Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

O dinheiro e a Bíblia Sagrada

Você é daquelas pessoas que sempre acham que não têm dinheiro suficiente? Sente que o mundo está pressionando para consumir mais produtos? E crê na mensagem da mídia que tenta induzir toda a sociedade a comprar as marcas da moda?

Sem dúvida nenhuma o dinheiro é importante. Quando Jesus Cristo falou sobre o assunto, disse: "Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Mateus 22.21). E Ele mencionou o dinheiro em dezesseis das quarenta parábolas que nos deixou, sendo que em uma delas frisou que "a vida de um homem não se consiste na quantidade dos seus bens" (Lucas 12.15).

Como algumas pessoas falam e pensam erradamente, é necessário deixar claro que a Bíblia Sagrada não fala que o dinheiro é a raiz de todos os males. Na verdade, diz em 1ª Timóteo 6.10 o seguinte: "... o AMOR ao dinheiro é a raiz de todos os males".

As pessoas gananciosas são capazes de enganar e prejudicar seus semelhantes para ter lucros maiores. Roubam, mentem, matam, assaltam, se prostituem, traficam... Tudo isso sem sentir dor na consciência. Por causa disso o amor ao dinheiro é um grande pecado.

Do ponto de vista bíblico, riqueza e pobreza não são opostas entre si, ou seja, uma santa e a outra profana. Para ter bom relacionamento com Deus, ser rico ou ser pobre não faz diferença alguma. Aliás, é possível existir pobres devassos e também gente abastada com coração sincero diante do Criador.

A pobreza não é bênção. Está ligada às opressões de homens insensíveis, às guerras de homens injustos e sem sabedoria. Se a pobreza fosse característica de espiritualidade, então, quem não tem dinheiro estaria em melhores condições do que quem tem.

Todos podemos ter o desejo moderado de melhorar financeiramente. Apenas é preciso vigilância para que esse desejo não se torne na cobiça cega que menospreza o amor a Deus e ao próximo. Então, peçamos que Deus nos abençoe em todas as situações econômicas, nos fazendo mais sábios, a ponto de possuir a capacidade de honrá-lo em momentos de carências e também de farturas.

É possível ter dinheiro e usá-lo em bons propósitos.

“Se Deus der a você riquezas e propriedades e deixar que as aproveite, fique contente com o que recebeu e com o seu trabalho. Isso é um presente de Deus" – Eclesiastes 5.19 (NTLH).

"A bênção do Senhor enriquece e não acrescenta dores" - Provérbios 10.22. Fique com Deus.

2 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Olá irmão e amigo Elizeu Gomes!
Como é bom compartilhar uma leitura que faz bem à alma.
De coração, posso assinar o artigo com você.
Tem gente pobre e próspera porque tem um bom coração, e gente muito rica que vive na miséria porque seu coração é mau!
Que o Senhor nos dê a sua graça para administrarmos bem qualquer situação.
Parabéns!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pastor

É um grande prazer tê-lo em meu blog.

Sobre essa postagem, lembro que riqueza e prosperidade são diferentes.

Na riqueza pode inexistir totalmente a paz. E na prosperidade não existe a ausência dela.

Por que? Porque a raiz do termo prosperidade, bíblico, é paz.

Abraço.