprezam o mandamento do amor a Deus e ao próximo. E assim elas se afastam do propósito de Deus.

Tanto o indivíduo desmesuradamente apegado ao dinheiro quanto, igualmente, ser alguém que despreza todos os bens que o Senhor dá representam extremos equivocados para se viver. Esstes dois estilos de vida são maneiras de permanecer afastado do propósito de Deus à Humanidade.

Os extremos é que precisam ser criticados e combatidos por todos nós, não é a prosperidade em si.

Está escrito:

"Se deixar de lado seu amor pelo dinheiro e jogar fora seu ouro fino ganho desonestamente, então o próprio Deus, o Todo-poderoso, será a sua riqueza, o seu ouro e a sua prata" - Jó 22:24 e 25.

Sei que nada há melhor para o homem para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada; e também que é dom de Deus que possa comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho” – Eclesiastes 3.12-13, ARA.

A prosperidade vem de Deus. A pessoa próspera está definida por Salomão assim: um trabalhador encontra uma oportunidade de trabalho com fonte de alegria e ainda, além disso, consegue desfrutar muito bem do resultado dele monetariamente. É uma situação altamente satisfatória idealizada pelo Criador. Quem trabalha naquilo que gosta, e ao mesmo tempo é remunerado à contento, pode se declarar alguém portador do dom de Deus, profissionalmente.

Prosperidade é a paz que Deus dá  

A palavra paz em hebraico (shalom) tem sentidos com profundidades muito amplas, que, geralmente, em nenhum outro idioma pode ser expressado usando apenas um vocábulo.

Consideremos o estrito sentido bíblico do termo paz nos idiomas hebraico e aramaico:

Antigo Testamento: Shalom (paz), quer dizer estar completo, ter saúde, estar bem em todos os sentidos, ser feliz, é ter prosperidade. O uso bíblico de shalom expressa o completo bem estar, que se assemelha à paz no seu mais profundo significado. Paz com Deus, paz interior, paz com o próximo e com a natureza.

Novo Testamento: Paz (em grego koiné é eirene), tem o mesmo significado do Velho Testamento. A paz que Jesus mencionou, falada em aramaico e depois traduzida ao grego, era muito mais do que a ausência de brigas, guerras. Tinha o sentido do relacionamento de Deus com o ser humano, abrangendo a esfera espiritual e física.

Os ímpios não possuem tal prosperidade, eles conseguem, no máximo, apenas ajuntar as riquezas materiais. Existem muitos milionários sem prosperidade e gente na classe média cheia dela.

O texto áureo

."Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" - João 3.16.

Deus nos deu Jesus Cristo. O nome "Jesus" é uma transliteração grega do hebraíco Yeshua, que, por conseguinte, é uma forma abreviada de Yehoshua, Josué que significa Jeová é salvação.

Algumas vezes eu ouvi que a passagem bíblica João 3.16 é o texto bíblico  mais traduzido de todos os tempos. No entanto, parece que ainda não foi possível a todos compreender a plenitude do seu significado. Trazendo à luz a raíz etnológica das palavras e nome, espero que o entendimento do propósito de Deus para conosco seja totalmente esclarecido.

Temos a salvação, no sentido pleno dela. Negar isso é faltar com o compromisso sério ao Evangelho de Cristo. 

Muitos pregadores, interpretando as Escrituras equivocadamente., espiritualizam as bênçãos que o Criador quer dar. Dizem que o bem-estar financeiro e o bem-estar físico são apenas direitos à vida além-tumulo, após a ressurreição,  E eu acredito que não fazem isso por maldade. É por preconceito contra uma Verdade Bíblica que alguém em algum lugar resolveu apelidar de Teologia da Prosperidade. Criou-se uma corrente do mal que urge ser quebrada.

Conclusão

Einsten certa vez afirmou: "É mais fácil quebrar átomos do que preconceito".

Prezo pela moderação, creio que o leitor desta artigo também.

Cometendo excessos, escritores e preletores adotaram a linha do comportamento de ensino equivocado com relação à prosperidade que a Bíblia Sagrada apresenta.. O simples toque ao tema é rejeitado por eles e descrito equivocadamente como uma abordagem fora do ideal cristocêntrico.

Esta atitude é consequência de um preconceito forte, que precisa ser derrotado. Vamos à luta, mostrar o que a Palavra de Deus diz sobre prosperidade, derrubando os muros desses conceitos erradamente estabelecidos. Tudo é possível ao que crê.

Finalizando, deixo o link de um vídeo encontrado no site Youtube, será que Deus planejou isso? Não assista, se não tiver coração forte. http://www.youtube.com/watch?v=fNdRYGAinNI   

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Quero ser um crente diferente



Quero ser um crente diferente.
Não quero ser conhecido apenas como alguém
que
"não bebe, não fuma e não joga".
Isso é muito pouco.
•••
A
geração saúde,
que freqüenta as academias e come comida natural,
não bebe
e
não fuma,
e
nem por isso pode ser chamada
de
cristã.
•••
Também
não me contento em ser chamado de crente por ter um modo diferente
de me vestir.
Durante muito tempo, no Brasil, a diferença que os crentes queriam mostrar era que eles se vestiam de uma maneira
esquisita,
e isso acabou tornando-se motivo
de
chacota
e
que em nada engrandecia o Reino.
Com certeza, usar uma roupa fora de moda, não faz de ninguém um cristão.
•••
Também
não me satisfaço com o modelo
gospel de crente que há hoje em dia.
Broche de Jesus,
caneta de Jesus,
meias de Jesus.
Sabe-se lá onde isso vai chegar.
Tem muita gente ganhando rios de dinheiro com esses cosméticos
para
o
crente moderno.
A grife "JESUS" tem vendido muito.
Mas
não adianta.
Usar
toda a parafernália do marketing gospel
não faz de ninguém um
cristão.
•••
Pensei comigo:
a moçada evangélica hoje está toda na Internet.
E saí à busca de salas
de
bate-papo
de
evangélicos.
Confesso que tentei inúmeras vezes, mas não consegui.
Me adentrava por assuntos
importantes e profundos
da
vida cristã
e as respostas eram chavões
o
tempo todo.
Não se pensa, cria ou reflete,
só se repete chavão do tipo
"glóooooria",
"Tá amarrado",
"É tremendooo",
etc.
Definitivamente,
repetir chavões a todo o momento não faz de ninguém um cristão.
•••
Quero ser um crente diferente.
Que não seja alienado da vida e de seus acontecimentos.
Que saiba discutir
e
entender as questões existenciais,
como
a dor,
a miséria,
a sexualidade,
a paixão,
o amor.
•••
Quero ser um crente que não vive acuado,
com medo de tudo,
vendo o diabo em toda a parte
e
querendo amarrá-lo a todo momento:
Jesus Cristo o derrotou na cruz,
ele é um derrotado,
e eu não preciso ficar me preocupando com ele 24 horas por dia.
•••


Quero ser um crente que saiba falar
de tudo
e não apenas de religião,
e
que tenha,
em todas as áreas,
discernimento
e
sabedoria.
•••

Quero ser um crente que não tenha
uma
atitude conformista
diante
do mundo, do tipo:
Ah, Deus quis assim...,
mas
que eu seja um agente de transformação nas mãos de Deus.
Que a minha diferença não esteja
na
roupa,
mas
na essência: coração bom, olhos bons.
•••
Quero ser um crente que cria os filhos
com
liberdade,
apenas
corrigindo-lhes, para que cresçam
e
desabrochem toda a criatividade que Deus lhes deu.
•••
Quero ser um crente que vive bem com o seu próximo.
Quero ser reconhecido como um crente
pelo
que eu "sou"
e
não por aquilo que "não faço".
•••
Quero ser um crente simpático aos outros,
agradável,
piedoso,
que se entristece com a dor do próximo,
mas
também se alegra com
o
seu
sucesso
-já reparou que as pessoas se solidarizam com nossas derrotas, mas poucos manifestam alegria quando vencemos?
Não quero ter de falar a todo momento que sou crente,
para que outros saibam,
mas
quero viver de tal modo que outros percebam
Cristo
em
mim.
•••
.
.
[Autor Desconhecido] 

domingo, 17 de junho de 2007

Alma jovem, artista virtual

Fê: a arte de internauta



Uma abordagem sobre a morte, auto-afirmação, liberdade, tranquilidade e correspondência afetiva.


A carne resiste, a alma clama, e o espírito humano chora longe do seu Criador.


"Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo: também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim"
 ( Eclesiastes 3.11 - ARA)

Quem é espiritual entende o significado e o porquê desses desenhos.



Página atualizada: 22/05/2018 | 01h57

Livre-arbítrio - expressão mais que virtual

 


Veja neste blog:


sexta-feira, 15 de junho de 2007

Nunca destruídos!


“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”

 2 Coríntios 4.8-9.

E.A.G.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Temperamentos


Fazia parte dos planos de Deus João Batista ser decapitado?

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Provérbios 15.1).

O temperamento humano é diversificado. E pode ser moldado também. Alguns são calmos e introspectivos, enquanto outros são cheios de iniciativas e se extravasam em palavras e atos até mesmo antes de pensar.

Ser um alguém expansivo ou reservado não é virtude ou defeito.

Segundo Tim laHeye em seu livro O Temperamento Controlado Pelo Espírito, os tímidos estão classificados em fleumáticos e melancólicos, enquanto que os extrovertidos são coléricos e sanguíneos.

Segundo a psicologia, as pessoas que possuem resposta na ponta da língua ou que não sabem deixar para depois uma reação de coisas que não gostou são as mais temperamentais. Não deixa de ser, também uma força de expressão que identifica os que são do tipo colérico.

Tanto os tímidos quanto os extrovertidos tem porcentagens à mais ou à menos do jeito colérico de ser, e das outras três formas de temperamentos (melancólico, fleumático e sanguíneos).

Quando a Bíblia Sagrada fala que os tímidos não herdarão o Reino de Deus, refere-se à covardia e não ao modo do temperamento humano. A covardia não é traço de temperamento, mas do caráter. E há covardes tímidos e há covardes extrovertidos também.

Ter medo é o mesmo que ter falta de fé. Por causa disso é que ser covarde é pecado.

Seja você alguém introspectivo ou não, precisa possuir o fruto do Espírito Santo na sua vida. Porque entre as nove característica do fruto há uma identificada como domínio-próprio / temperança / auto-controle.

Com essa característica em ação é possível controlar o temperamento colérico e todos os outros, colocando o jeito de ser moldado à maneira certa e prazerosa ao seu coração e ao coração de Deus.

Responder com brandura, seja ao falar ou agir desvia a fúria de todos os interlocutores, promove a paz. E ser duro em palavras e truculento faz com que exista reações raivosas com sede de vingança.

Vemos exemplos disso em duas personagens bíblicas: João, autor do Apocalipse, das três Cartas Apostólicas e de um dos quatro Evangelhos. E o outro João, o batizador.

O primeiro foi conhecido como o apóstolo do amor, por causa da sua doçura no trato com todos. Até durante os momentos das repreensões usava o termo "filhinhos". Morreu por causa da perseguição religiosa, porém, foi o único dos apóstolos que chegou a uma idade avançada. As respostas brandas dele muitas vezes desviaram o furor dos inimigos.

João Batista (na verdade batizador, porque "batista" é a função e não sobrenome dele), veio do deserto cheio de coragem e pouca delicadeza. É verdade que ele exerceu a sua função profética por inteiro... Mas lembremos do que Paulo escreveu: "os espíritos dos profetas são sujeitos aos profetas" (1ª Coríntios 14.32). E João quis denunciar publicamente, com dureza, o pecado de adultério do rei e de Herodias e provocou a ira sobre si mesmo. Resultado: muito jovem teve a cabeça decapitada e colocada em uma bandeja. Referência: Mateus 14.1-12.

É importante fazer a vontade de Deus, sem ser covarde. Porém sempre existirão as opções inteligentes para colocar em prática, com toda valentia, a missão que Deus nos dá.

Desvie toda fúria que aparecer em seu caminho sendo alguém com brandura no coração.

E.A.G.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Os endemoniados de Gadara - questões descomplicadas

Esta postagem recebeu atualização, está ampliada e postada aqui mesmo neste blog. Confira: Os endemoniados gadarenos. A exegese dos textos bíblicos e breve comentário sobre possessos e possuídos.
_______

Gadara-Eliseu-Antonio-Gomes_Belverede-Umm-Qays-sitio-arqueologico-nymphaeum-gadara
Jordânia, Umm Qays - a antiga Gadara, citada na Bíblia.
O dilema das narrativas dos dois endemoninhados de Gadara.

Essa questão, abordada nesta postagem, foi feita na comunidade Assembléia de Deus - Belém (hospedada na rede social Orkut), que conta com 11.700 participantes, da qual sou um dos três moderadores. E o texto que se segue é uma adaptação da resposta que deixei lá.

Não poucas vezes, formula-se questionamentos sobre as histórias narradas na Bíblia Sagrada. Seja a indagação feita pela motivação da simples curiosidade ou com a intenção nefasta de confrontar nossa crença, é importante estar preparado para a situação.

No primeiro caso, será sempre recomendável responder de pronto, mas se não houver condição para a resposta imediata, pesquisar a respeito e passar a informação o mais rápido que puder. Afinal, existe sinceridade, sede e fome de justiça, no coração de quem deseja aprender sobre a Bíblia Sagrada.

E na segunda circunstância, penso que não existe necessidade de levar adiante a conversa, pois, quem decide levantar temas polêmicos com o objetivo de discutir conosco sobre assuntos da Bíblia, é uma pessoa escarnecedora. Não convém ao cristão se assentar em roda de gente dessa espécie, é o que nos orienta o Salmo 1.

Basta a nós uma observação feita com calma para discernir quais são as intenções do interlocutor.

Há contradições bíblicas entre os relatos de Mateus (8.28-34), Marcos (5.1-15) e Lucas (8.26-37)?

Aparentemente, o leitor encontra contradições em diversos trechos da Bíblia Sagrada. Mas, se faz a leitura sem pressa em tirar conclusões, o indício da discrepância desaparece em face do estudo bíblico cuidadoso.

Podemos tomar como exemplo as narrativas encontradas nos Evangelhos, uma delas é o relato sobre o caso do endemoniado de Gadara. As aparentes diferenças entre os Evangelhos de Mateus e Marcos se aplicam ao de Lucas, também.

Resposta:

Gadara (que em hebraico é "fronteira", "cercado") era uma das dez cidades autônomas da Decápole situadas a sudeste do mar da Galileia, na atual Jordânia, era luxuosa e rica, habitada principalmente por gentios na época de Jesus. Atualmente, a região de Gadara é conhecida pelo nome árabe Umm Qais (a mãe de Qais). No local foi encontrado um grande sítio arqueológico, tornou-se ponto turístico.

A única referência no Novo Testamento à área de Gadara, diz respeito ao episódio  em que demônios são exorcizados e em seguida eles se apoderam de uma manada de porcos e faz com que ela se precipite ao mar. Cogita-se que a região estivesse próxima ao mar da Galileia. A Mishná (uma das principais obras do judaísmo rabínico) afirma que Gadara data do período do Antigo Testamento.

Em Mateus, lemos que após Jesus desembarcar à beira do lago de Genesaré, dois endemoniados encontraram-se com Ele, ao invés de um, conforme as narrativas de Marcos e Lucas. Se Mateus escreveu que haviam dois, isso quer dizer que houve, mesmo... E, considere-se que a narrativa de que houve um homem possuído tem dois registros de origens diferentes. Essa diferença se consiste em grande problema? Não.

Em diversas circunstâncias da vida ocorrem situações semelhantes aos relatórios sobre os homens endemoniados de Gadara. Muita pessoas passam desapercebidamente na vida porquê possuem uma personalidade recatada. Se em uma sala de aula houver 40 alunos e apenas 25 são extremamente extrovertidos, daqui há trinta anos, caso seja feito comentário sobre essa classe, será mais fácil lembrar o nome daqueles alunos mais agitados. Mas isso não quer dizer que 15 deles não estudaram lá.

Concluímos, com toda tranquilidade, que o evangelista Mateus depreendeu com mais detalhes o fato, enquanto os evangelistas Marcos e Lucas depositaram toda atenção apenas ao endemoniado que era o mais agressivo dos dois, o que chamou mais a atenção de todos no local da ocorrência de exorcismos.